Opinião

[opinião] Entenda por que o iPhone ainda não é ameaçado pelo Android

Esta semana, um ‘estudo’ indicou que o Android teria finalmente passado o iPhone no número de vendas nos Estados Unidos, o que fez com que pessoas mal informadas já decretassem o fim da supremacia da Apple, como era costume da imprensa na década de 90. Mas entenda por que um pouquinho de boa vontade e discernimento é suficiente para concluir que ainda é muito precipitado afirmar que o iPhone chegou ao fim.

Na última segunda-feira, a empresa NPD Group publicou o resultado de uma pesquisa que afirma que as vendas de Android teriam ultrapassado, pela primeira vez na história, aquelas do iPhone no território norte-americano. Esta pesquisa, segundo a própria página do grupo, é baseada em (apenas) 150.000 inquéritos onlines com clientes. Ou seja, o resultado apresentado na verdade é uma tendência estatística e não números concretos de vendas.

Justamente por isso, a Apple se pronunciou oficialmente ontem, através de sua porta-voz, alegando que a pesquisa foi feita com um número muito limitado de consumidores. Além disso, ressaltou o recorde de vendas do iPhone no último ano, com aumento de 130%.

Mas vamos imaginar que, mesmo com todos estes pontos dúbios da pesquisa, o Android realmente tenha vendido mais. Isso seria o fim da ‘era iPhone‘? (sic)

Quem afirma isto provavelmente está muito mal informado. Para começar, a operadora Verizon (concorrente da AT&T nos EUA) fez no último mês uma promoção de “Pague um e leve dois celulares”, em toda a sua linha de produtos, inclusive os com Android. Só isso seria o suficiente para aumentar o número de aparelhos “vendidos” de qualquer celular, mesmo que o faturamento tenha sido apenas da metade.

Além disso, há outros fatores de mercado que fazem com que, naturalmente, as vendas do iPhone tenham uma queda nesta época do ano. Um deles é o lançamento recente do iPad.

É normal que o consumidor que estava querendo comprar um celular novo, mas se encantou com o iPad, compre o tablet e espere um pouco mais para comprar um iPhone. Aqui mesmo alguns leitores já declararam que se o iPad vir junto com o iPhone 4 para o Brasil, terão que escolher um dos dois. Ou seja, não é um desgaste do produto e sim uma imposição econômica.

Outro fator que ajuda na diminuição das vendas por esta época: o lançamento iminente da próxima geração do iPhone. Quem aqui compraria um aparelho hoje sabendo que daqui a um mês vai ser lançado um bem melhor, pelo mesmo preço? É assim que os americanos estão se sentindo no momento: esperando o novo iPhone. Até porque os vários vazamentos comprovam que as melhorias serão boas.

Quero deixar claro que não pretendo aqui menosprezar os celulares com Android. Eles, assim como o iPhone, suprem as necessidades do seu público e por isso não é questão de dizer qual é o melhor ou pior. Mas é importante se informar sobre os reais fatos do mercado antes de publicar sentenças, porque depois que o iPhone 4 vier e fizer mais sucesso ainda, não adianta nada espernear. 😉

Felizmente, mais gente concorda com essa opinião. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Guilherme

    Concordo plenamente e sem dúvida é verdade.
    (iLex “porta-voz” está errado. Está escrito “prorta-voz”)

    • Agora ‘consertrei’… 😛
      Valeu

      • Rafael Milagres

        O que eu acho muito engraçado, quando alguém ‘canta’ por aí que o iPhone foi ‘batido’, é o fato de que até mesmo o design dos concorrentes imita o iPhone. Enquanto as outras empresas não forem capazes de inovar não terão argumentos que me convençam, mesmo vendendo mais.

        Abraço,

  • PauloAndre

    Concordo plenamente.

    • DenisdiMelo

      Antes de comprar meu 3gs 32g comprei encantado (enganado) um samsung galaxy i7500 com o tal sistema dos sonhos Android que tanto eu ouvir falar, bem na realidade achei um sistema muito basico e fechadao igual quando lançou o iphone aki no Brasil, não passei mais que 2 meses com o sujeito pois não consegui instalar nada nem o soft que baixei direto do site da samsumg (imitanto o itunes que não vem junto um cd com aparelho) funcionava direito reconhecia 2 aparelhos e não enviava nada foi aí que chegou o 3gs 32g desbloqueado da oi e eu hoje é só alegria, lembrando que no momento são vários aparelhos de várias marcas tentando bater nossos iphone que é o concorrente unico de todos os outros. Na boa Galera nem que rodem o Android OS (como já fizeram) no iPhone não troco nem de aparelho nem de marca. Celular hoje tem que ser iphone.

      • Niegro

        Infelizmente amigo, vc comprou logo o pior celular com Android OS no mercado, além de capado a Samsung não da suporte ou atualizaçao pra esse aparelho, se vc tivesse comprado o Motorola Milerstone ou Ggogle Nexus talvez sua opinião tivesse mudado, pois esses são o que ha de melhor com o Android OS. E olha que eu tenho dois Iphones 3Gs, e uso mais meu motorola e meu HTC HD2 ( Com Windows mobile) do que eles.

        • DenisdiMelo

          Ok maninho capado ou não não quero outro celular com o Android nem tão cedo virei fâ nº 1 do celular onde mais se desenvolve aplicativos no mundo inteiro, é como por exemplo um computador sem o Windows, apesar de ser o sistema mais bungado entre os que estão no mercado, a prioridade de desenvolvimento de soft em geral incluindo os melhores jogos são nele, igualzinho ao nosso Iphone o celular mais revolucionário e de categoria única que todas as outras marcas queriam ser.

