Na sexta-feira passada, a Anatel homologou a nova versão do iPod touch para comercialização no Brasil. O aparelho, que recebeu um chip Wi-Fi diferente da geração passada, precisou passar novamente pela inspeção do orgão regulador.
Além do aparelho, o próprio chip da Broadcom, que permite conexão Wi-Fi 802.11n, bluetooth e até mesmo a recepção de rádio, teve que receber um certificado à parte.
Uma outra observação interessante foi o pedido de autorização para não ser colocado o logo da Anatel na traseira do aparelho, diferentemente das outras versões. Segundo a Apple, não teria espaço para isso.
1. A Resolução 242, de 30 de novembro de 2000, pede a aplicação da etiqueta de homologação da ANATEL no próprio produto. Devido às dimensões diminutas do aparelho em questão, fica impossibilitado a afixação da referida etiqueta no mesmo;
2. A identificação da ANATEL no produto será feita apenas com o número do código de homologação da ANATEL;
3. Sendo assim, solicitamos a permissão para colocar a etiqueta de homologação da ANATEL do modelo A1318 no manual do usuário, conforme previsto na Resolução 242;
4. Tal etiqueta será disposta no adendo que será fornecido com o manual do produto juntamente com a declaração referente à Resolução 506 (quando aplicável), item 6, e o código EAN no. (01) 07898392895006 do produto em questão conforme figura abaixo:
É estranho, porque nos modelos anteriores este espaço existia. Era ao lado do logo da FCC (órgão americano), no lugar do logo europeu e outros símbolos. Por que agora seria necessário manter os logos de dois órgãos internacionais (FCC e CE) e não o brasileiro, em um aparelho que será vendido apenas no Brasil?
Não dá nem para dizer que é uma maneira de agilizar a produção, pois como vimos em um vídeo da própria Apple, toda a traseira é impressa de uma única vez.
Seja como for, não deve demorar muito para que os novos modelos cheguem à Apple Online Store e também ao comercio nacional.
Quanto ao novo mouse da Apple, ainda nenhuma notícia de quando será homologado.