iPodNotícias

Contrariando rumores, é lançado iPod touch 3G mais potente, mas sem câmera de vídeo

Novo iPod touch

Por essa ninguém esperava.
Em uma aparentemente mudança estratégica de última hora, a Apple lançou o novo iPod touch com maior processador, RAM e capacidade (64GB), mas sem a tão falada câmera fotográfica (ou de vídeo) na traseira. No final, as únicas mudanças foram internas, deixando felizes milhares de atuais proprietários do modelo 2G, que não precisarão mudar de aparelho. 🙂

Este ano, a empresa decidiu dirigir sua linha de comunicação do touch focando no fato que ele é um verdadeiro computador portátil, que envia email, navega pela internet e acessa mapas online, um verdadeiro netbook de bolso. No ano passado, foram os games o argumento publicitário usado.

Computador portátil

O novo iTouch vem em duas opções de capacidade, 32GB e 64GB, com cerca de 50% de performance a mais em relação ao seu antecessor, trazendo o Open GL ES 2.0, como seu primo iPhone 3GS. A Apple decidiu manter o modelo de segunda geração de 8GB, assim como fez com o lançamento do iPhone.

Capacidades

Segundo a Apple, o iPod touch passa a ser o caminho mais fácil e barato de chegar à App Store, podendo rodar grande parte dos seus aplicativos. Os preços são exatamente aqueles adiantados pelo site Daring Fireball em agosto: 199$, 299$ e 399$. No Brasil ainda não se sabe os preços que serão praticados.

A ênfase para jogos continua forte, tanto que na apresentação desta tarde, Phil Schiller fez uma comparação com o Sony PSP e o Nintendo DS, dizendo que eles não tinham multi-touch, nem App Store, e contrastando assim a forma difícil de comprar jogos para essas duas plataformas. No iPod touch, apenas poucos cliques e o jogo já está no seu aparelho.

Uma novidade é que agora os novos aparelhos serão compatíveis com a função Controle por Voz, que até então era exclusiva do iPhone 3GS. Confira o comercial que já está rolando nos Estados Unidos:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=9MjNPLyIbzc

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas o desconforto pairou no ar hoje, depois da apresentação. As evidências que que iria mesmo ser lançado um touch com vídeo eram claras demais (veja o caso das imagens de um protótipo e as capas com furo no meio). Aliás, as mesmas capas mostravam como seria o iPod nano, com um espaço exatamente onde é hoje a câmera fotográfica. É praticamente impossível que tudo isso fosse fake, evidenciando que a Apple alterou seus planos iniciais.

Outro indício forte de que tudo foi mudado de última hora foi a estranhíssima numeração 3.1.1 do firmware do iPod touch. Não há nenhuma razão coerente que justifique pular um número assim, a não ser que ele seja uma alteração de um 3.1 que já existia. Mais uma evidência de que planos tiveram que ser alterados na última hora.

Desconfia-se que tudo isso se deva a um problema de fabricação nas câmeras do iPod touch, fato esse relatado esta semana por alguns sites internacionais. Isso obrigou a Apple a mudar todo o seu planejamento, mas esperava-se que haveria apenas um atraso no lançamento, nunca se imaginou que o produto seria completamente alterado.

Para confundir ainda mais, pela manhã a Apple Store Online americana mostrou uma queda de preços dos modelos de iPod touch, para depois de algumas horas aumertar de novo. O que está acontecendo, Apple?

Isso ainda vai dar muito pano para manga, podem escrever.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • John

    Ishi, tá tudo doido, igual a Vivo aumentar o preço do iPhone 3GS assim do nada no pré-pago e ficar bem na dela, quietinha!

  • É, eu só acho que eles não vão esperar a quarta geração pra implantar esta câmera, ou seja, quem comprar esta 3ª geração inicial tem grandes changes de se arrepender brevemente, eles podem lançar num próximo evento o iPod Touch 3.5G.

    O problema vai ser vender esta idéia uma vez que seria a única novidade no aparelho. Talvez apareça sem um lançamento, como foi o último iPod Shuffle.

