Curiosidades

Flash deixa o novo Android 2.2 muito mais lento, segundo testes

Muita gente ainda não entende porque a Apple não permite a visualização de arquivos em Flash® no iPhone OS. Por que não dar a opção ao usuário para instalar ou não? A resposta é bastante óbvia: a quantidade de pessoas geeks, que se interessam em instalar coisas além do que vem de fábrica no aparelho é consideravelmente menor do que aquelas que compram o produto e já querem sair com ele funcionando desde o momento que o tiram da caixa. Aliás, este sempre foi o grande trunfo do Mac, um computador totalmente funcional assim que é plugado na tomada. É o famoso conceito plug&play (ligue e use).

A Apple é consciente de que, se tivesse colocado o Flash no seu sistema móvel, muitos achariam que os problemas que ele causa seria culpa do iPhone.

O novo sistema móvel da Google, o Android 2.2, resolveu cobrir esta “falta” (sic) do iPhone, permitindo rodar através de plug-in sites em Adobe Flash, o que fez fans da plataforma terem orgasmos de felicidade e decretar o “fim da era iPhone“. Mas a prática parece estar provando tudo o que Steve Jobs argumentou em sua carta aberta contra a Adobe. A tecnologia (ainda em beta) joga no lixo todo os esforços dos engenheiros da Google em fazer um sistema rápido e eficiente.

Veja um teste comparativo entre um iPhone e um Nexus One, com este último rodando o mais atual plug-in de Flash, o beta 10.1. O vídeo é em inglês, mas mesmo quem não entende o idioma, pode ver nas imagens as diferenças.

Alguns podem se perguntar: o Flash para dispositivos móveis ainda está em fase beta e pode ser melhorado no futuro? Claro que pode, sem dúvida. Mas o fato é um só: ele atualmente não está pronto para rodar em celulares. Negar isso é desconsiderar tudo o que se vê na prática. E pedir para que a Apple permita a implementação dele no iPhone OS é pedir também para que o iPhone fique mais lento, com o scroll de páginas (que é maravilhoso) fortemente comprometido. Eu não sei vocês, mas eu não quero isso para o meu iPhone.

Diariamente recebemos mensagens de pessoas que reclamam da forma com que “denegrimos” o Flash. Sinceramente, não precisamos disso, pois ele se denigre por si só. A intenção aqui é justamente a de defender o iPhone, que é acusado de tirano e fechado por pessoas que não entendem as razões por trás de tudo isso. A Adobe, ao invés de fazer campanhas caras a favor da liberdade e de colocar toda a responsabilidade nas costas da Apple, deveria melhorar seu produto, a ponto de que ele possa rodar em aparelhos sem comprometer sua performance. Todos nós ganharíamos muito mais. 😉

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rodrigo Avila

    Essa é uma das razões que me fazem a cada dia querer migrar de vez para Apple. Qualidade. Se o Flash não funciona bem, o problema é dele, a Apple garante a qualidade de seus produtos.

  • Enquanto isso tem infeliz nesse mesmo artigo no Gizmodo Br defendendo a Adobe. Patético.

  • Pedro Bottino

    É realmente impressionante como algumas grandes empresas teimam em jogar a culpa em terceiros por seus erros ou falhas na atualização de seus próprios produtos. A Adobe é burra ao não se adaptar ao iPhone OS que é a plataforma móvel que mais cresce e domina o mercado. Ab à todos e parabéns pelas notícias sempre interessantes.

  • Fabiano

    Esse negocio de flash é uma novela mesmo. Podia todo mundo largar mao desse flash e partir para coisas mais simples e rapidas. Lembrando que informacoes em flash nao servem para indexar no google, ou seja, sites totalmente em flash ficam totalmente sem conteudo de indexacao em buscadores, o que atrapalha quem busca alcançar mais leitores.

  • Rafael

    O acesso 3G aqui no Brasil já não tem uma velocidade lá essas coisas, imagina somar isso a lerdeza do carregamento de conteudo em Flash ?!
    Com certeza o HTML será a melhor saida para navegação via celular, ainda mais em redes 3G.

