Opinião

Coisas que gostaríamos de ver no futuro iOS 10

Falta apenas uma semana para descobrirmos como será o futuro iOS 10. Na abertura da WWDC, que acontece na próxima segunda, Tim Cook e sua equipe apresentarão ao mundo (e aos desenvolvedores presentes) as novidades que prepararam para o novo sistema, que deverá chegar às mãos dos usuários na metade do segundo semestre deste ano.

Neste momento, aproveitamos para conversar com vocês de algumas coisas que ficaríamos muito felizes de ver no novo sistema. Nem todos os pontos veremos tão cedo, mas mesmo assim fica de sugestão para o futuro.

➤ Editar fotos no iMessage

Você que já enviou imagens pelo iMessage sabe que o aplicativo só permite incorporar fotos que estejam na Fototeca do aparelho. Se você quiser cortar a imagem e mandar apenas o que interessa, terá que sair do iMessage e editar no app Fotos (ou em outro app qualquer) antes de enviar. Outros aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, Twitter e o Telegram já permitem editar a imagem diretamente na própria mensagem, antes de enviá-la. Portanto, não é algo que pareça complicado e a concorrência já está avançada neste ponto.

Editar a imagem antes de enviar no WhatsApp
WhatsApp: Possibilidade de editar a imagem antes de enviar

➤ Redução de imagens enviadas

Ainda no mesmo assunto do ponto anterior, o iMessage atualmente só permite enviar fotos em tamanho completo, sem redução. Ou seja, se você (ou seu interlocutor) estiver na rede celular e quiser mandar uma foto que acabou de tirar, o aplicativo só envia a imagem original, com seus 2 ou 3MB de tamanho, gastando parte significante do seu plano de dados, desnecessariamente. A Apple poderia adotar a mesma filosofia que já faz no app Mail do iPad, quando incorporamos uma foto: ele pergunta se queremos reduzir o tamanho da imagem antes de enviar. Isso faz muito mais sentido no mundo mobile que no de computadores, então já passou da hora da Apple adotar também nas mensagens, que hoje fazem parte do dia-a-dia dos usuários.

wishlist10_1

➤ Navegação de mapas no Brasil

Isso é algo que outros países possuem desde o iOS 6, mas depois de 5 longos anos, ainda não temos no Brasil a funcionalidade de navegação curva-a-curva nos Mapas da Apple. E isso é frustrante, principalmente para quem usa o CarPlay no carro. Não conseguimos entender a razão deste esquecimento para com os brasileiros, mas torcemos que, um dia, ainda possamos usar esta função.

wishlist10_3

➤ Mais aplicativos no CarPlay

Falando em CarPlay, é muito frustrante você investir em um equipamento ou até mesmo em um carro que possibilite a instalação do tão falado CarPlay, e depois descobrir que ele é muito limitado em relação a aplicativos. São muito poucos os apps compatíveis, e os mais procurados (como navegadores GPS e de trânsito) não podem ser rodados nele. A Apple precisaria ser mais aberta no seu sistema para carros, para que ele cresça cada vez mais. Por que do jeito que está, ele não mudou muito desde que foi lançado, há dois anos.

CarPlay

➤ Personalização da Central de Controle

falamos disso aqui e é uma coisa que muitos usuários querem ver há tempos: a possibilidade de você poder escolher o que quer colocar nos atalhos da Central de Controle. A Apple nunca foi muito de dar este tipo de poder ao usuário, mas visto que nos últimos anos ela mostrou uma relativa abertura (principalmente com as extensões e maior integração entre os apps), podemos nutrir a esperança de que isso seja algo que ela possa fazer em breve. E se for para fazer, que seja logo neste iOS 10.

