Muito se falou na má recepção do iPhone 3G. Disseram que pegava mal, que não era tudo isso… Mas nem tudo é verdade.
Para comprovar a eficiência da antena do iPhone, uma empresa sueca chamada Bluetest realizou testes de recepção com o novo modelo da Apple e mais dois outros celulares, o Nokia N73 e o Sony Ericsson P1.
Em uma câmara de metal que simula diferentes condições, os aparelhos foram postos a prova e o resultado foi muito parecido entre eles, com leve vantagem para o Sony Ericsson.
O teste só confirma que o problema de recepção do 3G do iPhone não é culpa do aparelho e sim das operadoras. Há alguns dias um grupo de usuários franceses realizou testes com a rede da Orange (a operadora oficial na França) e percebeu que ela limita o tráfego de banda passante nos celulares. Ou seja, o cliente paga por um serviço 3G+ (existente na Europa e que permite conexões de até 14.400 kbps), porém tem acesso apenas à uma conexão limitada.
O pior é que a própria direção da operadora confirmou hoje o fato. Ela limita a banda em 384 kbps (ou seja, 40 vezes menos!) em todos os terminais híbridos (telefones com funções de computador). Chega a ser escandaloso isso, na minha opinião.
A Orange já declarou que vai aumentar essa banda para 1 Mega a partir de 15 de setembro.
E no Brasil, como vai ser a banda no 3G? Larga ou estreita?