  • internetico

    Incrivel como as pessoas reclamam…mimimi…o Iphone nao tem flash…mimimimi…o android tem…hahaha…nunca senti falta do flash no iphone, alem de que sinceramente, alguem assistiria um filme em flash em uma tela pequena como o Iphone, sugando a bateria ate a ultim gota, travando, etc etc???
    Nao entendo porque a Google que e’ inteligente, basa sua nova release do android em permitir flash, nao entendi. Eu teria um pouco de medo de anunciar isso, porque depois dos testes que vi em alguns celulares, eles se tornam lentos e e’ uma navegacao horrivel.
    Fico com a apple.

  • Quem defende o Flash é pq tem dele o seu ganha pão e vê isso ameaçado.
    Nem a versão 64 bits dele saiu ainda!
    Sem comentar que no Linux e no Mac ele é um grande devorador de memória.

    O Flash está se tornando um IE6! hehe

    Até mais,

    • daniel

      Gostei da comparação do flash com o IE. Realmente, o IE é o pior navegador de todos!

      Eu também nunca senti falta do flash no IPhone, burra é a Google de comprometer seu aparentemente incrivel O.S com um componente que – como o amigo a cima disse – nem em 64 bits está. A Adobe é uma empresa preguiçosa demais.

      Ponto para o tio Jobs.

      Parabéns pelo blog, iLex. Ótimo conteúdo.

    • Bossnia

      Se o caboclo é programador e vive de flash… não tem problema… muda de linguagem e pronto. Não fica sem o seu ganha pão…

      Agora…. se o caboclo é um photoshopero, htmlzero da epoca da tabela (e se autodenomina PROGRAMADOR html) e usa o flash pra fazer umas coisinhas animadas se achando o “desenvolvedor web” … esse sim vai ter medo que o flash acabe.

      Na minha opinião esse tipo de “profissional” que só faz animaçãozinha no flash e se autodenomina programador web deveria é passar fome e morrer mesmo. Ou então que eles tentem alguma profissão mais digna, prostituição ou venda de drogas por exemplo…

      Porque Designer de verdade não se diz programador e vice-versa. Esse tipo de caboclo que fica reclamando não é nem designer e nem programador… é uma aberração que está por ai fazendo a web o lixo que é atualmente.

      • daniel

        Pois é, eu programo para Web em vb asp net FrameWork 3.5. To me lixando para flash… Sinceramente, o dia que eu precisar fazer timeLines para a minha aplicação Web eu uso o Silverlight e não o Flash.

        E tenho dito.

  • André Reis

    Eu sempre fico enchendo o saco do iLex por culpar o Flash por tudo. Não vou fazer mais isso e quero me desculpar pela minha chatice. Pra mim não interessa mais se tem Flash ou não. Mas eu ainda acredito que se essa lentidão te incomoda, é só ir nas opções e desligar o Flash player.

    • Cara, tem gente que nem sabe como tirar foto da tela do iPhone ou simplesmente acentuar uma palavra. Para quem se interessa, é fácil ir nas opções e desligar, mas muita gente nem se liga nisso, só quer usar o aparelho como ele é.
      Para os geeks que gostam de fuçar no aparelho, existe sim opção: jailbreak. 😉

      • Overlord

        Sim, iLex, mas esta mesmas pessoas que “quer usar o aparelho como ele é”, são aquelas que adorariam ter Flash no celular para jogar Farmville e outros joguinhos.

        Enfim, acho válido ter Flash com a opção de ligar e desligar à vontade.
        Quem sabe, no futuro, a Adobe toma jeito… 🙂

        Aliás, o ponto forte é este: a função ESTÁ LÁ, usa QUEM QUER.

        É a mesma coisa que dizer: quer Flash, não o telefone da Apple… compra quem quer, usa quem quer.

        • Eu continuo discordando da sua opinião, não acho que incluir a possibilidade de jogar Farmville compense deixar o iPhone mais lento. Se é para colocar uma opção e depois deixar SEMPRE o Flash desligado, então prefiro que a Apple invista seu tempo pensando na solução de outras coisas, como permitir o bloqueio de chamadas ou deixar eu sincronizar meu aparelho com vários computadores diferentes.

