Notícias

ANAC finalmente autoriza uso de iPhones e celulares em aviões brasileiros

“Lembramos aos senhores passageiros para respeitarem as regras locais do uso do aparelho celular. Os mesmos poderão ser usados somente quando a aeronave estiver em solo, com as portas abertas, devendo permanecer desligados durante todo o percurso do voo”.

Esta frase, bem familiar para quem viaja de avião (e de certa forma responsável pelo baixo número de artigos ultimamente neste Blog), logo deve se tornar coisa do passado. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) acaba de autorizar o uso de aparelhos celulares e conexões Wi-Fi (em iPods, iPad e laptops) em voos nacionais. Com isso, usuários de iPhone, que hoje são impedidos de usá-lo mesmo com ele em modo avião, poderão usufruir de todas as suas funcionalidades (aplicativos, músicas, filmes) e até mesmo realizar ligações para telefones em terra.

Segundo a nova regra, os passageiros poderão realizar chamadas e se conectar à internet sem fio (quando disponível no avião) a partir de uma altura de 3 mil metros do solo. Nos momentos críticos, como decolagem e pouso, o pedido para desligar todos os aparelhos eletrônicos continuará e o sistema de conexão será automaticamente desligado.

Mas para realizar chamadas de dentro do avião, é preciso que ele esteja equipado com tecnologia especial. A TAM (que foi quem primeiro solicitou o uso de celulares, há um ano) já está preparada para a mudança e pretende testar o serviço em três aeronaves que realizam voos domésticos no Brasil. Destas, um Airbus A321, com 220 lugares, já conta com os equipamentos, enquanto outras duas (um Airbus A320 – de 174 passageiros, e um Airbus A319 – com 144 assentos) devem ser adaptadas em breve. A fase de testes deve durar até 2011.

O serviço de conexão Wi-Fi, GSM e 3G no ar será prestado pela empresa OnAir, especializada neste tipo de conectividade. A tecnologia permite no máximo 12 passageiros realizando ligações ao mesmo tempo, enquanto que para mensagens SMS e dados não há limite. Os aparelhos usarão serviço de roaming internacional, o que deve elevar bastante o custo da chamada (o preço é definido por cada operadora). Já para a rede Wi-Fi, será considerado como um serviço de bordo que poderá ser adquirido ($$$) separadamente, com planos de 30 min, 1h e 4h.

A tripulação poderá controlar o sistema diretamente na aeronave, sendo capaz de desligar alguns serviços quando achar necessário. Por exemplo, recebimento de ligações e de SMS em momentos de repouso em voos internacionais, para que ninguém seja acordado pelo telefone do vizinho.

Os testes inicialmente serão feitos em diversas rotas dentro do Brasil, para avaliar o interesse e demanda do público. Conhecendo o brasileiro, é de se esperar que a nova funcionalidade tenha uma grande receptividade, principalmente no tocante ao acesso à internet durante a viagem. Resta saber o preço que será cobrado por isso; algumas companhias americanas cobram 10 dólares para um voo entre 1h30 e 3h. Há também planos de 24h (13$) e mensais (50$).

A implementação efetiva do serviço ainda depende do aval da ANATEL, que precisa liberar uma certificação operacional.

via: Olhar Digital

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alpheu

    É uma coisa boa sem dúvida, mas o que vai ter de neguinho folgado falando alto e celular tocando pra acordar os outros vai ! rs….

  • Ahmad

    Concordo plenamente contigo alpheu.
    Porém pra vôos domésticos será que vai compensar?
    Pra vôos internacionais sim é uma maravilha este recurso, e o preço dos dois (Nacional e Internacional) será o mesmo pelas operadoras hehe.
    Belo post iLex 😉 como sempre hehe

  • Algus Helm

    Tem gente que realmente precisa falar ao telefone o tempo todo…

    Eu já gostei porque vou poder ligar pelo menos o meu iPhone e usar o ipod dele sem problemas….

  • Vitor Sá

    Q otima noticia! Agora eu terei alguma coisa pra fazer quando estiver na “hora de repouso”, já q não consigo dormir mesmo..

  • Vitor Sá

    Só uma obs, nunca fui impedido de usar o iPhone no modo avião, isso acontece e qual empresa (é bom saber)?

    • Julio Cesar Bianki

      Algumas aeromoças feias da GOL fazem isso. As bonitas a gente atende rsss.