  • Ceceu Veron

    Citando de novo Lex , faz uma enquete aqui pra ver quem vai trocar Ipod 1G ou 2G … Internacionalmente todo mundo esta falando q nao vai trocar o Itouch antigo por esse Itouch novo q o mais corrento seria classifica-lo como um 2G E MEIO 😀 Eu iria trocar o meu se viesse camera, mas agora a Apple nao vai ver meu dinheiro 😛

  • Mesmo sem a perspectiva de adquirir este iTouch 3G eu fiquei decepcionado por ele não trazer a câmera. O que me estimula à continuar juntando dinheiro pra comprar um iPhone 3GS, só espero que daqui pro natal os preços não subam (muito)…

    OFF TOPIC:

    Estava eu todo “meninão” agora à noite lendo as novidades da apresentação de hoje à tarde, quando meu iTouch 1G escorrega de minha mão e vai ao chão. Deixando como seqüelas: Parte da tela rachada e uma horrível listra horizontal: http://twitpic.com/h5iok ; http://twitpic.com/h5hj3 :’-(
    Acho que o jeito agora é comprar um novo mesmo, né?
    Mas mesmo assim vou continuar com ele enquanto der até eu comprar meu iPhone
    Será que neste estado ele dura mais um ano?!

    • hehehe
      Essa foi boa hein!
      No dia do lançamento de um novo ipod o seu atual escorregou da mão?

      Brincadeira… mas que ficou engraçado ficou! (mas pra você não deve ter sido nada divertido)

      Na verdade estou satisfeito com as mudanças, a Apple mostra que está administrando. o Itunes 9 está muito bom finalmente.

      Para quem tem iPhone 3G e ipod Touch 2G podem ficar tranquilos, aguenta sem problemas até ano que vem!

  • Robeilton

    Será que esses iPod’s chegam aqui no Brasil? Se lançaram um iPod Toch de 64GB é bem capaz que apareça também um iPhone 64GB? E quando será que irão repor os estoques do iPhone 3GS aqui no Brasil? Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas…

  • Daniel Costa

    Bem que isso poderia ser uma estratégia onde a Apple vende os novos iPods, e assim que o usuário abrisse a caixa, veria que o iPod Touch que veio possui câmera..

    Tirando a viagem…, acho que realmente no ultimo minuto eles deixaram de apresentar o iPod Touch com câmera a mando do Steve, que com certeza está preparando algo mais surpreendente ainda…

  • Ed

    Pois é.

    Se fosse um problema de última hora, era só anunciar o aparelho hoje e começar a venda depois, quando tudo estivesse resolvido. Tão óbvio que já esperado.

    Não precisava começar a vender hoje um produto inacabado.

    Eu acho que foi a mudança foi de estratégia mesmo. Posicionar o Touch mais perto de um GameBoy e (ultra)netbook e afastá-lo um pouco do iPhone e Nano.

  • neto

    só troco o meu itouch 1g para um novo qdo este vier com câmera, ponto.

  • Será que no começo do ano que vem, a apple ira lançar o iPod Touch 3GC (C=Câmera)

    P.s.: Será que só eu acho que devia se chamar iPod Touch G3???

  • SergioPG

    A decepção em massa é culpa exclusivamente da quantidade exagerada de rumores. Já devem estar pensando no iTunes 10, iPhone OS 4.0, iPod Touch 4G, iPhone 3G OLED etc etc etc

    • Overlord

      Verdade.

      E o iPhone sucessor do 3GS com certeza virá com câmera de 5 megapixels…

  • Daniel Taiguara

    uma pena não vir a camera mas não é o fim do mundo !
    continuarei com o meu ipod touch 2G

  • Leandro Ap Perussi

    Também acho que os rumores são muitos, e isso causa a idealização de um produto que ainda não existe e portanto está sujeito à mudanças. Essa “decepção” é perfeitamente normal.

  • LeonardoD.

    puttz, adorei esses games do video. *-*

  • Guilherme

    Eu quero a apple store online!!!!

    Num adianta nada essas novidades sem a apple store online brasileira!

  • Gil Santos

    Gostaria quando terá controle de voz no Iphone 3G ????

  • Orlando

    Bom dia ILex, gostaria de saber se você ou alguém conhece o nome destes jogos do video do itouch?
    Abração.

