AppleNotícias

Apple Store Brasil vende iPod touch de primeira geração!

Já não bastasse a crise de identidade da Apple que não sabe como chamar o novo iPod touch (aquele com processador igual ao do iPhone 3GS) e vende o modelo de 8GB da geração passada junto com os novos, induzindo ao erro, agora o máximo da falta de respeito com o consumidor brasileiro: a venda de um modelo que não existe mais.

iPod touch de 1a geração

O aparelho que está a venda (não se sabe a quantidade) tem no mínimo um ano e quatro meses de idade, pois a Apple parou a produção em julho de 2008. Ou seja, ele está guardado todo esse tempo, com a bateria parada e hardware em defasagem de duas gerações.

Depois que esse modelo parou de ser fabricado, ainda houve uma atualização em setembro de 2008, quando o iPod ganhou um processador sem limitações de clock, botões externos de volume e autofalantes, além de microfone embutido no auricular. Este ano, a atualização foi maior ainda, com o dobro de memória e poder de processamento, além de suporte a gráficos avançados e bateria de maior desempenho.Imagem no site

Quem for comprá-lo, provavelmente nem vai encontrar a App Store no sistema que vem de fábrica, pois o iPhone OS 2.0 só foi lançado em julho de 2008.

Agora a pergunta: qual a diferença de preço entre o novíssimo modelo e o velho? Somente 100 Reais!

O que parece desafiar a inteligência do consumidor é a falta de clareza no título do produto: “iPod touch (geração anterior)“. Como assim? Já há bastante confusão em determinar as gerações dos modelos de 32GB que estão à venda no mercado hoje, imagine se o cliente vai adivinhar que o modelo na verdade é o primeiro que foi fabricado. Teria sido proposital?

É uma vergonha.
Pensava-se que finalmente teríamos um serviço de qualidade com a vinda da Apple Store Online para o nosso país, mas as trapalhadas e a falta de organização estão decepcionando muita gente.

Quem quiser conferir com os próprios olhos, basta visitar a página de Promoções da Apple Store, que também pode ser acessada pelo site principal, no final da página, onde diz “Preços de ofertas com desconto nos novos produtos da Apple“…

Promoções de grego

Em nenhum lugar do mundo este absurdo aconteceu. Será que teremos que acionar o PROCON para a Apple Brasil começar a ter respeito por nós?

Dica do Leonardo Campos

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Bruno

    PROCON é uma boa opção.

  • Bruno

    Isso nao seria um indicio de vendas de modelos refurbished, a apple ainda da suporte a esse ipod, eh o meu alias…

    • Em alguns países é proibido vender modelos recondicionados sem avisar. Não sei como é a legislação brasileira.

      • DarkSide

        Aonde diz que é recondicionado ?? eu acho que é estoque antigo mesmo, não recondicionado… Aliás vi mo choradeira aqui por não ter essas promos como tem nos EUA la eles vendem o iPod 5G de primeira geração e acham legal, se faz algo assim no Brasil fica um monte de nhé…nhé… nhé…

        • É melhor se informar melhor. Os recondicionados lá são de modelos bem mais atuais por um preço bem menor…

  • Se o novo iPod touch, lançado no último evento, ainda é de segunda geração, esse iPod touch 1G é mesmo da “geração anterior” (e não está junto com os novos, está no meio de outros modelos antigos, como o iPod nano 4G e o iPod shuffle 2G, além de alguns MacBooks). Aliás, essa não era a proposta dessa página: vender produtos de gerações anteriores com desconto?
    http://store.apple.com/br/browse/home/specialdeals/clearance?mco=OTY2ODE5NA

    A falta de respeito está no título “Preços de ofertas com desconto nos novos produtos da Apple”.

    • William, há confusão sim no momento em que ela vende no site dois aparelhos novos, mas com recursos diferentes (o de 8GB e os de 32/64GB). Quem não conhece e quer comprar um iPod touch porque todo mundo fala dele, pode ser induzido a comprar o mais barato, sem perceber que o hardware é pior, porque não há um destaque quanto a isso.

      E outra, a crise de identidade da Apple é real. Com a confusão que deu com a falta de câmera de vídeo no touch, ela parece ter se perdido e não sabe como chamá-lo. Enquanto que na página que você indicou ela não fala de 3G, com os desenvolvedores ela é bem clara nos documentos oficiais: http://www.blogdoiphone.com.br/2009/09/apple-altera-discretamente-o-firmware-do-ipod-touch-3g/.

