BMW é mais uma que confirma que não adotará o CarPlay Ultra

Montadora alemã prefere focar em seu próprio sistema iDrive, apesar de ter sido pioneira no suporte ao CarKey

Por iLex
Apple CarPlay Ultra

A BMW, tradicional parceira da Apple no setor automotivo, anunciou oficialmente que não tem planos de adotar o CarPlay Ultra, a nova geração do sistema veicular da Apple revelada em 2022.

A declaração, dada a um porta-voz da marca e publicada pelo site não oficial BMW Blog, dá fim à expectativa sobre a postura da empresa em relação à nova versão do CarPlay.

A BMW atualmente não tem planos para integrar o Apple CarPlay Ultra“, disse o representante da montadora.

Antiga parceria com a Apple

Em 2020, a BMW foi a primeira montadora a implementar o CarKey da Apple, permitindo destrancar e ligar carros usando apenas o iPhone.

Também foi rápida em adotar o CarPlay, embora tenha inicialmente cobrado uma assinatura pelo recurso — cobrança que foi logo cancelada após críticas dos clientes.

Já em relação ao CarPlay Ultra, a BMW vinha evitando um posicionamento claro.

Pouco depois da apresentação da nova versão na WWDC 2022, a empresa chegou a divulgar que estava “avaliando como as inovações anunciadas poderiam ser integradas às suas soluções”.

Três anos depois, a resposta definitiva veio: não vão rolar.

Rejeição crescente ao CarPlay Ultra

Com isso, a BMW se junta a outras montadoras — como Mercedes Benz, Audi, Volvo e Renault — que também recusaram o CarPlay Ultra, sob o argumento de que a solução da Apple centraliza demais a experiência do carro e reduz o controle do fabricante sobre a interface do veículo.

Ao invés de adotar o sistema da Apple, a BMW reforçou seu compromisso com o iDrive, sistema proprietário que continua sendo o centro da experiência de bordo nos seus veículos.

A BMW já tem seu próprio “Ultra”, em que pode ter total controle sem a interferência de uma Big Tech.

A Apple demorou demais?

É inevitável se perguntar se o enorme atraso da Apple em oferecer uma solução pronta para ser implementada não foi um fator determinante para as montadoras buscarem sua própria solução de modernização de seus veículos.

Afinal, desde 2022 que há a promessa do CarPlay de segunda geração e somente em maio deste ano (três anos depois) é que os primeiros carros com a plataforma foram anunciados.

Talvez a solução da Apple esteja chegando tarde demais para um mercado que já vem se reestruturando há algum tempo. E essa demora da maçã pode ter feito que o CarPlay Ultra se torne muito menos relevante hoje do que poderia ter sido em 2022.

Mercedes Hyperscreen
O Mercedes Hyperscreen é um conceito da própria montadora

O que é o CarPlay Ultra?

Anunciado em 2022, o CarPlay Ultra é uma evolução do CarPlay tradicional.

Ele propõe integrar totalmente o sistema da Apple ao carro, substituindo não só a central multimídia, mas também o painel de instrumentos e controles de climatização, com visualização personalizável e dados em tempo real.

Embora empolgue muitos usuários da Apple, o sistema exige que as montadoras cedam controle visual e funcional do carro à Apple, algo que tem gerado resistência no setor automotivo.

Compartilhar este Artigo
3 Comentários