        • José Bernardo

          Amigo meu possuía um Nexus One e passou tanta raiva com a baixa usabilidade do bixo que não quer mais saber de celular touch.

          Mesmo eu pressionando para ele pegar um 3Gs ele voltou para um Nokia N alguma coisa e ainda pagou 1.000 cruzeiros no aparelho.

          Android é bom, mas tranqüilidade de uso mesmo só no iPhoneOS.

          • Ariel M.

            se escreve TRANQUILIDADE nova ortografia

  • De acordo. Além do mais meu caro, depois do iPhone você realmente pensa em mudar de celular?
    Só troco por outro do mesmo!

  • JanjaBoy

    É isso!

  • JanjaBoy

    Só uma coisa.
    A “briga” é dos OS?
    Porque fica fácil já que o Android tem em vários celulares.
    Se é o Nexus one é a briga.

    • Felipe

      É isso aí. teriamos que incluir tbm itouches e ipads, já que ambos tbm usam iphoneOS. Estão comparando laranjas e maçãs – um sistema operacionai (androids em vários aparelhos) com um celular (iphone) Ou comparamos celulares x celulares ou OS x OS

      • Roberto

        Entendo o seu ponto de vista mas a pesquisa foi feita entre smartphones com Android e smartphones com iPhone OS, ou seja, não entram todos os celulares com Android e também não entram iPod Touchs e iPads

        • Rafael

          Roberto,
          O Android só roda em smartfones…. ou seja, todos os aparelhos que rodam o Android estão na concorrencia!

  • Nat

    Eh claro q o android vai ser mais vendido, tem um monte de aparelhos c/ android por aih. Isso já era de de esperar, agora, tem q ver a margem das empresas qdo comparadas c/ a Apple, alem do grau de fidelidade dos consumidores. Eu tb sou uma q soh troco meu iPhone por outro.

  • Sempre sou o advogado do diabo em vários artigos do Blog do iPhone e muitos outros sites ligados a maçã (não vou citar aqui, mas são sites totalmente relacionados à isso).

    Creio que pela primeira vez eu concordo 100% com o que o iLex escreveu. Ou seja, temos a mesma opinião.

    Em nenhum momento o iPhone foi “ameaçado” pelo Android. Escrevo entre aspas pois não é um trimestre de boas vendas (vamos deixar assim), que vai fazer com que o iPhone deixe de ser o que é.

    A pesquisa foi equivocada? Sim. A contra-reposta da Apple? Também. A Apple alegou vendas mundiais, enquanto a pesquisa falava apenas do mercado norte americano e ai a novela começou. (ultimamente tudo envolvendo Apple Vs Outra Empresa está virando novela).

    Seja como for, concordo 100% com o iLex sobre a “queda” de venda de iPhones. Simplesmente devido ao lançamento eminente do iPhone de 4ª geração (uhu, aprendi a escrever ª no teclado da Apple \o/) e claro o lançamento do iPad.

    Mesmo nos EUA o custo do iPad não é tão baixo, visto que um iPhone lá custa US$ 200.00. Sendo assim, muitos dos consumidores preferiram comprar um iPad neste momento para depois comprar / trocar seus iPhones e iPods Touch. Se fosse o mesmo aqui no Brasil eu faria isso sem pensar.

    Depois, a campanha da Verizon realmente deu uma grande alavancada nos números relacionados ao Android.

    Na minha opinião, e todos podem discordar, mas é minha opinião e para mim é a minha verdade:

    O Android OS e o iPhone OS são equivalentes. Em qualidade e em inovação. Porém eles são diferentes entre si. Um tem isso, outro tem aquilo. Mas no fim, os dois fazem praticamente as mesmas coisas de forma exemplar.

    O iPhone OS não será abalado pelo Android, pelo contrário. Nessa guerra de titãs (vamos colocar o Windows Mobile e o Symbian para ficar mais épico), quem ganha somos nós os consumidores. Quem tem um iPhone raramente irá trocar para um Android e posso dizer que o inverso se aplica. Tenho amigos que amam o Symbian e continuam usando seus Nokias, e são felizes!

    O mercado sempre foi competitivo, porém nesta era de Twitters e Feeds. A informação viaja na velocidade da luz (literalmente). Dessa forma, todas as novidades chegam para todos praticamente instântanemanete. O que isso significa? Liberdade de escolha!

    Conheço usuários felizes de Android que não gostam do meu iPhone, e somos amigos mesmo assim. Cada um escolhe onde quer gastar o dinheiro e isso é um direito universal.

    Nessa guerra, devemos escolher um produto e aguardar / torcer / desejar / esperar por inovações nele.

    Um dia o Android irá passar o iPhone OS. Isso é um fato matemático. Chegará um dia em que o Android estará presente em uma infinidade de aparelhos o que irá fazer os números explodirem. Mas isso não significa que o iPhone OS irá morrer (se fosse assim eu não estaria em um Mac OS agora, afinal o Windows teria matado o Mac OS há muito tempo).

    Resumindo (dessa vez eu me empolguei). Pesquisas como essa não querem dizer nada! Números assim, não exatos, não refletem os consumidores, apenas o mercado. E mesmo números exatos não refletem o mercado, nem os consumidores.

