Apple anuncia que irá cancelar a conta da Epic Games na App Store
A guerra entre a Apple e Epic Games parece que ainda renderá muito pano para manga.
Nesta segunda-feira (17) a maçã informou que irá cancelar a conta de desenvolvedor da criadora do jogo Fortnite, impossibilitando-a de publicar aplicativos em suas lojas.
Em um tuíte da assessoria de imprensa da Epic, a empresa declara que foi informada que terá todas as suas contas de desenvolvedor encerradas, não tendo mais acesso às ferramentas de desenvolvimento para iOS e Mac.
Apple removed Fortnite from the App Store and has informed Epic that on Friday, August 28 Apple will terminate all our developer accounts and cut Epic off from iOS and Mac development tools. We are asking the court to stop this retaliation. Details here: https://t.co/3br1EHmyd8
— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) August 17, 2020
A Epic acusa a Apple de retaliação, depois de desrespeitar propositalmente as regras da loja para provocar sua expulsão e, assim, poder entrar na justiça contra a fabricante do iPhone.
Porém, todo o desenvolvedor aceita os termos da App Store quando se inscreve na loja, e firma um contrato sabendo que pode perder os direitos de publicação caso desrespeite de forma grave e intencional as regras que previamente aceitou.
Fora da App Store
O movimento da Apple é bastante agressivo e direciona a briga para um caminho que talvez a Epic não acreditasse que pudesse acontecer tão cedo.
O jogo Fortnite é gratuito para instalar e jogar, mas há diversos itens digitais que o usuário é seduzido a gastar dinheiro. E isso rende caminhões de dinheiro para a Epic.
Quando decidiu partir para a briga, a aposta da Epic foi gigantesca. Estima-se que a cada hora que o Fortnite esteja fora da App Store, o jogo deixe de gerar US$25 mil.
Por. Hora.
São 4,5 milhões de dólares por semana que deixam de entrar nos cofres da Epic Games.
Enquanto era só o jogo que tinha sido retirado por infringir as regras, era a Epic quem controlava o timing e poderia decidir por quanto tempo duraria sua campanha de marketing para colocar a opinião pública contra a Apple. No momento oportuno, bastaria apenas alterar o jogo para o que era antes e voltar para a loja.
Mas com o novo movimento da Apple, as coisas complicam bastante para a Epic.
Ao perder a licença para publicar aplicativos na App Store, a desenvolvedora perde o controle sobre o retorno do seu jogo para a loja, e o prejuízo poderia ser muito maior do que ela inicialmente calculou.
É o grande movimento das peças deste grande tabuleiro de xadrez.
A Epic mostrou evidências de que planejou tudo previamente antes de provocar a briga. Mas a princípio é difícil dizer se a equipe de marketing contava com essa nova jogada.
Se já estavam esperando isso, em breve veremos uma contrapartida, que deverá intensificar ainda mais a guerra. Mas, caso contrário, se esta perda da conta de desenvolvedor não estava nos planos, é provável que neste momento diversas pessoas da equipe de marketing da Epic estejam arrancando os cabelos para decidir qual será o próximo passo.
Seja como for, o melhor que temos a fazer é sentar, pegar a pipoca e esperar pelas cenas dos próximos capítulos.
A Apple respondeu oficialmente à Epic, explicando o seu lado da história:
A App Store foi projetada para ser um lugar seguro e confiável para os usuários e uma ótima oportunidade de negócios para todos os desenvolvedores. A Epic tem sido um dos desenvolvedores de maior sucesso na App Store, crescendo em um negócio multibilionário que atinge milhões de clientes iOS em todo o mundo.
Queremos muito manter a empresa como parte do Apple Developer Program e seus aplicativos na Store. O problema que a Epic criou para si mesma pode ser facilmente resolvido se eles enviarem uma atualização de seu aplicativo que o reverta para cumprir as diretrizes com as quais concordaram e que se aplicam a todos os desenvolvedores. Não abriremos uma exceção para a Epic porque não achamos certo colocar seus interesses comerciais à frente das diretrizes que protegem nossos clientes.
E realmente aconteceu. Ao chegar o dia anunciado (28 de agosto), a conta da Epic Games na App Store foi encerrada e todos os seus jogos agora ficaram inacessíveis na loja.