    • Leonardo F. M.

      Eu também utilizo meu iPhone em voo(em modo voo), quando eles liberam o uso de equipamentos eletrônicos e nunca tive problema!

    • Leonardo F. M.

      Eu acho que a ANAC não devia autorizar o uso de celular em aviões. Porque, infelizmente, alguns brasileiros, apesar de posar de “riquim”, são muito mal-educados! Só para se ter uma idéia, todo voo a comissária de bordo diz para não usar o celular enquanto o passageiro não chegar no saguão do aeroporto. Mas é só o avião tocar o chão, já começa a baixaria, é “neguim” ligando o celular, fazendo ligações pro chefe, pra mãe, pro pai, pro namorado e por ai vai. Eu mesmo já acordei muitas vezes, só pq o povo começou a falar no celular na hora que o avião pousou, e tem uns que fazem questão de falar alto pra todo mundo ouvir que tem um motorista esperando o “pobretão”(de espírito) esperando no aeroporto!
      Ou seja, se o brasileiro não consegue esperar 2 minutos, vc se acha que terão a educação de falar baixo, de usar somente o necessário, de respeitar a pessoa do lado que está dormindo? Eu duvido, vai virar uma baixaria! Vai ter até caso de policia.

    • Sérgio Carvalho

      Não por maldade, mas eu uso o meu sempre (em modo avião). Um dia estava assistindo um show, e o comissário perguntou se era telefone, e eu menosprezei o bichinho, risos, disse que era um MP4 fulero sem telefone… risos…

  • Sergio

    Eu tbm uso o iPhone em voo para jogos e leitura e nunca fui questionado ou impedido.
    Vamos esperar pelo custo e regulamentação do serviço, dependendo poderá ser inviavel.
    bom fim de semana a todos

  • @MoisesLima

    O segredo é toda vez q alguma aeromoça lhe perguntar se isso é um iPhone, fala q é um iPod touch. Elas te deixam em paz.

  • Marco

    Esperamos que os valores das tarifas sejam os mesmos praticados no exterior e não com base de tarifas praticadas no Brasil, pois aqui sempre existe o abuso de valores para telefonia celular, ao menos tenham bom senso de valores para vôos internacionais.

  • Diogo Freire

    Na Gol pode usar o iPhone no modo avião. Pelo menos quando viajei por ela em setembro passado. Agora na TAM não deixam 🙁

  • Leo

    Isso me lembra voar na Virgin America. Melhor serviço de bordo no mundo!

  • Belmiro

    Pela educação que o brasileiro tem ao falar no celular, pode ter certeza que você vai escutar conversa de receita de bolo, a cumadre que está separando do marido, o chefe dando esporro no estagiário, o playboy ou a pati que vai ligar pros amigos pra contar que está chegando atrasado(a).
    Você vai querer dormir e o indivíduo do seu lado com a janela do msn com aquele som pra todo mundo ouvir.
    Então, se com as portas abertas já temos isso tudo. Em voo, a única hora que teríamos de paz, isso vai virar um inferno.

  • Thiago Faria

    Bom sempre utilizei meu iphone em modo avião e nunca fui impedido ou questionado por nenhum comissária
    Mas a implantação de 3g ou wifi seria “uma mão na roda”

  • Nat

    A Maioria delas não deixa. A ocean air ainda faz questão de frisar q não pode mesmo em modo avião… Eu não pude usar meu iPhone e minha Irma pode usar o iPod touch dela ://

  • Marcus

    Muito boa essa noticia..
    Como já disseram, a Gol já deixava usar em modo avião, já a Tam não….
    Eu já usava meu iPhone pra ouvir musicas durante o voo, mas tinha que deixar escondido.

  • Thalesk

    Não pode usasr durante o voo nem em modo avião?

    Engraçado, sempre usei assim e nunca tive problemas, nunca pediram para desligar nem nada.

  • Daniel

    Eu fazia o que o Moises falou, mas no ultimo voo que fiz ha 2 semanas atras eles avisaram que podia usar celular em modo aviao!! Geralmente eles avisam que NAO pode modo aviao, mas acho que ta mudando isso. Filnalmente, pq qual a logica do modo aviao, senao usar no aviao!

  • Jesse

    Minha ultima viajem de avião, agora em julho, eu usei meu iPhone sem problemas no modo avião, a também os comissários nada que não podia usá-lo.