    Não importa o que vende mais, nem o que vende menos. Nem qual é melhor, afinal para mim o iPhone OS é melhor que o Android, mas para mim.

    Do mesmo jeito que eu não entendo as políticas da Apple e isso não quer dizer que ela seja o mal e o Google seja o bem. Pois tudo é apenas um ponto de vista.

    iLex, parabéns pelo texto e por sua opinião. Sempre sou o primeiro a debater quando algo vai contra meu ponto de vista (creio que isso é sadio até o momento em que começam as brigas sem sentido), mas agora quero ser o primeiro a lhe parabenizar pelo excelente trabalho!

    So Say We All

  • iPhone 4EVER

  • Fernando Rabello

    Concordo iLex. Só uma observação, na penúltima linha seria “vier e fizer”‘ e nāo “vier e fazer” como está.

    • Caramba, essa doeu no ouvido, hein? 😛
      Valeu

  • Nicolas

    O Iphone estaria sob ameaça se as vendas fossem de UM celular, como o Nexus One, por exemplo. Estamos falando de vendas de dezenas de modelos diferentes que tem o mesmo OS. Se algum modelo, sozinho, conseguir chegar ao número de vendas do Iphone, aí sim seria preocupante.

    “74 dias depois que o primeiro iPhone foi apresentado a 600 dólares cada, foram vendidas um milhão de unidades. O Nexus One Estimados 135.000 unidades.” Fonte: Gizmodo

  • PS: eu fui o primeiro, mas demorei tanto escrevendo um artigo nos comentários que perdi o timming.

    Pergunta…

    Utilizei tags e , porque não apareceram (as fechei corretamente).

    []’s

  • Gabriel MG

    Há vale lembrar tbm que umas das reportagens que li falava não do aparelho e sim do sistema operacional que no caso do iPhone e o único smartphone que possui o OS ao contrário do andróide.

  • ifire

    Bloomberg dias atras, investidores perdem a paciência com a Nokia e vendem suas açoes, a irritação seria pela demora em dar uma resposta ao Iphone

  • Elizandro Bueno

    Esta informação só serve pra comparar o quanto o android era lerdo antes hein?!? (brincadeirinha!!)

  • LGA

    Não entendi. Falou que nessa época vende menos iphone, mas no primeiro trimestre a venda de iphones foi recorde… acho que a questão tem mais a ver com o aumento no número de celulares com android e não uma queda no iphone. Por exemplo a motorola está apostando o futuro dela no android…

    • Não estamos no primeiro trimestre.

      • LGA

        Mas o estudo da NPD é sobre as vendas do primeiro trimestre, não é? Ou li errado…

  • Eduardo

    Por outro lado, no mindshare dos geeks eles ainda tem muito mais a perder.
    http://www.gizmodo.com.br/conteudo/carta-aberta-steve-jobs-e-hora-de-parar-com-censura

    Para leigos e frutas, a ilusão.

  • Rafael Pereira

    Só não concordo com essa ideia de que o cara vai deixar de comprar um iPhone pra comprar um iPad. Um não tem nada a ver com o outro. Se o cara quer comprar um celular ele compra um iPhone e se ele quer comprar um netbook (sim comparo ele a um netbook) o cara compra um iPad.

    Um grande abraço

    • APF

      HAHAHA.
      Rafael,
      Mas tu GANHA BEM hein???

    • Não é uma questão de trocar, mas de esperar o momento. Nem todos tem a carteira que possibilite a compra dos dois ao mesmo tempo.

  • ifire

    O nexus seu não me engano esta com a plataforma da Texas o OMAP que usa um ARM dual de 1 GHz, e a Adobe já disse que fará o flash somente para o ARM 7v, infelizmente o iphone 4G vira com 1 GHz (parece) o mesmo do ipad, que tem com base o ARM feito pela filial da Apple, a intel anunciou que vai embarcar o Atom nos Android vi nesse site, é uma pena a Apple tomar essa decisão, temos o melhor OS mas não temos o melhor Hard, foi preciso 4 gerações para ganhar coisas que celulares antigos já tem faz decadas, nem tudo é perfeito, fazer o que.

    • Anderson

      O Iphone sempre foi superado nas especificações técnicas, porem ele é o único “celular” que tem a melhor integração software/hardware até o momento.

      • Max

        Exato! A proposta da Apple é “importe-se com a função que ele executa e não como ele faz para executá-la”. Ou seja, não importa qual é o hardware, a velocidade do processador, a quantidade de memória. Importa é que atende ao que o usuário quer de maneira intuitiva e responsiva. Tanto que só sabemos o que tem dentro do iPhone hoje graças à técnicas de engenharia reversa, porque se dependesse da Apple, até hoje seria uma caixa preta.

  • hsumita

    concordo com iLex e aproveito para dizer que eu sou um dos usuários que aguarda o lançamento do novo iPhone..

    abraços

  • internetico

    Muito bem escrito…mas o que se esqueceu de dizer, e’ que o Iphone ‘e apenas um celular, o android esta em mais de cem celulares diferentes…so’ por isso acho incrivel que ainda nao tenha superado o Iphone 🙂 Acredito que logo o iphone vai vender menos, e’ natural, mas isso nao quer dizer que o Iphone acabou…Eu ja rodei nos ultimos dois anos por todos os sistemas operacionais, blackberry, android, windows mobile, web Os, como moro em Londres, e’ muito mais facil trocar de celular, e depois de rodar e testar todos…voltei pro Iphone, porque hoje, ainda, e’ insuperavel…tenho tudo nele, livro musica video tudo…por isso, creio que ainda falta muito para o Iphone “morrer”

  • Dei risada da matéria da tal “pessoa mal informada”.
    É muito tendenciosa e engrossa o coro daqueles que não veem a hora de um passo em falso para poderem apontar o dedo e questionarem, desdenharem.
    São os primeiros a gritar que o iPhone não tem MMS! E quando a apple incluiu (apesar de inútil se vc tem email e um plano de dados mínimo), não elogiam, somente se calam ou apontam uma nova falha (Ah, mas e o Flash, cadê?)
    Aliás, vem o novo iPhone 4 aí, e esse vai ser o comentário negativo da vez. Tá cada vez mais difícil de achar problema no aparelho da Apple, não?