      E com diferença de apenas 100 reais, pode induzir o consumidor de que a diferença de hardware é pequena, o que não é verdade.

      • É verdade, a Apple está fazendo muita confusão quanto à isso. Não custava nada chamá-lo de terceira geração.

        Ficou um problema parecido com nomear o iPhone de segunda geração como 3G, em alusão à tecnologia. Muita gente confunde e acaba chamando o iPhone original de 2G. Depois vem a Apple e lança o iPhone “3G S” (que depois, aliás, virou “3GS”).

        Só quero ver como ela vai consertar isso nas próximas atualizações de produtos.

  • Mistank

    “Dica do Leonardo Campos” Muito bom Leonardo 😉

  • Guilherme

    Que vergonha…

    O MacBook antigo de 13” tá mais caro que o novo…

  • Matheus

    Que eu saiba, o iPod touch 3rd. Gen. não tem o mesmo processador que o 3GS, mas um entre ipod touch 2nd. Gen e o iPhone 3GS. Com performance parecida, porém ainda inferior.

  • Gabriel

    O maior problema è o tempo que esses produtos ficaram parados, certamente deve prejudicar o desempenho

  • Junior

    P-p-p-poker face, p-p-poker face…

  • Artur

    iLex…não deve ter alguma diferença entre o iTouch da 1ª e da ultima geração além da memória???

  • Joey

    Po. se esse touch de 32gb tivesse baratinho eu comprava. só pra ter um com varios gigas pra poder passear livremente por ai com menos dor no coração.

  • ERICK

    Bom estou no Japao esses dias fui numa loja da apple e tinha modelos antigos la tambem mas estava bem abaixo do preco do novo e estava bem separado dos modelos novos uma boa pra quem ta sem grana mas tipo vender o antigo pelo preco do modelo novo ja e dar chute nos pobre po por isso ki e bom pesquisar antes di comprar por mais ki a empresa tenha nome sempre tem erros mas esse ja e brutal
    falta di respeito mesmo

  • GRM177

    Aqui não há legislação específica sobre recondicionados (nos U.S. é crime vender sem a informação), o que pode se alegar é que isso é prática abusiva, mas evidentemente dependeria de uma ação.

    Mas sobre a Apple… qual a surpresa… essa é e sempre foi a Apple, da mesma forma que registraram patentes para propagandas compulsórias no iPhone/iPod (não que vá acontecer, mas é uma possibilidade) Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/apple-planeja-levar-publicidade-ipod-iphone-512869.shtml

    Da mesma forma que tive que de 10 iPhones que tive contato nas lojas (isso aí, abri 10 embalagens, cerca de 5 tinham defeito já de cara, botões tortos, telas manchadas, tortas ou com hot pixel), controle de qualidade é inexistente, ao menos para o Brasil. E é a mesma empresa que não respeita a Lei 9.099 ao se negar a praticar devolução de aplicativos insatisfatórios no prazo de 7 dias conforme determina a lei.

    Apple é uma das empresas que mais costumam surpreender o consumidor, não só nas coisas boas, como nas ruins, alterando as regras do jogo quando bem entende, não vou nem falar do tethering.

  • Giancarlo

    Pois é, iPhones com defeito é o que não falta. Só aqui em casa 2 iPhones deram problema quanto a internet e um já foi trocado. Agora foi o meu 3GS, novo. Dando o mesmo problema só que com a internet da operadora, sem falar nos bugs, como não conseguir atender uma chamada porque o flip não desliza até o fim para atender. Ou quando se está usando o iPhone e quando volta a usar ele não liga, tendo como única saída um Reset daqueles. Sinceramente estou perdendo a credibilidade com a Apple e com mais essas é de se desiludir com uma empresa em que a gente espera qualidade e respeito acima de tudo.

  • ricman1103

    to vendo que os krinhas de sao paulo vao voar…

  • Vanzela

    Desde que ela abriu sua loja on-line local. Ela vem desepcionando os clientes brasileiros. Eu comprei um Shufle na loja on-line e nuca mais volto à comprar, primeiro pela demora para entregar, levou um mês e meio, segundo pelo preço (existem outras lojas on-line com preço mais barato e realmente entrega em 24h) e terceiro tente ligar para central do cliente. Aí que a coisa fica absurda. Bom essa é minha opnião aí vai d cada um.

