Apple

Novas regras da UE buscam tornar baterias de iPhones facilmente substituíveis pelos usuários

A União Europeia está dando um passo importante rumo à sustentabilidade ao propor uma nova regulação que exige que a Apple torne as baterias dos iPhones “facilmente” substituíveis pelos próprios usuários.

Com o objetivo de tornar as baterias mais sustentáveis, duráveis e eficientes, as diretrizes recentemente aprovadas estabelecem que as chamadas “baterias portáteis“, como as utilizadas nos iPhones, iPads e Macs, devem ser de fácil remoção e substituição pelos consumidores.

Troca de bateria mais fácil

Essa iniciativa visa proporcionar aos usuários maior controle sobre a vida útil dos seus dispositivos, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental causado pelo descarte precoce de aparelhos inteiros devido a problemas nas baterias.

Além disso, as novas exigências também se estendem às baterias utilizadas em veículos elétricos, com requisitos mais rigorosos para a coleta de resíduos e modificações nos critérios para a recuperação de materiais provenientes dessas baterias.

Para fornecer informações mais detalhadas aos consumidores, as baterias terão etiquetas e códigos QR contendo dados sobre capacidade, desempenho, duração, composição química e o símbolo de reciclagem apropriado.

Baterias de grande capacidade, como as LMT (Large Module Batteries), as baterias industriais com capacidade superior a 2 kWh, e as baterias de veículos elétricos terão um “passaporte digital da bateria“, contendo informações sobre o modelo da bateria, assim como dados específicos sobre a bateria individual e seu uso.

No entanto, é importante ressaltar que esses requisitos ainda estão distantes de entrar em vigor.

Apenas em 2027

Segundo as projeções atuais, eles só serão implementados a partir de 2027.

Agora que o Parlamento Europeu votou a favor das novas regras, estas precisam ser formalmente aprovadas e publicadas no Diário Oficial da União Europeia.

A expectativa é que a Apple faça o possível para contestar qualquer modificação no design do iPhone que permita aos usuários substituírem as baterias com mais facilidade.

A empresa provavelmente argumentará que seu programa de reparo self-service já está em conformidade com esses requisitos.

A possibilidade de substituir as baterias dos dispositivos Apple de forma mais acessível e independente certamente trará benefícios tanto para os usuários quanto para o meio ambiente, prolongando a vida útil dos aparelhos e diminuindo a quantidade de lixo eletrônico descartado prematuramente.

Agora será a oportunidade da Apple demonstrar o quanto ela está preocupada com a causa ambiental.

Botão Voltar ao topo