    O Android hoje vive na sombra do iPhone OS. Tem suas limitações e junto ao Java ME traz o incoveniente aos programadores de terem de lidar com limitações ou abundância de recursos.
    Aquele joguinho recente vai rodar bem no Nexus One. Mas erá que roda naquele motorola básico? Ou naquele da Dell? E a limitação de só instalar na memória do aparelho e não no cartão de memória?

    Todos querem copiar a revolução que o iPhone causou.
    Quanto maior se é, mais gente se incomoda.

    Até mais,

  • Alex

    Oi iLex,
    esse tipo de estatística se chama ”pesquisa por amostragem”, e ela é sim representativa, consiserando um universo de 150.000 entrevistados. Claro, sem querer entrar no mérito de quem a encomendou, seleção dos entrevistados e seus métodos. Como já dizia a minha Vó: só acredito em pesquisas q eu msm falsifiquei.
    Acho q as aspas q colocou em ”pesquisa” tiram a seriedade do trab da NPD Group, q pelo menos pelos critérios usados parece estar correto (ou vc sabe de alguma coisa, hehe).
    Fica essa dica, nunca é demais falar, ótimo Blog, grande abç!!!

    • A “pesquisa por amostragem” funciona quando é levantamento de opinião e não para números absolutos. Uma coisa é dizer que o Android é mais popular, outra é dizer que vendeu mais. Entende a diferença?

  • Charles Lins

    Acho que não deveria ser o iPhone o x da questão mas sim o SO. Android não é um celular por tanto o que se vendeu foram smartphones diversos com SO android.
    Acho que ser separado aparelho de SO nas pesquisas e ou em seu entendimento.
    iPhone é um só, com android são dezenas.

  • Alex

    Oi iLex,
    No seu Post n cita o quais as perguntas aos entrevistados, apenas cita q esta conclui q o Android ultrapasou o iPhone nos Eua em números de venda. Então isso nada tem a ver com popularidade.
    Pesquisas por amostragens funcionam sim c números absolutos, isso se faz necessário quando principalmente n se tem tempo e $ de se fazer por Censo. para isso tb existe a margem de erro. É claro q n faz o menor sentido aplica-la quando se tem dados exatos de número de vendas.

    • Rafa ZL

      Pelo menos um que entende de estatística… Fiquei com medo de que ninguém aqui entenda que, por exemplo, uma pesquisa sobre intenção de voto pode ter “apenas” 2000 entrevistado e mesmo assim prever, com uma margem de erro de 3%, algumas dezenas de milhões de votos numa eleição presidencial… não é a tanta a quantidade e sim a qualidade da amostra. Pelo o que eu andei lendo nos portais, o comparativo não era sobre determinado aparelho e sim sobre o sistema operacional, mostrando um crescimento óbvio do sistema andróide visto que ele está em diversos aparelhos. As justificativas do ILex são muito boas para mostrar as vendas potenciais da próxima geração do aparelho, mas acredito que a tendência é mesmo do crescimento do sistema operacional andróide acompanhado de novos aparelhos concorrentes do iphone.

  • Lelopes

    Sabe eu tenho um 3gs, mas estou doido para que o Android passe ele nas vendas sim. É o único jeito que a Apple para com palhaçada e corre atras do prejuízo. Como colocar mms, câmera ou o próprio 3G.
    Todos os aparelhos já tinham e lá estava a Apple falando que aquilo era inultil. Dois anos depois lá estava a Apple mostrando o novo iPhone 3G e dizendo que aquilo era revolucionário…tsc tsc tsc.

    Talvez com o Android na frente a Apple pare de engessar tanto o iPhone, talvez libere flash. Ou talvez como dito no Gizmodo: Talvez eles parem de cobrir os mamilos da Madona.

    O pessoal fanatico tem que entender duas coisas:
    1- concorrência é uma ótima coisa para o consumidor.
    Então a menos que você tenha ações Apple eu não vejo outro motivo sem ser o de gostar de ficar estagnado, para torcer que nunca apareca coisas melhores de concorrentes. O concorrente vender mais, significa que a Apple vai ter de correr atras e dar as features mínimas que as vezes nos nega.

    2- Existem varias marcas de PC ( vayo, hp, dell), e isso não altera o fato de que Windows vende mais que mac. Isso não altera o fato de que pcs ainda são mais vendidos que mac. E se eu for desenvolver um programa hoje, seria para pc, pois alcanço um mercado maior e consequentemente maior chance de lucros.
    Ou seja, independente do Android estar em vários aparelhos diferentes, isso não faz a luta da Apple menor, apenas mais dura. Igualzinho nos pcs com Windows x Macs. E continua valendo o número de androids vendidos independente do aparelho.