  • Vanzela

    Há e outra cousa. Me mandaram um e-mail para q eu pudese espressar minha opnião. Bom falei e dei minhas notas sobre a esperiencia. Não fizeram nem questão de dar um respaldo. Em fim Apple…

  • JanjaBoy

    A Apple nunca teve muito respeito por nada ou por ninguém. Basta ver o histórico da companhia e o perfil do senhor Jobs.

  • O Simples fato das lojas venderem o MacBook White antigo anunciando como “o Novo” já demonstra como é induzido ao erro o consumidor. Se não ficar atento, paga-se 100, 200 reais a menos e em semanas já se vê o produto defasado.
    Ninguêm lembra do rolos do ano passado, ondem lojas online anunciaram o iTouch de 2a. geração e entregaram o da 1a., alegando erro no sistema? Pois é…

    Nem vou entrar no mérito iPhone/Operadoras/Preços….

    A única recomendação que eu faço para quem quer comprar produtos apple é se informar, e muito!

    Até mais,

  • Welton

    No Brasil pode tudo ^^

  • Silvio

    Estou migrando do universo microsoft para apple por motivos semelhantes, vejo agora que só mudaram as moscas.

  • Vocês não entenderam . . .
    São itens de colecionadores! Vc compra e coloca na estante e fala pra todo mundo que já possuia um iPod Touch desde seu lançamento!! 😉 kkkkkk

  • Quando obtive meu iPod Touch 1G veio com o iPhone OS 1.0 Tinha Musica, Video, Foto, Calculadora Relógio e Safari, nem sonhava com a App Store

  • Em terra onde PS2 é lançamento oficial neste mês pela Sony nd mais lógico.

  • Renê

    PROCON?…rsrs…essa foi boa…PROCON é horrível…primeiro q pra conseguir falar la ja é bem dificil….Pensem comigo quem pode reclamar do próprio PROCON????….serviço inutil….nos brasileiros sempre sofrendo nas mãos de pessoas incompetentes e sem critério…

    abraços!

    • Smeg

      Concordo plenamente!

    • GRM177

      Em teoria sim, mas na prática não é assim.

      O Procon hoje tem um grande poder, o de aplicar multas.

      Se você quer resolver o problema, às vezes é mais fácil contato direto com a empresa (mesmo na insistência) ou buscar a Justiça, no entanto, se você quer também que a empresa “tome”, reclame junto ao Procon, Ministério da Justiça (tem um lugar no ‘site’ só para isso) e no caso de serviços com agências reguladoras, lá também (p. ex., reclamei de um reajuste abusivo da operadora na Anatel e ela tomou uma bela multa).

      • JanjaBoy

        Concordo plenamente.

  • ihenrique

    Nao sei porque o espanto! O brasil sempre vende o refugo dos paises importantes. Brasileiro paga caro em lixo que os paises ricos nao utilizam. Querem exemplos? O PS2 foi lancado semana passada, depois de 10 anos do lancamento… hahaha piada, ne? Os TVs de LCD vendidos ai tem os componentes mais vagabundos do mundo, a qualidade da imagem é simplesmente um lixo. O carros “modelos novos” sao ultrapassados em paises ricos…. E o brasileiro o que faz? Continua comprando… “da pra parcelar?” entao ta otimo! passivos!

  • Oli

    Mas isso sempre aconteceu. A Apple vive DESRESPEITANDO o consumidor brasileiro. Você faz alguma pergunta técnica on line e ELES NÃO SE DÃO AO TRABALHO DE RESPONDER (eu já fiz duas há tempos e nada de resposta). Segundo informações deste mesmo blog, eles barram a criação de programas sem que o motivo seja bem explicado… e por aí vai. Como toda empresa, nosso dinheiro é bem vindo. Mas o respeito à essa fonte de renda é outra história. É por isso que eu acho que NINGUÉM DEVE ENDEUSAR muito os produtos desta empresa como acontece neste blog, pois assim eles acham seu produtos imbatíveis e se acham no direito de ficar acima do consumidor e das leis e vão continuar atuando assim pois sabem que sempre vão ter uma legião de consumidores fiéis que mesmo diante de qualquer situação vão continuar enchendo-lhes de dinheiro. Temos que demonstrar que embora o iphone seja atualmente imbatível naquilo a que se propõe, HÁ CONCORRÊNCIA no mercado e a qualquer hora, pode aparecer um produto melhor que provoque uma migração em massa de pessoas insatisfeitas com a marca. Lembrem-se que uma empresa deve se preocupar em agradar seu público alvo. Se não o faz, cabe a nós demonstar nosso descontentamento.

