2010ARQUIVO

Testamos o serviço OnAir da TAM, que permite usar o celular em pleno voo

Em agosto deste ano, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou o uso de sistemas de celulares a bordo de aviões nacionais. A TAM foi a primeira a implementar o serviço no país e gentilmente convidou o Blog do iPhone para testá-lo. E a gente gostou do que viu. :)

Em um primeiro período de testes, apenas o voo JJ-3501 possui os equipamentos para disponibilizar o serviço. Ele parte de Guarulhos para Porto Alegre, Recife, Natal e Fortaleza. A partir de 2011, mais rotas domésticas contarão com a tecnologia.

Mas não é em todo o momento que o uso do celular é permitido. Como de costume, na hora do pouso e da decolagem, todos os equipamentos eletrônicos devem ser desligados, inclusive os telefones.

O painel de avisos para os passageiros ganha um símbolo a mais: é o de ‘desligar celulares‘, e só se apaga quando a aeronave alcança os 4 mil metros de altitude.

Neste momento, um aviso por vídeo indica que o OnAir está ativado:

A partir daí, já é possível ligar o celular, sem precisar estar em modo avião. Depois de um curto período para pegar o sinal (que pode levar de 2 a 3 minutos), as barrinhas de rede aparecem e um SMS avisa que você já pode receber e realizar chamadas.

Independente de qual seja a sua operadora, no aparelho ela aparecerá como OnAir. Isso porque o serviço funciona como uma retransmissora de sinal e por isso, toda a comunicação é considerada como roaming internacional, mesmo que o avião esteja no espaço aéreo brasileiro. Para poder ligar durante o voo, você primeiro precisa habilitar o roaming com a sua operadora antes de embarcar, caso contrário seu celular não irá funcionar. Também precisa usar o formato de números internacionais (prefixo +55, sem o código da operadora).

A TAM não cobra nada pelo serviço OnAir, mas os custos com o celular são os mesmos que se você estivesse usando o seu número em outro país, ou seja, paga até mesmo se alguém lhe ligar. O cartão informativo no bolsão da poltrona possui uma lista de preços praticados pelas 4 principais operadoras nacionais.

Abaixo reproduzimos os preços aproximativos presentes na tabela. Como eles são calculados em dólar, podem variar de acordo com o câmbio do dia.


Preço por minuto de chamada

Além do serviço telefônico, é possível também se conectar pela internet, por rede GPRS (aquela da bolinha). Mas pelo menos em nossos testes, a velocidade foi realmente lenta. Infelizmente o serviço OnAir da TAM ainda não disponibiliza rede Wi-Fi interna, o que seria perfeito.

Sim, perfeito, porque de resto o avião é ideal para quem anda sempre com os seus gadgets. Embaixo de cada encosto de braço, uma tomada 110V está disponível para recarregar celular, laptop, iPad ou o que quiser. :)

Um detalhe importante: o iPhone não permite a conexão a dados por roaming internacional a não ser que você habilite a função em Ajustes > Geral > Rede > Roaming de Dados. Sem isso, você não consegue se conectar ao GPRS (o que é bom para quem não pretende usar involuntariamente o serviço).

Ao contrário do que muitos de nossos leitores temiam em nosso último artigo, não houve problemas de pessoas falando alto ou perturbando os vizinhos com conversas ao telefone. Todos foram bem discretos e em nenhum momento escutamos sons de telefone. Tudo foi muito calmo e tranquilo.

Confira o vídeo do primeiro voo do sistema, realizado no final de outubro deste ano:

Sem dúvida o serviço veio para ficar, pois é um enorme diferencial em relação aos outros voos. A tomada elétrica disponível e a possibilidade de fazer ligações de dentro do avião são confortos muito bem-vindos. É claro que devido ao custo do roaming internacional, não é algo que permita ficar todo o trajeto falando ao telefone, mas para resolver situações de trabalho ou até familiares antes de chegar (para quem está disposto a arcar com os custos disso), é uma mão na roda.

Agora é esperar que este benefício ganhe outras rotas (inclusive para fora do país). Também torcemos para que o serviço disponibilize no futuro uma conexão Wi-Fi com a internet, como algumas companhias internacionais já fazem com o mesmo equipamento.

Agradecemos à TAM pelo convite e pela oportunidade de testar este ótimo serviço. De nossa parte, ele está aprovado. ;)

Botão Voltar ao topo