    De qualquer forma concordo que é uma pesquisa… Tendenciosa…afinal amostragem não são números reais. O que é uma pena na minha opniao… Quero mais que a Apple tenha que correr bastante atras de prejuízo para que isso sempre melhore seus produtos !!!

    • Uma pergunta: quantos MMS você já mandou com o iPhone?
      Eu confesso que não mandei nem ao menos unzinho…

      • Renan Decarlo

        Quantas vezes você usou a câmera de vídeo do 3GS?

        • No meu caso, se usei 5 vezes já foi muito…

  • Rafael Oliveira

    As pessoas se esquecem que quem dita as regras não são as empresas, mas o mercado. Alguém perguntou para todos esses compradores de Android se eles o fizeram porque queriam ou porque podiam?
    Existe nos EUA um grande preconceito (justificado ou não, não importa) com a AT&T. Dizem que é lenta, tem sinal ruim, etc. A pesquisa fala que a AT&T tem 32% do mercado, seguida pela Verizon com 30%, T-Mobile 17% e Sprint 15%.
    Conheço gente lá fora que gostaria de ter um iPhone, mas não sai da Verizon de jeito nenhum. Quando sair o tal do “Verizon iPhone” (rumores, rumores) vamos ver qual vai ser o resultado dessa pesquisa novamente.

  • Lelopes

    Olha, entao o problema deve ser comigo… Porque eu uso sempre o mms. Seja para mandar uma referencia para alguém de minha agencia, para mandar a minha localização pelo Google maps, as vezes preciso mostrar um stand ou algo do gênero para alguém do trabalho, eu simplismente tiro uma foto e envio. Outro dia fui no simba e mandei uma foto do leão para minha Irma mostrar ao meu sobrinho, que esta na fase de adorar o leão. Pronto o moleque ficou doido!!! Rsrsrs.
    Quando vou em algum lugar, um bar, uma feira, casa de amigo. E minha norada vai depois, se ela não sabe chegar, eu simplismente mando a localização pelo Google maps, mas o que ele usa para enviar é mms.

    Mas como eu disse. Talvez o problema seja comigo.
    De qualquer forma, o cara falar que é uma feature inultil e depois anunciar que o novo aparelho é revolucionário por ter a mesma feature que todo mundo já tinha menos eles.é no mínimo me chamar de idiota. Eu comprei o 3GS por hoje o iPhone ser um aparelho (quase) completo.
    A experiência de uso é realmente fantástica. Mas ele só é completo pq a concorrência foi chegando perto. O multi tasking só esta chegando pq esta chegando android com multi tasking tbm. E por aí vai.

    Como eu disse antes. Esse povo tatuado com maçã na testa. Tem que entender que concorrência é ótimo e é o que faz a Apple nos entregar bons produtos.

    • Pior é o povo que tem tatuado o “anti-maçã” na testa, que fica inventando coisa para enriquecer os argumentos. Ninguém da Apple nunca disse que o MMS é uma “feature inultil”. Nunca. 😉

      Claro que seria ideal se o iPhone já fosse lançado com tuo o que ele é capaz, mas já foi discutido bastante do porquê a Apple faz isso. E pelo jeito, a fórmula dá certo, pois ela está vendendo muito bem.

  • Nat

    Algumas pessoas tem q ter em mente q vender
    mais, não causa necessariamente ter maiores lucros. Já foi falado sobre isso qdo compararam os lucros da Apple e da Nokia com seus aparelhos. Muitas empresas trabalham em nichos e tem lucros muito maiores que as empresas que vende milhares de aparelhos. Td depende do posicionamento e mercado. A concorrência eh ótima, mas a Apple não vai liberar o flash. Jobs já disse isso, não adianta ter esperanças… Não sou fanática, e sei q o iPhone não eh perfeito. Mas algumas pessoas gostam de falar q falta isso ou akilo. Eu achei muito mais util a adoção do copiar/colar do q o próprio MMS q soh mandei 1 na vida. E o flash, nunca senti falta.

    • Felipe

      Eu tenho um IpodTouch e sinto sim muita falta do flash, e não estou tão certo de que a Apple não vai liberar nunca o flash, lembra-se do que a mesma Apple dizia sobre processadores Intel? Que JAMAIS veríamos um Mac usando Intel e olha só hoje, TODOS os Mac usam processadores Intel.
      O Jobs pode gostar de palavras fortes e ser radical em alguns aspectos mas ele não é burro, basta as vendas do próximo Iphone não ir bem e na pesquisa de opinião eles identificarem que o flash é uma das coisas que está fazendo as pessoas não comprar um Iphone que rapidinho eles liberam.

      • É verdade, sem o Flash o iPhone vai deixar de vender.
        Epa, só um pouquinho… Desde 2007 ele não tem Flash… Hummm…

        • Felipe

          Mas em 2007 você não tinha outro sistema operacional sendo considerado por algumas pessoas melhor do que ele nem aparelhos com combinações de hardware + sofware considerados melhores do que ele (vide EVO4G).

          • Felipe

            Meu argumento é que até então a diferença do Iphone para os outros smartphones era tão grande que todos aceitavam a falta de flash para terem todo o resto que o Iphone proporciona, com essa diferença diminuindo a olhos vistos a ponto de várias pessoas já não o acharem mais a melhor opção existente no mercado, as diferenças que sobram, por exemplo o flash, passam a ter mais peso na decisão do consumidor e eu acredito que caso a Apple identifique que alguma dessa diferenças tenha um peso grande eles vão ataca-la, seja o flash, seja o multitask ou qualquer outra característica.

