2009ARQUIVO

Finalmente Apple substitui o Windows Mobile pelo iPod touch em suas lojas

Tem muita gente que vai rir, mas desde 2005 que a Apple usa uma “maquininha” de cartão de crédito em suas lojas, que tem a peculiaridade de funcionar com Windows CE. O chamado EasyPay é um sistema de gerenciamento de compras que até então rodava em PocketPCs, coisa um pouco bizarra visto que a maçã se tornou uma potência em plataformas móveis.

EasyPay em um PocketPC

Além de ser pesado e bastante limitado, os funcionários sempre reclamaram dos constantes “crashes” que ele dava e da necessidade de ter que reiniciá-lo frequentemente.

Isso felizmente está mudando, graças à decisão da empresa de adotar o iPod touch como plataforma de pagamento, criando assim o EasyPay Touch.

Para poder usar o gadget multi-touch, foi preciso fabricar um acessório especial para adicionar funções essenciais na gestão de vendas.

Easy Touch

O acessório parece uma capa de proteção normal, mas possui uma bateria extra acoplada, além de um scanner de código de barras no topo. Na traseira, um leitor de banda magnética de cartões de crédito permite a entrada de dados de forma rápida, bastando apenas finalizar a compra e entregar para o cliente assinar.

Acessório para o iPod

Mas como o cliente assina? Com uma canetinha especial, com ponta feita de material que imita o toque digital.

Assinatura direto na tela

EasyPay touch

Os dados então são enviados automaticamente para o servidor, via wi-fi. Além de ser mais eficiente, o novo sistema marca a adoção da Apple por sua própria solução, acabando com a síndrome de “casa de ferreiro, espeto de pau”. Além do mais, se ela acredita mesmo que o iPhone OS é a melhor plataforma móvel que existe, nada mais natural do que confirmar isso usando ela mesmo em suas lojas.

Agora é ver se isso não será contra-produtivo. Afinal, com mais de 100 mil aplicativos na App Store, é capaz de ter vendedor usando o dispositivo para jogar na horas vagas… :P

Botão Voltar ao topo