  • edivaldo

    Convenhamos, se a Apple igualar os recursos do touch com o iphone ele termina diminuindo a venda de um.
    Embora a Apple tenha o hábito de sempre ter atualizações de hardware anuais (o que normalmente é suicidio comercial pra maioria das empresas) ela ainda precisa fazer seus produtos venderem bem por um bom tempo e ao igular produtos (ou pelo menos deixa-los com pequenas diferenças), ela dá um tiro no pé e mata alguns de seus produtos. acho que seja esse o motivo do conservadorismo dessa atualização.

    Deixando de lado nossa visão de consumidor, veremos que a Apple visa lucro, e lucro, quanto mais, melhor.

    • Mas se você pensar bem, perder vendas de iPhones para o iPod touch não é prejuízo para a Apple, porque ela ainda está ganhando (desconsiderando valores de subsídio das operadoras e etc, que ninguém sabe exatamente de quanto é). A vantagem é que ela ganha mais e mais clientes para a plataforma iPhone OS e isso é o que interessa pra ela.

      Ainda mais considerando que os estoques do iPhone estão em baixa, poderia ser uma ótima maneira de não perder clientes.

      • edivaldo

        Você ainda está pensando como consumidor.

      • edivaldo

        Veja o caso dos Ipod mais antigos, é mais interessante elimina-los aos poucos ou até mesmo manter por nos casos de nincho (os ipod´s menores tem uma finalidade para qual o touch não serve).

  • Frederico

    Sei que muita gente aqui vai ficar brava comigo, mas esse tipo de coisa se deve ao fato de que os holofotes agora estão apontados para a Apple.

    Ora, a Apple até dias atrás era uma confeitaria caseira, fazia “meia dúzia de bolo” para os mais chegados, que, alias, eram os bolos mais deliciosos da redondeza.

    Só que veio a fama e agora a “confeitaria” teve que aumentar a escala de produção.

    Antes que alguém me xingue, não estou diminuindo o valor da Apple não.

    Mas é bem verdade que a Apple tinha um determinado nível de produção.

    Nível esse, que com o sucesso que faz, teve que ser grandemente aumentado.

    A metáfora acima foi apenas para explicar que imprevistos acontecerão.

    Vez ou outra planos terão que ser mudados em cima da hora.

    No caso do iPod, comprar o modelo novo é interessante apenas se não der para esperar (cada um tem seus motivos…).

    Eu tenho como certo que antes do Natal sairá um novo modelo com camera, porque existe muitas empresas envolvidas no projeto do iPod com camera.

    O problema sendo resolvido, não há porque esperar mais, até porque as traseiras com orificio para a camera estão lá esperando para serem usadas.

    E não existirá data melhor para um “segundo lançamento” do que perto do Natal, vocês não acham?

  • Rafael Nogueira

    Esse site frances possui fontes boas mesmo!! Acertaram na tampa!

    Mas tirando os jogos, o ipod nano ficou melhor que o toutch! rsrs
    Acho que vão ter que dar um jeito nisso, pois as vendas se voltaram para o iPhone.

    • Nat

      Tirando os jogos, o multi-touch, o tamanho da tela, os apps…rs
      Acho que cada ipod tem um público específico, eles atendem diferentes necessidades. Fiquei decepcionada por não ter camera no touch. Algumas pessoas (como eu) estavam esperando esse lançamento para decidir se compravam 1 3GS, ou não. Acho q vou ficar com o iPhone

  • Dynho

    Só tenho uma coisa a dizer:
    ipod Touch sem camera = FAIL.

  • Guilherme

    Tá na cara que foi jogada de marketing, os touch vieram sem câmera de propósito!!
    Logo agora que o 3GS foi lançado. A camera será bem vinda no touch, mas só quando forem lançar outro modelo de iphone, com mais recursos.

    • Dynho

      …ou como ja disseram, lancam pro natal o modelo com camera (sem bugs), assim ganha dos fans boys que compraram agora e ganha de novo por ser um lancamento.
      Deve ser jogada mesmo…. ja que vi$ando ALTOS lucro$, o 3G$ foi lancado recente, entao não vendeu tudo que ela e$pera.