Conceito iOS 10 - Central de Controle

➤ Esconder apps nativos

Quem nunca quis apagar o aplicativo “Dicas”, ou até mesmo o do Apple Watch (quando não se possui o relógio)? Esta velha vontade de muita gente bem que poderia ser satisfeita agora neste próximo sistema, ainda mais depois que o próprio Tim Cook já declarou que é algo que eles vêm estudando. Nem todos os aplicativos podem ser apagados, porque alguns fazem parte do centro do iOS (apagar os Contatos, por exemplo, poderia dar problemas em outros aplicativos que usam esta informação), mas outros pouquíssimos usados poderiam desaparecer.

Apps nativos

➤ Perfis de usuários no iPad

Este é um desejo antigo e já pedimos por ele no mesmo artigo do ano passado, mas até agora nada da Apple implementá-lo. Apesar que ela chegou perto no último iOS 9.3.

O iPad é um aparelho que geralmente é usado por mais de uma pessoa da família. Então, seria ideal possibilitar o gerenciamento de usuários diferentes no mesmo dispositivo, criando perfis distintos para mais de uma pessoa. Por exemplo, quando a esposa digitasse o seu usuário e senha, teria acesso às suas mensagens, emails e conta do iCloud; já quando o marido fizesse o mesmo, veria apenas as suas mensagens e dados, sem ver os da esposa. Já existe isso nos computadores, portanto não é nenhum conceito novo e revolucionário.

O ponto positivo é que a Apple já implementou algo parecido para as escolas no iOS 9.3, permitindo multiusuários no mesmo iPad. Agora basta liberar isso para o resto dos clientes.

Multiusuários

➤ Siri em português na nova Apple TV

A função Siri foi um dos grandes atrativos da nova Apple TV, porém infelizmente o sistema em português não conta com a assistente vocal traduzida. Seria ótimo se o iOS 10 consertasse essa injustiça, pois o dispositivo é muito caro em nosso país para vir capado de uma função tão importante.

Siri Apple TV


O que a Apple pode apresentar

Infelizmente grande parte dos desejos listados acima não estão entre os rumores do que deverá ser apresentado realmente. Dizem que a Siri será uma das protagonistas da WWDC, com a abertura de sua API para permitir a integração com mais aplicativos. Ela também pode aparecer no macOS para ser acessível também nos computadores da maçã.

Dizem também nos corredores (ainda sem nenhuma informação oficial, obviamente) que o aplicativo Fotos poderia começar a permitir anotações nas imagens, como já se faz no Mail (leia mais aqui). Em países que já possuem o Apple Pay, é possível que o app iMessage permita transferência de pagamentos, como já é feito em outros aplicativos tipo PayPal.

Falam até de um leve redesign visual, talvez não tão radical quanto aquele do iOS 7, mas que se faça notar. Enfim, tudo rumor que deve ser absorvido com cuidado, para não criar falsas expectativas caso não se confirmem.


Bem, listamos aqui as coisas que gostaríamos muito de ver no novo iOS, que melhorariam o uso de nossos dispositivos. É claro que esta lista poderia ser bem maior, mas deixaremos que vocês a completem, com suas próprias sugestões. Para você, o que faltaria a Apple implementar no iOS?

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • João Paulo Silva

    Quero touch id e código para apps (whatsapp e fotos principalmente) e personalização da central de controle.

    • Michel Daniel

      Não sei se é ignorância minha mas no caso do WhatsApp esse código deveria ser implementado por eles, tipo como alguns bancos fazem hoje (BB). Mas no de fotos seria uma opção interessante mesmo.

      • Jayme Ricardo

        Mas a Apple precisa liberar a API de implementação para os desenvolvedores, eu sei que já existe do TouchID, mas não por senha, e deveria poder ter os dois tipo como acontece com o desbloquear da tela, por questões obvias de segurança !!!

        • Tiago Albuquerque

          Telegram e Dropbox já não fazem isso?

        • Dã Levy Araújo

          Na verdade existe sim, no caso do telegram por exemplo, em dispositivos sem TouchID ele oferece bloqueio por senha normalmente.

      • Concordo com você. Assim como TELEGRAM tem o Whats poderia ter.

    • Isso já existe. Telegram, Outlook e vários outros apps já tem há tempos. Só o desenvolvedor querer adicionar a API.