  • Vitor Sá

    Engraçado mesmo, tbm nunca me pediram pra desligar nada… Já voei pela Gol, TAM, Ocean Air e em todas ouvi musica com o iPhone no modo avião. E não o escondia, muitas vezes o coloquei em cima da bandeijinha…

    Enfim, vamos ver como isso vai funcionar, uma coisa eu tenho certeza, o preço do WiFi será um absurdo! Sempre é.

  • Saulo Benigno

    O valor do minuto em ligação vai ser muito caro (acho que acima de uns R$10) eu duvido muito você escutar conversa de fofocas, receita de bolo, etc.. não é todo mundo que vai usar mesmo.

    Wi-Fi então, só quem vive de trabalho e precisa de internet 100%, aí entra no custo da viagem.

  • DroidDaCabeça

    Iphones e celulares? LOOL então mas não é a mesma coisa?

  • Andres

    Fui na pagina da ANAC e nao tem nada ainda, alguem pode informar onde saiu ????

  • Gildo Callegon

    Aí sim eu vi vantagem! Pena que minha operadora mal funciona no solo… Quem dera durante um voô… Ahuahuahu

    Quem advinhar qual a minha operadora o iLex vai mandar um vale brinde… rsrsr

  • Lucas Cherubini

    DroidDaCabeça por um acaso você já teve um iPhone? 🙂

  • Eu tava pesquisando sobre isso, e descobri que a proibição do uso de celulares nos aviões nunca foi por atrapalhar algum mecanismo do avião, foi puramente comercial, já que os aviões, uns anos atrás, tinham serviço de celular.

    Esse negócio da freqüência atrapalhar e tal,.. existe filtro de freqüência tem ANOS.. 😛

    • Max

      Não é comercial não, é pq é requerido que todos os passageiros estejam completamente atentos às instruções dos comissários de vôo nas fases críticas do vôo como pouso e decolagem. Por isso que continuará proibido até 3048m ou 10000 pés, que é a altitude de transição da fase de decolagem/pouso para cruzeiro. Acima disso você pode usar na boa, mas como está muito alto, nem adianta tentar porque seu aparelho não vai captar nenhuma rede. Agora com essa tecnologia dentro das aeronaves vai funcionar, mas como é roaming internacional, será uma bica!!!

  • iNelson

    De fato, há mais de um ano que a GOL permite o uso de celulares no modo avião quando a aeronave atinge a altura de cruzeiro, já a TAM nunca permitiu.

  • Bruno Serrão

    “Alôôôô Raimunda ? Tô cheganu, daqui a duas horas eu estou no aeroporto não esquece de esquentar a buchada de bode.”

  • Rennan Felipeto

    é so aqui mas os serviços do GOOGLE pararam??
    nao acessa o google . com nem o orkut!!!

  • Thiago

    Rede ad-hoc será possíivel?
    se for, eu compro uma conexao wifi e compartilho com iphone do meu irmão! =)

  • José Branco

    Desde do 3g em 2008 sempre usei em modo avião,a aeromoça vinha vinha com aquele charme todo pedindo pra desligar,mostrava o modo avião ,ela pedia pra ver o aparelho,logo falava um aahhh, e eu aproveitava e pegava o numero do tel dela . Uoow 1×0 !!! Que beleza !

  • André Queiroz

    Bem…Fazer ligações,dá pra esperar o pouso.
    Mas,fico feliz pq poderei ouvir minhas músicas e jogar um pouco, sem ficar escondendo o Iphone quando a aeromoça passar…

  • Bruno

    Diferença entre celulares e iphones ?
    Celulares são celulares com funções secundarias.
    iPhones são gadgets potentes que possuem função de celular.

  • Cleber

    É o fim do sossego! Que desgraça essa notícia… Imagina que delícia sentar do lado de um empresário, advogado, vendedor que fazem e recebem ligações a todo minuto!!! Vai ser um inferno! Se hoje já não respeitam as regras, imagina se liberar… Lembrete: nunca mais voar pela TAM…

  • Wilian

    Voei hj pela Trip aerolinhas e a novidade pelo menos por lá não chegou, pedem pra desligar. Espero que validem logo na prática.

  • Fábio Leite

    E quanto aos serviços da RIM do BlackBerry?
    Serão taxados por roaming internacional?

  • larisa

    esse sistema eh so nos i phones ou em qualquer celular?