            • Jonatan

              pra mim flash nunca fez falta…

  • Érico

    bom, controvérsias à parte, é fato que o android vendeu mais que o iphone OS neste período de tempo. não importa muito, neste momento, saber se o cara estava em dúvida entre o ipad ou o novo Os4. a verdade é que as operadoras foram inteligentes e aproveitaram o momento ideal para abocanhar aqueles que ainda não conheciam nem um nem outro sistema/aparelho. acredito que a partir do meio do ano o iphone OS voltará a liderar as vendas na américa do norte.

  • Lelopes

    Mas acho que não vi ninguém falando que vender mais é ter mais lucro.
    De qualquer modo se o cara esta preocupado com os lucros da empresa que gosta e por isso defende cegamente…poutz…melhor eu ficar quieto.

    Eu estou mesmo preocupado com o que essa empresa vai me entregar…se é um bom produto, se eles acrescentaram a feature que estava faltando, essas coisas. Como o próprio copy and paste que vc citou. Fantástico, como puderam demorar tanto para nos dar algo assim?

    • Bom, se você acha que quem discorda de você é porque “defende cegamente a empresa”, talvez comentar em um Blog sobre iPhone não seja o lugar ideal para você.

  • Max

    Como muitos já falaram aí, é natural que como OS o Android supere o iPhone OS, pela questão da plataforma única da Apple. Se o iPhone OS fosse liberado para outros fabricantes, a história seria diferente. Mas é exatamente a mesma coisa que acontece no mercado de PCs. Existe muito mais Windows que MacOS pura e simplesmente pq Windows é independente de plataforma. Portanto, é natural que em termos de OS o marketshare do iPhone seja menor que o do Android. Acredito que no futuro, Android será como Windows nos PCs e iPhoneOS como o MacOS. E também espero que o Android seja mais bugado por causa disso e o iPhoneOS continue sendo mais polido e funcional.

  • Rodrigo

    Bom dia!!

    Obviamente nao é aqui onde se tira duvidas, mas não consigo me logar no forum pra sana-la..

    Entao espero que alguma alma caridosa me responda :).

    Acabei de comprar um Iphone 3GS da vivo através do meu programa de pontos e chegara em minhas maos em até 5 dias uteis, minha pergunta e duvida é a seguinte, quando o Iphone chegar qual o procedimento a tomar? é só colocar o meu chip e pronto? me perdoem a ignorancia..se tiver em algum lugar informaçoes sobre isso pode me falar q eu irei ler… e outra qual o procedimento na primeira carga de bateria?

    Desde ja agradeço a galera que responder.

    Abraço
    Rodrigo

  • iMatews

    É até obvio que existam mais aparelhos com o Droid por aí do que com o OS.
    Pq com o OS, so tem os iPhones, e com Droid, tem dezenas.

    • Lucas Barbosa

      Sem querer ser chato, mas cara, já falaram a mesma coisa umas 15 vezes. Já deu pra entender que é 1 celular VS 50 celulares e por isso tem que vender mais. Vamos partir para outros argumentos? Abc

      • iMatews

        Claro amigo, mas, esse é um dos mais fortes 😀

  • Bom a minha preocupação era o que eu faria com o Iphone 3GS, daqui uns tempos. Mais vim que o iphone continua sendo uma aparelho que pode se explorar muito mesmo. Pois onde eu mesmo quero ser um destes exploradores por que acho os produtos da Apple muito bons mesmo. E ja que estão ja colocando versão do “badalado” Android. E vi que ja colococam um deste sistema no Iphone 3G pelo hacker David Wang. Eu quero tambem experimentar no meu Iphone para versão 3GS. Pois no ponto de vista nesta briga quem ganha somos nos mesmo porque ele descobre e nos usamos. Então na briga do 1º lugar no ranking o meu premio e desfrutar dos sistemas operacionais. Então brigue e invente mais coisas por favor..rsrsrs
    Por que fora o Iphone 4G o meu 3GS vai ser muito util ainda!!!

  • Lucas ramos

    Concordo plenamente!
    Parabéns para o blog as materias estão cada dia melhores!

  • Fabio

    Acho que eu sou a única pessoa que comprou um iPhone baseado em fatores lógicos (na época da minha compra) e não por cega devoção à Apple. Pois bem: cada vez mais vejo o Android como uma ótima alternativa ao IPhoneOS, mais ainda por causa das limitações forçadas da Apple (isto é, não são de hardware nem software). Tenho lido muito sobre o Froyo (Android 2.2), e acho que o que ele traz pro jogo será diferencial. Claro que falta capacidade de marketing pra Google e seus parceiros (HTC, etc), enquanto que sobra pra Apple. Ano que vem quero ver quando for trocar de celular a briga entre iPhone4 e os Android 2.2 será quente.

  • Wallace Corrêa

    Depois que dei meu Antigo iPhone 2g Para Minha avó é ela aprendeu a mecher em tudo em 1 dia e Hoje em dia até Joga Nele.
    Creio que não existe outro OS melhor. !

  • Mr. M

    Todo Sistema fechado é uma grande sacanagem !

    Viva o Linux !

  • Felipe Drumond

    Eu adoro o Steve Jobs, ele é o máximo!

  • Marco Aurélio

    Se é o melhor OS ou não, eu não sei.