      • João Paulo Silva

        Mas a Apple poderia adicionar essa opção nativamente, ou permitir que apps de terceiros façam, igual ao que já existe no Android.

        • Isso já existe. Não existe muita utilidade em disponibilizar uma API pra isso, já que o desenvolvedor pode implementar a segurança da forma que achar melhor, inclusive com TouchID. Não tome o Whatsapp como exemplo: eles são MUITO preguiçosos e atrasados, em tudo.

          Meu app tem proteção com senha e possibilidade de usar o TouchID. Obviamente seria mais fácil desenvolver se eu não precisasse ter que criar a tela manualmente, mas a maior parte do trabalho é definir as regras de quando o app deve solicitar a senha, e disso não há muito como fugir, com ou sem API. 😉

  • Show de bola!
    Tenho alguns pontos também, mas um que ontem a noite precisei e é super bobo: Selecionar algo específico dentro de uma mensagem recebida.

    Exemplo: Ontem recebi do Correios um torpedo dizendo que meu produto estava sendo enviado e junto com a mensagem veio o código para rastreio. Para poder pegar o código precisei copiar a mensagem inteira, colar no Editor de Textos, selecionar no editor o código e colar no site dos correios.
    Seria muito difícil liberar a seleção apenas de um conjunto de caracteres específicos? Penso que não.

    E hoje o que mais sinto falta é ter uma Siri mais esperta, tendo mais poder dentro do iOS mas também podendo interagir com apps.

    • Fábio

      Já tive esse problema e minha solução por um tempo foi a mesma que a sua.. O problema é que o código de rastreio está vinculado a um link.
      Mas tem como copiar o código de rastreio direto do Mail:
      – Seleciona o texto do lado do código
      – extenda a seleção pro código
      – “remova” o texto da seleção.

  • Fernando Novaes

    Eu queria algo que já existe no android que é o Clicar e editar/alterar.. Por exemplo no relógio para alterar um alarme, basta clicar nele e alterar. No iOS temos de clicar em editar. Nas mensagens tbem, poderíamos clicar na mensagem e já ter a opção de Excluir ou arquivar.

    • Conde De La Roche, o benfeitor

      Também acho ruim ter que tocar em editar, depois abrir o relógio, pra poder editar. O melhor seria tocar a hora e já alterar diretamente.

  • Michel Daniel

    Está na hora de redesign visual! Acho, também, que por ser iOS 10, um número “redondo”, poderiam ter novidades mais significativas. O iOS 9 não trouxe muitas novidades significativas pra maioria dos usuários comuns.

  • Eduardo

    gostei da matéria, ótimos pontos destacou. eu tbm gostaria dessa forma.

  • hecnpo

    Escolha de app padrão.

  • Rodrigo

    Gostaria q ele rodasse no meu velho de guerra 4s!! kkk..

    • hecnpo

      Não vai.

  • Alex iPilot

    Será que sairá também o watchOS 3.0??? Notável que a cada atualização a bateria do relógio dura mais, aumentando sua eficiência. Já percebi por exemplo que a tela está acendendo menos, exigindo um movimento maior de giro no pulso e elevação do braço (para ver as horas). No início não precisava levantar tanto o braço, a tela acendia quando se carregava uma bolsa, com o braço para baixo, bastando girar o pulso, mas hoje não. Isso deveria estar causando o acendimento involuntário, desperdiçando bateria! Ponto para a Apple! Digo que hoje a bateria dura o dobro, ou quase.
    Eu queria um alarme no iPhone e no Watch quando os dois perdessem o emparelhamento, indicando por exemplo que um deles foi esquecido nalgum lugar…

  • Conde De La Roche, o benfeitor

    Eu sugeriria que fosse possível, momentaneamente, “travar” a visão de um app específico.
    Se a pessoa for mostrar umas fotos pra uma pessoa (namorada, mãe, criança), pode acontecer de ela fechar o Fotos e abrir msgs do WhatsApp que não deveria.
    No Android é possível travar a visão apenas no Fotos (ou qq outro app), então só se mexe nesse app. Pra sair, é preciso colocar a senha.