          E sim, acho mesmo que quem considera o Flash essencial, não deve comprar um iPhone. Quem prefere estragar a experiência de navegação só para ver um vídeo mal postado ou jogar game em Flash, tem mesmo que procurar outra coisa, porque a proposta do iPhone é outra.

          • Rafael Nogueira

            Então a Apple deveria desligar definitivamente o 3G.

            São poucos os que conheço que permanecem com o 3G ativado, uma vez que a bateria não aguenta.

            A opção de ligar e desligar o flash na minha opinião também foi muito inteligente, uma vez que ligaríamos em casos necessários, assim como ativo o 3G apenas quando não tem rede WIFI disponível.

            Já me vi limitado por várias vezes pela ausência do flash, e se tivesse essa opção de ativa-lo em momentos específicos seria uma excelente pedida!

            • Grande ideia, Rafael!
              Vamos dizer para a Apple TIRAR o 3G do iPhone só porque existe muitos brasileiros que não o usam!
              Que se danem os estrangeiros que possuem planos ilimitados mais baratos e redes mais estáveis! Se os brazucas não usam, vamos exigir que a Apple o desabilite de vez!
              Ou isso, ou que ela libere o Flash, pois eu quero jogar Farmville nele!!!

          • Overlord

            iLex, deixa de ser fanático e pensa um pouco antes de distorcer a opinião do Rafael quanto o 3G, cara. 🙂

            Ele falou que, pela tua lógica em relação ao Flash, também não deveríamos ter o 3G no iPhone.
            A lógica dele está corretíssima, afinal o 3G realmente fode a bateria do aparelho.

            Agora, queria ver o quê tu ias dizer se o Steve largasse algo do tipo: “Não iremos colocar 3G em nossos futuros telefones porque o consumo de bateria é demasiado, acabando com a experiência de uso do iPhone”.

            Quanto ao Flash: a versão no Android 2.2 é um beta… pode muito bem ser melhorado.
            Ah, e pelo que eu li, existem 3 opções: desligado, ligado e automático (pergunta se deseja carregar os objetos em Flash da página visualizada).

            Enfim, como falei antes: compra o iPhone quem quer.
            Só depois não fique reclamando da Apple se ela resolver capar recursos. Trate de apelar para o jailbreak… e Cydia.

            • Eu só acho chato quem reclama do iPhone desde 2007 pela falta do Flash, que só surgiu esse mês num smartphone e, como você mesmo disse, é beta. Quem quiser, que reclame depois que o Flash tenha sua versão estável para ARM disponibilizada.

            • Caro Overlord, tu sabe que te considero pacas, né?
              Cara, eu ter a convicção de uma coisa, baseado em FATOS, não é ser fanático. Enquanto me apresentarem argumentos medíocres a favor do Flash, vou continuar batendo pé sim. Tu mesmo disse: “Tem gente que gosta de jogar Farmville”. Caramba, se para você isso é argumento para colocar uma coisa INCOMPLETA E MAL FEITA no iPhone, então não sei porque você continua com ele.

              Desculpe ao Rafael que começou com o argumento, mas pedir para tirar o 3G do iPhone é uma das coisas mais IDIOTAS que eu já ouvi sobre o assunto (para quem tem dificuldade com interpretação de texto, estou chamando de idiota o argumento e não a pessoa que o propôs). E se a Apple tirasse ele do aparelho, eu seria um dos primeiros a repetir isso, pois iria ser idiota da mesma maneira, mesmo sendo Steve Jobs quem dissesse. Assim como fiz com o copiar e colar, com o tethering e tudo que acho errado. Se eu fanaticamente achasse a Apple perfeita, nem apoiaria o jailbreak, como faço aqui.

              Mas entenda uma coisa: não é que o que diz Steve Jobs seja bom porque ele é um ser supremo e tudo o que ele diz temos que reverenciar. Não. O que acontece é que, GERALMENTE, o que ele diz acaba se comprovando. Foi assim que ele tirou a Apple da falência e se tornou um dos CEOs mais reverenciados da década (não por mim, mas por várias pessoas. Seriam todas elas ‘fanáticas’?). Eu sei que você tem raiva disso, mas não desconte em mim suas frustrações com Steve Jobs. 😉

              Ele nunca tiraria o 3G do iPhone, o que deixa o argumento, além de idiota, sem sentido.