    Apenas considero extremamente babaca qualquer notícia como ”android vende mais que iphone” pois o Android OS é adotado por várias fabricantes, em vários aparelhos. O iPhone é 1 só e ainda compete, o que é basicamente um chute na boca de quem fala mal de Apple no quesito celulares.

    Quer comparar, compara APARELHO com APARELHO. Se vai comparar OS, separe ANDROID da MOTOROLA, da HTC, da SAMSUNG, da SONY-ERIKSSON, etc… o iPhone bate todos…

  • sergio

    Vou falar por experiência própria, tive iphone 2g, 3g, 3gs. Alguns com rwuindows mobile, outros com symbian e tenho MOTOROLA MILESTONE (DROID) e um iphone 3gs hoje. Do iphone não preciso falar nada aqui, não é mesmo? Sobre o MILESTONE, posso falar que é um excelente aparelho, na minha opinião o único que dá pra concorrer com o iphone hoje no mercado. Ele ganha do IPHONE em alguns quesitos e o IPHONE ganha dele em outros. Por exemplo, no quesito jogos o iphone é imbatível, já no quesito GPS por exemplo o MILESTONE é infinitamente superior. Não dá prá dizer que o MILESTONE é ruim, me desculpem, mas não dá!!!

  • Iphone = Uma empresa (Apple) + um SO + um celular (IPhone)

    Android = Uma empresa (Google) + vários SO (diferentes versões) + vários celulares

    Diante disso é fácil verificar que a possibilidade do Android de ultrapassar o Iphone são grandes mas não quer dizer que são melhores, o que eu vejo é que a capacidade produtiva e entrega são maiores.

    Como exemplo comparativo, a FIAT e VW produzem e vendem muito mais carros que a BMW e Mercedes-Benz, podemos afirmar então que que os carros da FIAT e VW são superiores aos da BMW e Mercedes-Benz? NÃO!!!

    A venda de celulares com Android podem ser maiores que os da Apple? SIM mas não siginifica que o IPhone seja inferior ao Android. Depende muito do público escolhido, preço, margem de lucro e capacidade produtiva.

    Para mim, o Iphone pode ser ultrapassado pelo Android mas ainda continua sendo uma BMW ou Mercedes-Benz (conversível é claro).

    Abraços
    Versuri

  • Juarah

    Só na espera … Bons comentários só aumentam o nível do blog, que já é ótimo !

    Um abraço a todos!

  • Luck Strike

    Não vejo nada de mais celulares rodando Android superarem o iPhone em vendas. Acho que notebooks sem o Mac OS vendem muito mais em todo o mundo, nem por isso eu desisti de ter o meu da Apple (não é fácil pagar por um notebook da Apple, mas irei realizar esse sonho).

  • filipi

    ai tomara que o 4g venha com tv digital (ta boiei) mais seria muito bom parar de ouvir aquela pergunta chata, (e tv, e camera frontal, e dual sim, e bla, bla, bla, bla blahh). Mesmo assim é compra certa, não por causa de uns que nunca tocaram num iPhone e não sabe o que ele oferece que eu não irei compra (minha mãe falou “porque tu vai pagar R$ 2000 num iPhone se um MP 15 tem tudo isso e mais ainda”)

  • Kano

    Gente, alguns pontos só para apimentar. ( ou não )
    1º – realmente, em comentários acima, o que querem comparar? Vendas de celulares ou OS? Pois, tem 1 único CELULAR no mundo com o iPhone OS, enquanto Android , uma baciada. Só o fato do IPHONE sozinho conseguir seguir em primeiro lugar ( não entrando nos pormenores desta discussão ), já quer dizer algo ( visto o fato de vendas de ANDROID – não importando qual celular – conseguir superar somente agora , na época de baixa do iphone ).
    2º – Gosto demais da política apple: “se Você seguir minhas regras tudo ficará bem…”, ou seja: Não , você não pode fazer o que quiser com o sistema ( personalização ou outros… ), Não você não vai usar qualquer programa para colocar mídia nele, só o itunes; Não, o iphone não roda em outro hardware que não o próprio. Isso, NA MINHA OPINIÃO, garante ( como nos macs ), uma qualidade infinitamente superior em relação Hardware x software ( ver satisfação de quem muda do PC para o Mac. ), acredito e apóio essa posição da Apple, onde esta acredita que o que nós queremos é algo que funcione bem. ” It just works”.
    Minha experiência em android é escassa mas o que tive e pelo que vi por aí ( falaram até do milestone ), desculpa mas fica MUITO atrás, a responsividade do iphone é inigualável e é aí que mora o diferencial.
    Fora os apps, modelo introduzido pela apple que, desde o lançamento do iphone e app store, todos tentam copiar.
    Só o fato da tentativa de cópia, já quer dizer algo. Afinal, eu hoje não me imagino apertando botõezinhos e me incomodo e muito quando tenho que teclar algo em um teclado físico como do blackberry.

    Fica aí uma continuação da discussão e parabéns pelo blog. Bookmark diário.
    Abcs

  • Essa notícia e esse “disclaimer” do site não importam a mais ninguém que não sejam os trolls anti-maçã e appletards.

    Um aparelho é bom na medida em que atende com eficiência os interesses do seu usuário. O meu 3GS me atende perfeitamente bem, mas há poucos meses atrás — antes do anúncio do multitasking pro OS 4.0 — eu nem cogitaria OLHAR pra ele. Diga-se de passagem até agora o meu antigo Nokia N95 tem funções de hardware e software que superam fácil as do 3GS (o “MobileMe” da Nokia é grátis, amigos, só pra começar, e nem vou falar do tethering), mas o que me fez decidir foi colocar ambos na balança e ver que o 3GS pesa mais.