    • O que eu percebo é que tem muita gente anti-Apple, que usa oportunidades como esta para “justificar” o falar mal dela.
      Não acho que esse Blog endeusa a Apple, se fosse assim, um artigo deste nunca apareceria. A “cegueira” que alguns poucos reclamam não parece existir, a meu ver.

      Eu sou da opinião de que, quando alguma coisa não está certa, tem que falar, assim como as coisas boas. Mas nem todo mundo gosta de ouvir a parte boa, principalmente quando não gosta da Apple. E aí passa para à crítica banal e óbvia, que é a de dizer que o Blog é fanboy.

      O desrespeito da Apple com o Brasil não tira o fato de que os seus produtos serem bons. São os brasileiros que devem exigir respeito, como outros países o fazem. Tente vender um iPod velho pelo preço de novo nos EUA ou na Europa para ver a reação que o consumidor vai ter.

      • Oli

        Não sou anti-Apple, pois se o fosse, eu não teria um iphone 3G e não estaria lendo este blog. A questão é que se você conversar com um economista (eu sou), ele vai lhe dizer que o monopólio (o que de uma certa forma acontece aqui) é prejudicial ao consumidor exatamente pelo que já vi escrito aqui nestas páginas. Muitas das reclamações aqui descritas (neste e em outros artigos) são características de empresas monopolistas que não temem uma debandada de clientes/consumidores para a concorrência. Chega a ser uma aula de economia. Tratar com desrespeito ao consumidor é a melhor maneira de perder mercado exceto qundo há o famigerado monopólio pois vão correr para onde? Em qualquer livro de economia de mercado, esta forma de atuar sempre foi condenada, tanto que há leis em vários países (inclusive no Brasil) contra tal procedimento. Certamente, quando me refiro a monopólio, neste caso específico, não me refiro àquele monopólio ilegal proibido por leis. A Apple consegui um de uma forma totalmente aceitável, através da evolução tecnológica e do trabalho de seus funcionários que tiveram a visão e a competência de fabricar um produto melhor que o dos outros. Infelizmente desta forma, ganha a empresa mas perdem os consumidores – tanto que estão reclamando.

      • GRM177

        Bueno, meu bruxo, me parece que o problema é a falsa imagem que a Apple procura criar de que é uma empresa ‘especial’, que busca os desejos do consumidor, que é muito melhor que as outras e que seu CEO é um cavaleiro ‘jedi’. A verdade é que a Apple faz, sim, produtos sensacionais muitas vezes, mas tem uma certa megalomania, explico.

        É fácil comparar com uma Dell ou Microsoft (não defendo nenhuma), mas é só ver o que acontece quando a logística da Apple é aberta ou exposta como no caso da Br Store, eu ligo para Dell e meu atendimento é rápido, tem pessoas se queixando que a Apple sequer atende o telefone. Até hoje nunca recebi um feedback das reclamações.

        Que diabos de empresa especial é essa? Isso é engodo, caia nisso o incauto que quiser.

        E talvez por isso a reação exagerada de alguns, pq se promete demais e não cumpre, a indignação há de ser maior. É o caso reiterado da Apple.

        Fora isso, o iPhone é genial, gosto muito, por outro lado sou obrigado a conviver com o amadorismo de uma empresa que me obrigou a trocar 5X de aparelho, coisa que nunca fiz com meu carro, nem meu Dell, nem nada.

        E por isso desisti de migrar para plataforma Mac, ainda não quero ficar na mão dessa empresa.

        E sim, ao menos eu, vejo o blog tendencioso para a Apple e o Jobs, exemplo disso é que para as coisas ruins muitas vezes é citado que o blog é do iPhone, não da Apple, no entanto, vive-se alfinetando produtos da concorrência, até sistemas operacionais, que não tem relação alguma com aparelho em questão..

        Nem por isso o blog é ruim, acho muita coisa interessante aqui, o seu trabalho é feito com dedicação, iLex, mas tudo pode ser aperfeiçoado, minha particular opinião é que é um erro entrar nessas comparações, ou no jogo da concorrência (por exemplo, noticiar os supostos iPhone Killers, no fundo é o que querem).

        A matéria de hoje foi bacana. Mas eu considero ela exceção. E se pudesse escolher como leitor assíduo, gostaria de ver uma ainda dos desenvolvedores que lubridiam os consumidores, há um prato cheio num tópico do fórum, e o blog, algumas vezes incentiva quem não merece (eg., aplicativo de remédio para crianças, aplicativo de futebol de botão que promete versão one player e nunca mais toca no assunto, aplicativo jurídico que depois de um ano de vendas altera as regras informando que a versão só será atualizada mais alguns meses).

