Neste final de semana, aconteceu um incidente lamentável no shopping VillageMall, no Rio de Janeiro, onde se encontra também a primeira Apple Store brasileira.
Uma quadrilha de assaltantes montou uma operação para assaltar uma joalheria, resultando em tiroteio, uma morte e muita gente em pânico.
Com isso, várias pessoas foram se esconder dentro da loja da maçã, onde os funcionários agiram de forma impecável para proteger todos que ali estavam.
E acabou sendo inevitável: todos descobriram que a Apple esconde ali uma sala antiterrorismo, para casos de perigo.
Quando os tiros tiveram início e as pessoas começaram a entrar na loja para se esconder, imediatamente os funcionários abriram a porta interna do estoque e convidaram a todos para entrar lá.
Aí foi revelado que havia uma “sala antiterrorismo”, preparada especialmente para situações como esta.
Ela deve se chamar assim por ter as paredes e portas reforçadas, além de suprimentos para pessoas ficarem trancadas ali por algum tempo. Quem conhece lojas de shopping sabe que nem sempre a área do estoque é assim, sendo o mais comum paredes de gesso e portas simples.
Apesar da solicitação de não serem tiradas fotos, algumas imagens foram publicadas nas redes sociais.
Os seguranças também disseram que os vidros da vitrine eram blindados, o que oferecia ainda mais segurança.
Segundo testemunhas, a todo o momento os funcionários da empresa tentavam acalmar a todos, oferecendo água e pedindo calma.
A central americana da Apple foi imediatamente notificada e ficou coordenando de longe a ação dos funcionários durante toda a duração do episódio.
Somente quando a polícia chegou ao local garantindo que o pior tinha passado é que todos foram liberados, em segurança.
O que podemos tirar deste triste incidente são duas coisas.
Primeiro, a curiosidade da Apple manter uma sala antiterrorismo em sua loja.
Será que isso é padrão em todas ou somente nas que estão em cidades mais perigosas? E a de São Paulo será que também tem?
Segundo, a impecável atuação dos funcionários brasileiros da Apple.
Em situações extremas como essa é quando temos tudo para cada um pensar em si mesmo e procurar salvar a própria vida. Porém, eles demonstraram que estavam preparados para tudo isso e prestaram um socorro (e apoio) importantíssimo para quem estava lá.
Parabéns a todos os funcionários brasileiros da Apple Store. Vocês fazem a diferença.