Notícias

Palm atualiza firmware do Pre e volta a ser compatível com iTunes

iTunes loves Pre

Pois é, parece que o que era apenas um desconforto, vai virar briga. A Palm acaba de atualizar o sistema operacional do Pre, o WebOS, para a versão 1.1, fazendo o celular concorrente do iPhone voltar a ser compatível com o iTunes da Apple.

A rixa começou quando se descobriu que o celular da Palm sincronizava perfeitamente com o iTunes, pois ele mentia para o computador que era um iPod (leia “Palm Pre sincronizará perfeitamente com o iTunes. O que a Apple irá fazer?“).

Em contrapartida, a Apple alterou a forma como o tocador multimídia se conectava com os dispositivos, em sua última atualização do iTunes (leia “iTunes é atualizado para a versão 8.2.1 para evitar compatibilidade com Pre“). Mas pelo jeito, a Palm não entendeu o recado.

O grande problema (ético, talvez) é que a Palm contratou muitos ex-funcionários da Apple que trabalhavam diretamente nas equipes do iPod e até mesmo do iPhone. Para eles, é muito fácil adaptar todas as mudanças que a Apple fizer no iTunes, pois eles conhecem intimamente o código.

Eu não entendo como é que esse tipo de coisa não abre uma possibilidade de processo legal por quebra de segredo industrial, pois ao contratar ex-funcionários da Apple, a Palm está claramente levando vantagem ao “roubar” o conhecimento de outra empresa, inclusive usando informações de propriedade da concorrente.

Desconfio que seja o início de uma briga séria entre as duas empresas. Ou não. Afinal, o Pre está vendendo muito pouco, bem abaixo das expectativas iniciais. Será que ele sobreviveria até o final de um processo legal?

[via]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • rodolfo

    briga boa !!!!

  • Markes

    Acho uma grande lata a PALM usar se do Itunes, o Itunes é exclusivo da Apple… Se eu fosse a Apple punha lhes um processo em cima… e em relação aos ex-funcionários não sei se não arranjaram problemas pois devem ter assinado um contrato com umas letras minúsculas a dizer que não podiam passar informações sobre qualquer produto da Apple para mais nenhuma empresa… se o fizeram devem ser punidos também…
    No meu País isso tudo chama-se Deslealdade.

  • Jonatas Brisotti

    Eu acho que a Apple ao contrário da M$ deveria achar uma forma de tirar proveito disso, não nos tribunais, mas mostrando principalmente pelo iTunes a grande empresa que é, a exemplo do Google que não teme concorrentes.
    Seria um posicionamento mais eficiente, já que muitos usuários do Pré são usuários de iPhone em potencial, se é que já não o são de fato.

  • Jonatas Brisotti

    Além disso permitindo tal sincronismo as portas da Apple Store estarão abertas a todos esses usuários, e a loja, principalmente a estado-unidense tem números impressionantes na venda de conteúdo de mídia digital, alguém aqui ainda compra CD’s?. Nem só de apps vive a humanidade, afinal toda essa estória começou com MP3 player, lembram?

  • Carlos Schmitt

    hahaha, é raro qnd eu dou risada só de ler o título!!

  • Juca

    Acho que na verdade e uma estratégia de mercado da Apple faz jogo duro mas o resultado é financeiro o nome da empresa continua na Midia dia após dia.
    É um tipo de comercial sem custo “tipo a concorrência quer usar o iTunes pq é o melhor”

  • Nada de anormal, a Apple e suas quedas de braço!
    Como o Palm Pre ainda não incomoda, estão pegando leve com a Palm.
    Mas é sempre bom ter cartas na manga para o futuro!
    Até mais,

  • Jocas

    A Apple deveria se aproveitar de tal facilidade da Palm.
    Quando da sincronização, o iTunes envia uma mensagem que ficaria na tela do Palm: “Troque seu celularzinho por um iPhone!” 😉

  • Jean Alvarez

    Uma empresa do porte da Palm agindo assim, devem estar falindo mesmo, é muita apelação.

