Notícias

WhatsApp divulga vídeo enfatizando o cuidado que se deve ter com boatos e fake news

Com toda a pressão que o Facebook e seus produtos (como o WhatsApp e o Instagram) estão recebendo em relação às “fake news“, a rede social de Mark Zuckerberg está se esforçando para desencorajar a propagação de boatos.

Como no Brasil o WhatsApp é excessivamente popular e estamos nos aproximando da época eleitoral, o app de mensagens mais usado no país encabeçará uma campanha alertando os usuários sobre a origem de mensagens encaminhadas de origem desconhecida.


Outro dia nós já comentamos aqui que o maior responsável pela distribuição das notícias falsas é o próprio usuário, que muitas vezes não se preocupa em checar antes de repassar se aquela informação é verdadeira ou não.

No mês passado, o WhatsApp introduziu um aviso em cada mensagem que é repassada de outra pessoa e não criada pela própria que enviou. Isso serve para quem recebe perceber que pode ser uma informação de fonte desconhecida que deve ser averiguada.

E é isso mesmo que ressalta o novo vídeo que começará a circular em forma de anúncios patrocinados do Facebook. Confira como ele é:

.

Portanto, desconfie sempre de mensagens que levem o aviso de “Encaminhada” no topo e nunca repasse nada antes de averiguar se aquilo é verdade ou não.

Botão Voltar ao topo