Assim como existem os fanboys da Apple, há também os adoradores da Palm que não gostam quando alguém fala mal dela. Mas basta um estudo mais profundo para ver que o que a fabricante do Pre está fazendo agride os acordos firmados por ela mesmo junto à comunidade tecnológica.
Parece que ela está realmente procurando sarna para se coçar. Depois de ter anunciado que seu novo firmware reabilitava a sincronização do seu Pre com o iTunes, hoje ela ainda entrou com uma reclamação formal para a USB Implementers Forum, que regulamenta a tecnologia USB. Ela diz que a Apple usa inapropriadamente o sistema utilizado para identificação de dispositivos, impondo seu Vendor ID (identificação do fabricante) no seu player.
O problema é que ela está cavando a própria cova, pois parece não ter se questionado do que fez.
O site PreCentral mostrou que o Pre não apenas se passa por um iPod, mas agora está usando as mesmas identificações da Apple.
Vendor ID: 0x05ac (Apple Inc.)
Version: 0.16
Manufacturer: Palm Inc.
O problema é que o mesmo regulador que a Palm procurou para reclamar do iTunes proíbe estritamemente que se use identificadores de outro fabricante. Enquanto a Palm acusa a Apple de violar os padrões de comunicação dos dispositivos via USB, ela mesmo viola gravemente os standards, falsificando a assinatura do seu dispositivo.
Com toda esta insistência da Palm, a única coisa que ela está conseguindo dizer ao mundo é que o iTunes provavelmente é o melhor player multimídia que existe, que compensa perder horas de seus desenvolvedores para ficar brincando com a Apple de gato e rato. Ela assim só está valorizando o produto da maçã.
Ela hoje conseguiu a atenção do mundo inteiro, mas isso porque ninguém entendeu exatamente onde ela quer chegar. A probabilidade da situação se virar contra ela é muito grande.
Eu não sei vocês, mas para mim parece ser um ato de uma empresa desesperada.
[via]