2008ARQUIVO

Apple não quer saber de Copiar/Colar entre aplicativos no iPhone

Na semana passada, alguns desenvolvedores anunciaram a criação do OpenClip, uma framework independente que tem como objetivo implementar a função de copiar/colar no iPhone (função esta que é uma das reclamações mais antigas dos usuários).

A notícia foi recebida com grande entusiasmo na comunidade, pois usava uma solução inovadora. Possibilitava driblar o SDK e usar o mesmo texto entre aplicativos, através de uma área comum entre eles que não se apagava ao fechar o programa. Além de tudo, era um projeto de código aberto (open source), que disponibilizava sua API para qualquer aplicativo que quisesse utilizá-lo.

Mas por que estou usando o verbo no passado?
Porque a Apple parece não ter gostado da idéia…

Segundo o site dos próprios desenvolvedores, o beta do firmware 2.1 não permite mais o uso desta área comum entre aplicativos. Isso quer dizer que a característica mais útil do framework não existirá mais.

Mesmo que ainda seja possível implementar o copiar/colar para uso no mesmo aplicativo (sem que seja fechado), o objetivo ainda é o de encontrar uma outra solução para a função. Pensou-se em usar o aplicativo Contatos (Address Book) para guardar a informação, mas criaria volume inútil na lista de endereços. Outra proposta seria a de guardar a informação em algum servidor online, mas isso também é um pouco complicado.

Os criadores do projeto ainda procuram novas soluções. Mas a dúvida que fica na cabeça de todos nós é: por que a Apple resiste tanto à idéia de permitir uma função tão útil quanto o copiar/colar??

Botão Voltar ao topo