    A atitude da Apple tem vantagens e desvantagens, e assim que eu vir que as desvantagens pesam mais que as vantagens no uso do iPhone eu corro pro Android, pro Symbian ou pra qualquer outro. Meu dinheiro é mais importante que qualquer marca e eu faço o máximo pra ele ser bem aplicado, independente da fruta ou robô estampado na traseira do aparelho.

    P.S: sorry, postei outro comentário idêntico como uma resposta.

  • iJunior

    To de alma lavada! hahaha…. os “especialistas” que disseram que a era do iPhone estava chegando ao fim, entraram pelo cano! husauhsauhsauhasuhsa….

    600Mil unidades vendidas do iPhone 4 so no primeiro dia! =D

    É isso ai Apple! \o/

  • Rafael

    O certo seria analizar ao fundo esse tema , e não levar ao lado pessoal as criticas em relação ao Android. Não defendo o Android e sou muito feliz com meu iPhone, o fato é que devido as limitações de Steves Jobs o Google criou o Android , para que o mundo não dependesse apenas da Apple como a dominadora do mercado mobile, e devido a esse crescimento iria no futuro gerar uma dependência tecnologica da Apple , assim como ocorre ao Windows não criticando agora o Mac OSX. Android é a solução para que outros fabricantes também mostrem que seus aparelhos tem qualidade e eficiência , e com essa competição o custo desses aparelhos ira diminuir o que não iria acontecer com iPhone caso contrario não se teria concorrentes. Android esta melhorando aos poucos e de acordo com esse crescimento teremos mais qualidade não sõ nos aparelhos Android e no iPhone. Bringas as partes qualidade melhoram , e talvez em um futuro proximo teremos liberdade de usar e personalizar

  • Rafael

    Na minha opinião, o q o Android OS peca é no controle de qualidade dos seus apps. Mas se comparar um iPhone 4 com um top de linha q usa Android, como o Galaxy S, pode-se ter um briga pau a pau, com vantagens tanto para o Android como para o iOS. O problema é q para achar os bons aplicativos de Android direto pelo Market Place é complicado, mas não se esqueçam que o Windows Phone 7 esta chegando com tudo. Interface amistosa, aplicativos de qualidade (porém poucos ainda, por se tratar de um OS novo) e pelo q parece existe uma certa padronização do hardware dos aparelhos que utilizam o WP7. com apenas algumas mudanças como qualidade da câmera, tela ou inclusão ou não de teclado físico, mas basicamente todos tem mesmo processador e memória.
    Peguei um iPhone 4 ontem, mas fiquei muito tentado a pegar um Omina 7 da Samsung, mas resoolvi esperar por mais reviews do WP7.

  • Makila Crowley

    To hiper satisfeito com meu iPhone 4, o resto são boatos da concorrência.

  • Andherson Peter

    Olá iLex, a primeira coisa que vou escrever é que amo meu iphone e não troco por nada, porém a sua opinião sobre este assunto só esta correta em um ponto, a de que o Iphone não é ameaçado pelo Android. No entanto o motivo seria porque o IOS nunca foi considerado como concorrente pela Google e vice-versa. Os aparelhos da Apple sempre foram aparelhos de Elite e hoje se eles são tão populares o motivo é a estabilidade da economia e o aumento da renda. O ramo da empresa que trabalho hoje é mobilidade e acompanhamos cada passo do mercado móvel. A apple hoje tem aproximadamente 20% do mercado mundial e esse percentual não deve variar muito nos próximos 5 anos. Este ano a Pyramid Research Analyst líder em práticas de Mobile Devices divulgou várias pesquisas que indicam crescimento da nova plataforma da Microsoft Windows Phone 7, inclusive previsões de superar o Android em 2015, e podendo ocorrer em 2013. Essas pesquisas têm como análise vários fatores:
    Constante queda de popularidade do Blackberry OS da RIM e possível descontinuação do OS.
    Parceria da Microsoft com a NOKIA
    Evolução do Android
    Entrada da Microsoft na briga dos Smartphones de ultima geração.
    Segue alguns links para comprovação do que estou a escrever.
    http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/08/android-atinge-42-do-mercado-de-smartphones-nos-eua-diz-pesquisa.html
    http://www.bgr.com/2011/05/10/windows-phone-will-beat-android-in-2013-analyst-explains/
    http://www.pyramidresearch.com/points/item/110509.htm?sc=PP051011_SMRT
    http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/10/servico-de-e-mails-da-blackberry-falha-na-europa-e-no-oriente-medio.html
    Participação aproximada de mercado hoje das empresas que devem se manter firme nos próximos anos
    Apple 20%
    Android 45%
    Microsoft 5%
    Resumo: O Android não é uma ameaça a Apple porque os produtos dela se destina a uma parcela especifica e isso não deve mudar, diferentemente da Microsoft que pretende popularizar o Windows Phone 7.

    • Anderson, postar opinião de analista não é argumento. Essa de dizer que o WinPhone vai passar o Android em 2013… Como saber?

      • Andherson Peter

        Não é argumento é só informação de uma empresa que vive disso é estuda o mercado constantemente.
        Quanto a plataforma da Microsoft só vamos saber quando chegar lá. Isso é apenas as expectativas de hoje.
        Abraço.