              Tem várias pessoas que vem aqui dizer “Ah, a era iPhone vai acabar”, “A concorrência vai vencer”, “Steve Jobs vai se arrepender”. Sempre usam o verbo NO FUTURO. Vou pedir um favor para estes: façam esse tipo de comentário DEPOIS que uma dessas coisas acontecerem, porque há mais de ano que vocês dizem a mesma coisa para cada novo produto que aparece (Palm Pre, Droid, Nexus One) e até agora não vi na prática isso acontecer.

              Sério, quem não gosta do iPhone, NÃO PRECISA LER ESTE BLOG. Ele é dedicado e voltado para quem gosta e é para essas pessoas que eu me esforço todo o dia para trazer o melhor material sobre a plataforma.

              Na boa, vir gente aqui com argumentos fracos, me chamar de fanboy e alienado, não é o que eu preciso. Se essas pessoas não têm o que fazer, eu tenho. 😉

            • Overlord

              huahauahu
              O pior é que eu nem defendo o Flash. 🙂

              Sou mais do HTML5 com o WebM…

              Mas acho que vou começar a defender o Flash (com o H.264) só para apurrinhar o iLex…

  • Pedro Bottino

    Fora o fato de todos estarem apoiando o desenvolvimento do HTML5, que vem pra beneficiar à todos e não só visar lucro para os desenvolvedores, caso da adobe.
    Acompanho o relator, fico com a maçã!

  • Joarez

    Boa, Giz.modo!

  • MalkavieL

    Acho que nem o google tá dando tanta importância assim para o flash, depois daquele pac man em HTML5 da páginal inicial de buscas deles, dá pra saber que não estão levando o flash a sério. ^^
    Inclusive funcionou no iphone entre outros navegadores que eu testei sem plugin algum. (Opera do wii ^^)
    E fora que tem que ver também o consumo da bateria, tanto do html5 quanto do flash. ;D

  • Niegro

    Bem, além de não ser um teste imparcial, discordo da matéria, pois atualizei meu Nexus One, e não vi essa lerdeza, como demonstrado no video, e olhe que comparei com meu 3Gs usando aqui minha internet Velox de 1 mega. acho que o usuário só deveria se manifestar quando ele mesmo realizasse o teste e tirasse conclusões por si só, assim como muitos dizem, que só acham o iPhone ruim quem nunca teve ou testou um, o mesmo é válido para outros Smartphones.

    • Djefferson Ramos

      Então faça um video comparativo do 3GS com o seu Nexus One e publique no Youtube contradizendo o video acima. Eu por minha parte prefiro acreditar no que vejo ao invés do que leio.

      • [2]

        De “achismo” o inferno está cheio, quero ver mostrar! 😛

  • Só digo uma coisa: #NaoDuvideDoJavascript.

  • Caras, o lance de flash trava aqui, não faz isso, faz aquilo e etc, é muito papo de quem não tem noção do que pode ser feito, e nem do que se tem que fazer. Flash é bugado mesmo, eu sou programador actionsript e acompanho o flash desde 2005, vi varias melhoras mas mesmo assim ainda existem varios bugs e principalmente varias pessoas, (mas varias MESMO) q se dizem programadores flash, e não sabem trabalhar com a ferramenta.
    Trabalho com mac e não tenho problemas desenvolvendo flash no mac os, tenho sim, problemas com sites programados nas coxas, assim como tenho problemas tb com sites em html que não tem hacks para safari.
    O maior dos problemas são realmente os desenvolvedores.
    Exemplo, não se faz um site institucional em flash, não se faz um portal em flash! Tem saber onde se usa o flash ou não, e esse é um grande problema, temos sites em flash a rodo, porém, 90% é mal programado. Se vcs acessarem sites que são premiados, com certeza não terão problemas no mac.
    Agora, flash rodar no iphone…não até tirarem um monte de bugs. Sou usuario de iphone tb e não vejo a necessidade dele, fora que existe uma outra coisa que o titio jobs falou “sites tem que ser adaptados pra rodar no iphone”. Sou totalmente a favor disso, tem tanto site que trava o pc, imagina no iphone? Não quero isso pro meu iphone!!