    • 1) Isso já existe e se chama Acesso Guiado. Dê uma olhada em Acessibilidade nos Ajustes. 😉

      • Saulo Rogério

        Já uso o acesso guiado há teeeempos! 😉

    • 3) eu uso o Data Widget pra isso, é super bom e ainda tem um widget (como o próprio nome diz) pra barra de notificações. Óbvio que algo nativo talvez fosse melhor, mas esse app já quebra um baita galho 🙂

    • @ofernandoprado

      Caramba só hoje descobri o Acesso Guiado.

  • Bruno Luz

    Deslizar na borda esquerda para ativar a multitarefa como ocorre no iPhone 6s com o 3D Touch, isso pouparia ficar apertando o botão home, que realmente acho desnecessário.

    • Tiago Albuquerque

      Muito bom.

    • Daniel Souza

      Isso é uma coisa que eu uso bastante.

      • eu nao sabia da existência disso, depois que vi em um blog não parei mais de usar haha. Na verdade, pra mim, hoje, é a única utilidade do 3D Touch… essa e pré-visualizar as msgs do Whats e Telegram sem que a pessoa veja que eu visualizei 😀

    • Acho difícil implementar isso sem o TouchID. É o tipo de gesto que geraria muitos falsos-positivos e irritaria mais do que ajudaria.

      • Bruno Luz

        Pensava o mesmo dos gestos da central de controle, e hoje se usa normalmente.

  • De todos, oque eu mais quero é Personalizar a Central de Controle e Esconder os Apps nativos,o resto eu não uso e alguns não tenho como usar.

  • Hugo Pereira

    opção de desligar o iPhone somente com uma senha, por favor. Quero me livrar do jailbreak, mas a Apple não colabora.

    • Alex iPilot

      Eu também pedia isso até que me esclareceram aqui a razão de segurança de não poder restringir o desligamento… Em algumas situações (decolagens e pousos, por exemplo) pode ser necessário o desligamento imediato do aparelho e como poderia ser feito se a pessoa não tiver ou se lembrar da senha???

      • Jayme Ricardo

        Todas as companhias aéreas inclusive as do Brasil já liberam celular durante todas as etapas de vôo!!! A tecnologia já evoluiu muito a ponto de não sofrer mais com esse tipo d interferência … Gostaria sim de ver a solicitação de senha pra desligamento.

        • Alex iPilot

          Mesmo? Não sabia… Em todos os voos que pego, domésticos ou não, aqui ou no exterior ainda mandam desligar em pouso e decolagem… Eu sei que a fragilidade de segurança do sistema é a tecnologia GPS, ainda arcaica, razão principal do desligamento… Já aconteceu comigo de um GPS comum veicular apresentar defeito e passar a transmitir um ruído suficiente para interferir no posicionamento do meu navio. Na ocasião não nos aprofundamos tecnicamente no problema mas COMPROVAMOS que ele existia.

          • Na realidade hoje em dia os equipamentos aviões comerciais não correm mais riscos com o uso de celular. Nunca houve nenhum registro de qualquer avião que caiu pelo uso do gadget e se houvesse esse risco gigantesco não permitiriam que entrássemos com eles (proíbem até shampoo! hahaha)

            Existem outros motivos para (ainda) se proibir o uso de celulares em (alguns) voos:

            1 – Manter a atenção do passageiro nos momentos mais críticos do voo;
            2 – Uma ligação de dentro do avião passaria por centenas de torres, o que além de gerar um tráfego intenso na rede das telefonias, exigiria uma revisão dos acordos de roaming, e empresas de telefonia (principalmente brasileiras) são as mais preguiçosas e conservadoras;
            3 – Ainda que um celular não possa interferir nos equipamentos, existe uma possibilidade de atrapalhar a comunicação entre a cabine e a torre em pousos e decolagens. Sabe aquele barulho que faz numa caixa de som quando o celular toca do lado? Então…
            4 – Caos. Já imaginou o inferno que seria um monte de gente falando no celular durante o voo? 😛

            • Luciano Assunção

              Vou te responder de um modo bem geral: você não consegue fazer ligações num voo simplesmente porque não têm sinal. Por isso, sua teoria de que milhares de pessoas falariam ao telefone cai por terra. A aeronave fica numa altitude muito grande para ter sinal, até mesmo em voos domésticos.

