Apple Pay

Banco do Brasil libera por engano o Apple Pay durante algumas horas na noite desta quarta-feira

A noite desta quarta (8) foi bem agitada para alguns clientes do Banco do Brasil. Tudo porque, durante poucas horas, o banco permitiu a ativação de cartões no Apple Pay no Wallet do iOS, sem a necessidade de ativação pelo aplicativo.

Porém, depois da farra, o banco retirou o serviço do ar e desabilitou do sistema os cartões incluídos durante o processo.


Assim como aconteceu no início de julho, diversos clientes do BB conseguiram incluir em seus Wallets os cartões do banco no Apple Pay. A diferença é que desta vez a ativação poderia ser feita por SMS (como já acontece com o Credicard, mas não com o Itaú).

Porém, depois de algumas horas, o banco deixou de validar as inclusões e passou a retirar do Apple Pay os cartões daqueles que tinham conseguido.

Não é a primeira vez que a equipe do Banco do Brasil pisa na bola em relação ao sistema de pagamentos da maçã. Há alguns dias era possível visualizar uma página do site que foi revelada antes do tempo e que foi retirada do ar logo depois da notícia ter sido publicada pelo Blog do iPhone.

Quando o Apple Pay irá funcionar no BB e Bradesco?

Para que o banco possa liberar o sistema de pagamentos para seus clientes, é preciso que algumas coisas aconteçam antes, pois ele sozinho não tem autonomia para isso. Primeiro de tudo, a Apple precisa autorizar, pois o lançamento nos países é sempre orquestrado por ela. Então, o BB não pode liberar nada antes do Bradesco, por exemplo, sem que a maçã autorize (coisa que geralmente acontece no início do dia e não na calada da noite).

Outra coisa que é preciso acontecer é a atualização dos aplicativos. Até o momento em que este artigo está sendo escrito, o app do BB ainda não era compatível com o Apple Pay. Do lado do Bradesco, apenas o app do Bradesco Prime ganhou na quarta-feira uma atualização “compatível com o Wallet”, sem que os outros segmentos do banco tenham recebido a mesma atualização.

Portanto, é preciso ter paciência e esperar. Pelo andar dos acontecimentos, parece que a chegada do Apple Pay para mais bancos brasileiros está próxima e pode acontecer a qualquer momento. Mas enquanto o lançamento não for oficial, é inútil nutrir esperanças de que ele possa funcionar antes do tempo.


Confira algumas dicas de Apple Pay:

Botão Voltar ao topo