    Minha conclusão é que o flash é muito mal falado devido a pessimas praticas de alguns “desenvolvedores” da area. É uma otima ferramenta web (e sim, tem como se fazer indexação com o google, só fazer direito que rola, não é nativo, mas funciona) com varios recursos legais e não só player de musica e video.
    O problema são os desenvolvedores, e não a ferramenta.
    Uso iphone e mac, adoro a plataforma e a maneira que funciona, agora, o flash tb é uma otima ferramenta se bem usada.

    Quem nunca pegou um app pra iphone que nunca travou?

    • Lucas

      O youtube é mau programado?

      • Ele é tão bem programado que, ao acessá-lo com o iPhone, o vídeo feito em HTML5 rola.
        Sério que você não entendeu essa parte?

        • Lucas

          “Minha conclusão é que o flash é muito mal falado devido a pessimas praticas de alguns “desenvolvedores” da area”

          Pelo menos aqui no meu mac a versão normal do youtube em flash não roda 100%.

  • Rafael Rodrigues

    Não sinto tanta falta do Flash em meu iPhone, o que me estressa é não ter aplicativo do bando Santander para ter acesso a sua conta bancária.

  • Caio

    Parabens ao steve! O real problema não é quando se carrega a pagina e sim na hora de mecher!

  • Thiago

    Flash é muito útil !! As pessoas que possuem um iphone (inclusive eu!) não sentem falta do flash pq nunca o tiveram.
    Mas quando flash estiver rodando nos celulares android por ai, irá fazer uma baita diferença. O flash abre uma leque a mais de opções em relação a navegação na web.

    E se vc não quer o flash deslige-o, muito mas simples, n precisamos da Apple para impor limites ao meu smartphone.

    • Qual a vantagem? Só deixa o site mais pesado para navegar além de uma “muntueira” de anúncios? Ficar mais bonito mas perder a funcionalidade do aparelho?

      Não perco nada de informação aqui no Blog do Iphone por falta do Flash, ou perco!!!

      @reiversuri

      • Thiago

        Entendo.. realmente aqui no site do blog do iphone e em outros não necessito do flash para navegar na web sem problemas com meu iphone.

        Estou dizendo que o flash não é tamanho vilão assim como colocam, muito pelo contrário ele deixa a experiência de navegação mais real, mais interessante, e não acho que os anuncios incomodam. O flash integra muito mais o smartphone a internet.
        Infelizmente o iphone não adotou-o. : /

        • Thiago, acorde. Não existe ainda versão estável do Flash para smartphones. Tem alguns que ficam em uma fissura tão grande sobre o Flash no iPhone que não olham em volta para ver a realidade: a Adobe ainda não conseguiu entregar uma versão boa do Flash para smartphones.

  • Bruno Almeida

    Até esse video em Flash faz meu PC travar!

    • Então cara…mas ai acho que é um problema na sua maquina! hahahaha

  • Mas se depois de tudo isso a pessoa ainda quiser Flash, é so baixar o Cloud Browser na app store, que roda flash 🙂

  • valter

    Essa briga ta parecendo até algo pessoal, daqui a pouco a gente vai se considerar “flashistas” e “htmlistas”…rs
    Realmente nesse teste o flash ainda nao ta bom.

  • Quem não tem Flash fique com o Batman!!!

    Brincadeiras a parte, para mim a Apple está certa pois o produto é dela e se algo o prejudica é o nome da Apple que manchará, ninguém se lembrará da Adobe.

    A Google está fazendo seu papel de marketing e muitos comprarão os Androids pois roda Flash e nem vai se dar conta que a sua bateria foi pro brejo, qdo isso ocorrer vão culpar a Google/Android e nem se lembrarão o causador.

    A Google que tome cuidado com sua marca para não ficar uma CCE (funciona mas todo mundo desconfia).

    Nota: Se eu quero ver um site com flash e que no meu iPhone não roda então navego no PC, não vejo nada no Flash que seja “primordialmente importante” para eu ter uma compreensão imediata, as notícias mais importantes são escritos e posso ler, a não ser que eu queira ver anúncios (90% em flash).