      • Lauro

        Só deixar como opção do usuário, mas pelo menos dificultamos os roubos

      • Alexandre

        E se seu telefone travar, voce reinicia como? Se estiver travado a senha não vai entrar.

        Não tem como fazer isso. Todo aparelho eletrônico precisa de um modo fisico forçado de reiniciar.

        • Fábio

          Apenas pediria senha para desligar permanentemente.
          Não precisa pedir senha para o reboot, já que o celular voltaria a ligar.

    • Carlos Magno Duarte

      Acho que deveria ao menos não permitir desligar o aparelho estando bloqueado…

  • Geraldo Dal Berto Jr.

    Seria bom poder mudar o app padrão para mapas, browser, email, etc. Coisas que no windows e android já são possíveis.

  • Wesley de Souza

    1) Ligar/Desligar rede de dados moveis através da central de controle
    2) Teclado swift nativo (Ou pelo menos um app mais bem feito que os disponíveis)
    3) Melhorias no app do iCloud Drive

  • O que quero desde que tenho iPhone 3G:

    -Enviar mais de 5 fotos como anexo no e-mail
    -Responder com anexo no e-mail

    Na época do iphone 3G eu até entendia não ter isso, mas hoje, Apple, não existe mais limitação por hardware

    • Arthur Borges

      Para anexar quantas fotos quiser no e-mail: vai na biblioteca de fotos, selecione quantas quiser, peça para copiar e cole no e-mail que desejar

      • Obrigado pela informação amigo! Me salvou de querer mudar pro Android #sqnunca hahahaha valeu!!!

  • Elison Godoy Ferreira

    Acho que a Apple poderia chamar o novo iOS de: iOS X, igual ao Mac OS X.

    • obitow

      O rumor é o contrário: o OS X que vai virar macOS, pra ficar padronizado com os iOS, tvOS e watchOS.

  • Marlon Fuhlendorf

    Deve existir uma patente registrada pra isso, mas eu adoraria que a tela de bloqueio “acordasse” com 2 toques na tela, como acontece com a LG. Ainda mais agora q o touch id está tão rápido (pra quem tem o 6s hahaha), ia evitar ficar apertando o home. (pelo menos até um display allways on chegar né…

    • TukhMd

      É algo que sinto falta até hoje do meu V700 (estou com um tabuleiro SP 8 agora). 🙁

  • ricardo garcia

    com tento pendrive e aplicativo de terceiro que faz isso, por que suportar nativamente o USB OTG, mesmo que seja só para abrir arquivos?

  • Marcos

    Não sei se alguém já comentou.
    Mas existe uma coisa ridícula que é não poder editar o número de telefone discado. Sempre tem que apagar tudo ou digitar tudo novamente se errou ou esqueceu um número.

    Android é possível, até meu Nokia 2002 fazia isso.

    • Tarlan Brunet

      Pois é. Principalmente nas situações de se fazer chamadas DDD ou DDI (ou o velho 9090 també :P)
      Brincadeira à parte… É chato ver que o ‘Principal’ app do telefone, é incompleto. :/

    • Marcelo

      Realmente é algo bem ultrapassado não ter como editar o número discado.

    • Cara, se o iOS 10 vier com essa correção, será o melhor dos iOS rsrs
      Isso é MUITO chato, ter que ficar alternando entre Contatos e tela de discagem pra ver o número.

  • Alexandre Silva Oliveira

    gostaria de youtube no carplay!