        Não me entenda errado, seu trabalho é de primeira, mas se não houver espaço para um feedback sincero, também não há como quem escreve saber o que pensam os leitores.

        Um abraço.

        • Viram, meninos, como é possível colocar uma crítica de forma civilizada e madura? 😉

          Só acho que não dá para igualar a Apple Brasil com a Apple US. A sorte de quem trabalha na sede nacional é que Steve Jobs nem sabe que o Brasil existe, porque se ficasse sabendo de tudo isso que está acontecendo, muuuuitas cabeças iriam rolar…

      • Luiz

        Gosto muito deste blog pq ele fala do meu telefone favorito…mas uma coisa é certa, há certos post que se “endeusa” o iphone e o seu sistema operacional… e menospreza a concorrencia como se ela fosse tonta…

        Uma coisa é certa “Nunca subestime os outros” !!!!

        • Luiz, claro que endeusamos o iPhone e seu sistema operacional. Este é um blog de iPhone, não pode ser diferente.
          E em nenhum momento se falou aqui que outros nunca passarão ele, apenas se mostra FATOS da atualidade. Parem de falar no futuro, estamos falando de presente. 😉

  • Leo Freitas

    Estou realmente curioso para saber o que são “4,2 onças (120g)” que está alí na descrição do ipod. hehehehe
    Seriam notas de 50 reais? 🙂

    • Celso Dantas

      hahahaahahaahaahahaahahaah

      pqp. adorei.
      largaram o velho tradutor automático.
      oh deus.
      tem quantas pessoas trabalhando na apple brasil, hein? Duas? Pq tome-lhe erro pra todo lado.
      ta faltando revisor.

  • André

    iLex, tinha postado um comentário esses dias sobre o erro no site da Apple Store Brasil (iMac de 27 polegadas com Quad-Core e placa de vídeo de 256MB, quando na verdade a placa era de 512MB) que me deixou inconformado. Ao ver isso mandei três reclamações para a Apple Store através do próprio site e essa semana eles finalmente fizeram a retificação na informação errônea. Agora quem entrar na página dos iMacs verá que a informação que consta é a de que o iMac de 27 polegadas com Quad Core possui a placa ATI Radeon 4850 de 512MB, como na loja americana. Portanto acho que eles não estão fazendo isso de má-fé, pois há uma desorganização geral no site e quanto mais nós, consumidores, alertarem os responsáveis pela gerência do site quanto a esses erros, creio que as informações serão arrumadas. Nesse caso do iPod Touch de primeira geração acho que essas promoções não são sobre os produtos “refurbished” e sim produtos novos de gerações passadas que estão em promoção pois já saíram de linha. Também achei um desrespeito não informarem no site que aquele iPod que estava sendo vendido é de primeira geração, porém acho que se enviarmos uma reclamação para a Apple Store eles possivelmente possam modificar a descrição do produto e incluir esse fator importantíssimo. Parabéns pelo ótimo trabalho iLex e vamos tentar arrumar os erros que encontrarmos na Apple Store Online!

    • Pois é André, mas infelizmente esse não é trabalho nosso (meu e teu). Não são os consumidores que têm a obrigação de ficar alertando a todo o momento o que está errado no site. O que você fez e o se se espera que este texto faça é chamar a atenção deles para os erros que existem e consertá-los, cuidando para não repetir. Mas se eles só arrumarem quando falarmos, aí o buraco é mais embaixo…

  • AF6921

    As lojas Vivo em Salvador (todas) não têm o Iphone 3gs 32gb à venda. E não informam se e quando vão ter pra vender. A Vivo n~so se pronuncia. Que coisa!

  • Pedrão

    É incrível como tudo se estraga no Brasil!
    A Apple é boa em todo o mundo mas no Brasil a história é outra… Por que será?
    Será que o nosso país é visto como um pa´s de idiotas onde todo gringo faz o que quer e vai embora sem problemas? Enganar o consumidor assim é demais, ninguém merece!

  • Claudio Zago

    Esse link parece com problema. Segue o endereço completo: http://www.youtube.com/watch?v=wFQ6x9U-uts&feature=youtube_gdata

  • Victor

    Pera ai!!!! iPod touch 2g vem com microfone no auricular??? O meu nao veio nem o de 32 de um amigo meu…. Isso ta certo???