  • Elton

    Eh, mas o Ipod Nano veio com camera, aí agora vai ficar a jogada. Os clientes vão escolher. Jogos no Ipod 3gen ou Camera no Ipod Nano

  • Salvano

    Pra mim aconteceu o seguinte.
    O evento ia ser anunciado o touch 3G com camera. Porem problemas impediram isso.
    Tentando tirar o foco e disfarçar a Apple teve a brilhante ideia de tirar o foco com a aparição de Steve Jobs (Penso que ele não iria aparecer nesse evento) e chamar atenção para ele.
    Flws.

  • Neimar

    Se tiver um iPod touch com câmera, ele será lançado só no ano que vem. Na Keynote eles enfatizaram que estes seriam os ipods para as festas de fim de ano. Então só mesmo no ano que vem.

  • Sergio Ito

    Diante de tantos rumores, a chegada do novo touch foi realmente decepcionante, mas gostei das mudanças e pensando bem, prefiro o Touch sem câmera mesmo, afinal, andar com esse aparelho na rua é muito perigoso. Já não gosto de nem mostrar o meu nano de terceira geração para evitar olhares, imagine sacar o touch para tirar fotos. Acho que eu que estou com muito medo, mas esse aparelhos da Apple são muito caros mesmo.

    Eu mesmo já me decidi. Vou comprar os dois, tanto o novo touch como o novo nano. O nano levo para as minhas corridas e uso o Touch como um computador portátil e agora mais potente. Câmera eu já possuo um muito bom e o do celular quebra um galho e até por que certamente se viesse com Câmera viria com uma vga e não satisfaria a grande parte dos consumidores.

  • Danilo Ferreira

    Não vejo que teria dado tempo para alterar o ipod touch para este lançamento… o obvio é que aqueles ipods ou eram fakes ou protótipos do ainda futuro ipod… uma produção em série não pode ser alterada de última hora… muito menos em apenas uma semana. De toda forma melhorar a performance sempre é ótimo.

    • Visto que o design é o mesmo, bastava pegar a traseira do touch antigo e encaixar, não há nenhuma grande complicação de produção em série nisso. 😉

      • Só para complementar a resposta, o pessoal do iFixIt disseram que foi um desafio tecnológico colocar a camera no ipod Nano, o que já seria muito mais facil no iPod Touch!

      • Desculpa Lex, mas já trabalhei em multi nacional (Flextronics) e se precisar colocar um cabo de energia dentro da caixa que já esta no Estoque é um puta prejuízo sim. Primeiro vc perde em produção (retrabalho, vc poderia estar produzindo algo no lugar) segundo a mão de obra, alguém precisa executar (pense em 100 a 200 pessoas por linha de produção) e terceiro, quem é que paga a conta?

        Pra mim não tem nada de mau planejado, um produto quando concebido só sai da sala da engenharia quando esta em estado Gold, e se tratando de um aparelhos como iTouch e iPhone eu dúvido muito que a equipe de engenharia tenha dado uma mancada como essa, isso é coisa de amador, não faz sentido pelo know how que ela já tem.

        E outra, td isso sempre foi baseado só em rumores, é totalmente plausível isso no mundo da internet onde a velocidade das informações correm e se multiplicam aos montes, muitas vezes mudando o sentido das coisa.. tempos atrás tinha-se fotos perfeitas de “possíveis” PS3 Slims que estariam sendo já montados em fabricas chinesas, e é claro q todas eras falsas (tinha até vídeo mostrando).

  • iLex, você sabe qual é o nome da música do comercial do novo iPod Touch?
    Eu adorei ela!!!

  • Paulo

    EDIT: estou tentando colocar este comentário aqui mas o wordpress nao permite…

    Pessoal, eu queria comprar um N810, que diminuiu de preço consideravelmente até um patamar aceitável. No entanto, hj eu vi um iPod touch nas americanas por 577 reais!!! E aí bateu a vontade de ter um. parece que a Apple nos cativa por coisas além da razão, heheh. Eu quero um aparelho que funcione como palm (basta ter o isilo, que o ipod tem), acesse bem a net (nisso o n810 é melhor, ainda mais que uso muito sites com flash) e que tenha bons jogos (nisso o ipod é melhro que o n810).

    Sei que não tenho $$$ nem para o ipod novo, nem iphone 3gs… Então, será que o antigo ipod 2g irá me satisfazer?