  • Edino Silva

    Gostaria de ver um IOS rodando mais leve e fluido.
    Ao longo dos anos a Apple foi inserindo muitas funcionalidades no sistema, o qual ficou pesado para os devices mais antigos.

  • Tiago Pimenta

    Personalização da Central de Controle !!! Personalização da Central de Controle !!! Apple… Nunca lhe pedi nada *rs*

  • Thiago

    uma mudança no design do iOS seria bacana.. já enjoei desde o iOS 7 com a mesma cara… teclado preto também seria legal.

    • Marcelo

      Teclado preto seria ótimo. Tem a opção de INVERTER CORES porém ainda não consegui entender o porque que fica aquele EFEITO NEGATIVO.

  • T.F

    Eu só queria uma coisa temas… personalização isso é tão fácil :/

  • Fefefefe

    Uma coisa que eu queria ver no ios 10 é o Jailbreak, porque só assim vou atualizar

  • Alex iPilot

    A Cora Ronai, colunista de Informática do Globo, escreveu um post no Face esclarecendo porque o smartphone principal dela era um Android S7, enquanto o iPhone era para “diversão”… Segundo ela, SEMPRE a abordam com essa questão sobre a sua escolha particular: Android ou iOS… A fundamentacão dela é o que eu gostaria que o iOS fosse: resumidamente, personalização da tela de bloqueio e “área de trabalho”, além da assistente muito mais evoluída e pró-ativa.

  • Alisson Rocha

    Concordo com a navegação de mapas. Mas o que eu queria mesmo era que a Apple consertasse os problemas do iMessage. Esse negocio nunca funcionou direito, tem problemas de sincronismo entre os devices, e agora de uns tempos pra cá deu pra voltar para “entregue” mensagens que já estavam marcadas como “lida”…

    • Fora as vezes que demora pra enviar mensagens, sem razão aparente, já que os outros mensageiros enviam quase no mesmo milésimo que tocamos em enviar.

  • soaresbento

    Para mim algumas novidades seriam ótimas, como:

    1. Possibilidade de senha pra desligar o aparelho.
    2. “Modo de segurança” manter uma porcentagem da bateria pra em caso de furto e o aparelho for desligado ele continue rastreável.
    3. Senha nos apps nativos igual tem no notas
    4. Se o telefone tiver tocando e virar a tela pra baixo ele interrompe a chamada.
    5. Se não permitirem personalizar a central de controle retirem o modo avião e coloquem o “Dados”

  • A volta do “Toque para tuitar” do iOS 6.

    • Luciano Assunção

      Twitter é uma rede social muito esquecida. Se forem trazer esse recurso de volta será para o facebook.

      • Não. Apenas não cresce como o facebook. Mas não está nem um pouco perto de esquecida, aliás, agora é mais lembrada do nunca. Ou você não reparou que em quase todos os programas de Tv tem lá alguma # pá usar no twitter, por exemplo?

        • Luciano Assunção

          Rafael, eu acho que o Twitter já foi há muito tempo. Hoje em dia já não é mais. Não conheço ngm que ainda utilize.

  • Marco Portuga

    Queria que corrigissem o erro do Safari que enfrento desde a versão 8 nos meus 2 iPad mini 1
    “Ocorreu um problema com esta página web, por isso ela foi recarregada”

    • Everaldo

      Também estou com este problema no iPad 2 e não consigo abrir nenhum vídeo linkado a sites de jornais. Alguém já encontrou a solução?

    • Isabelle Paes Leme

      conseguiu resolver?

      • Marco Portuga

        Troquei pelo mini 4 e parou

  • Leonardo VimpriO

    Bloquear app separadamente é o mais importante.

  • Nelson Rodrigues

    Gostaria de poder escolher e voltar a usar o velho visual amarelo do aplicativo Notas com a fonte Felt…

  • Jonas

    Queria poder escolher qual digital desbloqueia o que. E quando selecionado um texto, a opção de tradução ali mesmo.