    Abraços
    Versuri

  • Dylan Dog

    iLex, não é HMTL5 que entrega vídeo no iPhone via Youtube, é a capacidade de streaming e o codec H.264.

    • Então avisa pro Google, não pra mim, pois se você estiviver certo (e obviamente está), esse sacana do Google está fazendo propaganda enganosa.

      Olha que absurdo: http://youtube.com/html5
      Vou denunciar pro PROCON!

      • Overlord

        Cara, HTML5 é uma coisa, codec de vídeo é outra.

        Tu podes ter HTML5 com vídeos encodados em H.264.
        Tu podes ter HTML5 com vídeos encodados em V8.
        Tu podes ter Flash com vídeos encodados em H.264.
        Tu poderás ter Flash com vídeos encodados em V8 (futuramente).

        O YouTube, atualmente, que eu lembre está com 3 versões:
        – o tradicional Flash com H.264 (motivo do xororó do Steve Jobs).

        – o HTML5 com vídeos em H.264 (é experimental, foi lançado agora em janeiro de 2010… só para browsers que suportam HTML5…)

        – o HTML5 com vídeos em V8 (mais experimental ainda… foi lançado pelo Google agora em maio depois da Google I/O e é a grande briga do momento com a Apple).

        • O codec H264 é mais eficiente que o usando no FLV, realmente se economiza espaço e banda utilizando.

          E não adiantaria ter o vídeo sem o suporte à tag <video>.

          Agora, não adianta falar que é guerra entre HTML5 e Flash que um não substitui o outro. O Flash precisa de um compilador proprietário e o HTML5 não facilita a vida de ninguém, é só uma melhoria no próprio HTML.

          Ou a Adobe repensa o Flash e não exige acessos ao kernel do sistema operacional, ou alguma outra empresa vai criar uma tecnologia open source que substitua-o (Google, estou olhando pra você).

          [espaço reservado para comentários exagerados e sem cabimento contra a sua opinião]

  • Humberto Ribeiro

    Na boa… eu uso meu Iphone 3G pra ver noticias, jogar, etc, etc, etc… uso a banda 3G 24h… a bateria vai mas qual bateria nao iria se executasse todas essas opções… A grande maioria dos sites que acesso, so utilizam o Flash pra mostrar propagandas… que mané propaganda… pra que eu quero ver isso… so quero acessar o site pra ver uma noticia… to pouco me lixando se a tv ta de promoção ou o batedeira tah com desconto… e outra… “colheita feliz”???! tah me zuando neh… cheio de jogo legal na app de graça, e nego jogando colheita feliz… fala serio!!

    Flash pra mim, só na máquina fotográfica!

  • Diego

    O meu amigo tem um Nokia N900 e roda o flash normalmente. Não tem problemas de lentidão…

  • João

    Gosto de ler esse blog porque sempre rola uns fights nos comentários.. 😀

  • lupita

    relaxam em breve o tio jobs vai lançar algo que quebre a abobe em relação ao tão destemido flash.

  • Hoje, da forma que o iphone está e os recursos que possui, ele me atende perfeitamente as minhas necessidades.

    Muitas pessoas querem mais do que precisam, isso não é somente em celulares mas em tudo na vida, nunca estão contentes e sempre falta algo.

    Mesmo que a Apple liberasse o flash, melhorasse o Bluettoth, aceitasse uso como pendrive, flash para fotos, etc, etc, etc, sempre faltaria algo para complementar, isso se chama Capitalismo, a era do consumo desinfreado, a era do comprar é bom, se vou usar eu não sei.

    Para mim o iPhone é exepcional e atende todas as minhas necessidades (olha que eu era um Nokia ferrenho e anti Apple/iPhone, até comprar um).

    O que falta no iPhone é ele ser grátis!!!! hahahahahaha

    Abraços
    Versuri

  • Paulo Garcia

    O Flash sim atrapalha na performance dos celulares e com toda a certeza ele os deixa mais lentos justamente por isso a Apple não o usa em seus dispositivos,mas ninguém pode esquecer de que no Android 2.2 o Flash NÃO é obrigatório,você pode desativa-lo a qualquer momento,contrário do iPhone que nem essa opção ele tem.