  • Johnny Mallenge

    O importante é saber se há alguma cláusula de exclusividade no iTunes. Se houver algo que diga que ele é específico para sincronização com iPods, iPhones e afins, OK. E a Palm não é louca de ter feito algo desse tipo sem esse tipo de avaliação. Do contrário, é apenas um meio. Um protocolo. Seria como a Microsoft processar a Apple porque o iTunes usa SMB para copiar os dados para o iPod (não sei se usa, só estou conjecturando). O fato é que a Palm economizou muito dinheiro e trabalho nào tendo que desenvolver uma solução para a sincronização do Pre. Até porque o software de sincronização da Palm parou no tempo depois que saiu o Vista, motivo principal por eu ter abandonado meu Tungsten há anos. Concluindo, é algo que a Apple deve sim ter já acionado seus advogados para avaliarem se de fato isso é cabível de processo. Se for, obrigarão a Palm a se comprometer a não usar mais e pronto. Mas a Apple ter atualizado o iTunes para impedir que o Pre funcionasse é um indício de que a Apple não pode fazer muita coisa.

  • Guiga

    Realmente a Palm conhece muito bem a Apple, afinal o pessoal que fundou a Palm eram da divisão do “Newton”, antigo PDA da Apple.
    Quando Jobs voltou ao comando da Apple, ele cancelou todas as divisões que não davam lucro. Então muita gente foi pra rua.
    Agora a Palm contrata gente da Apple para competir diretamente com ela.
    Essa briga não vai terminar tão cedo…

  • Frederico

    É gente, o pessoal da Palm não é burro, sabe ler, a empresa é grande e com certeza tem um setor jurídico dentro dela que a orienta.

    Não fazem isso por falta de aviso, sabem em que terreno estão pisando.

    Agora, se estão fazendo, e, ainda mais, insistindo em fazer, é porque querem que algo aconteça.

    Vamos aguardar e mais adiante saberemos o que a Palm pretendia conseguir com isso.

    O fato é que já conseguiram virar polêmica e chamar a atenção para seu produto.

    O duro vai ser convencer um usuário iPhone a trocar de aparelho.

  • tIAGO

    Pra apple não ter feito nada até agora…eh meio estranho…acho q eles devem estar esperano o momento certo pra realmente fazer um bom estrago.

  • Thiago

    Sinceramente não vejo isso como uma coisa prejudicial à Apple. Acredito que ninguém trocaria um iPhone por um Palm Pre, já que ele sincroniza com o iTunes.

    Acredito até que um executivo que tenha um iPhone mas sinta falta de funções presentes no Palm possa andar com os dois telefones.

    Acho que quem ganha com isso é o consumidor e a Apple que, no fim das contas, tem um mercado apliado para a venda de músicas e afins no iTunes Store.

  • Bruno Serrão

    Essa briga ainda vai longe, mas do jeito que a Apple resolve tudo judicialmente vai acabar ganhando essa.

  • ubi_rj

    Que saco isso eim…
    Chega a ser revoltante.

  • Hugo

    O fato da Palm utilizar o iTunes no Pre não considero um ato ilícito. Não está muito claro no iTunes que ele só poderá ser utilizado por produtos exclusivos da Apple, ele é um produto de fabricação Apple, pois senão esta já teria acionado a Palm na Justiça e não apenas atualizado para a versão 8.2.1

  • Igo

    Desabafo que encontrei em outro blog e que concordo: Acho isso uma tolice. Achava um ato ilícito se a Palm estivesse editando o iTunes para receber seu aparelho. Mas como é ao contrário, azar. Isso é bom pra Apple tomar vergonha na cara e mudar totalmente o código do iTunes, começando pela sua interface “mesmice”.

  • Brutus

    Outros fones podem sincronizar com iTunes usando iTunes Agent ou iTuneMyWalkman. Com estes programas a Apple nada fez. Este link pode ajudar http://www.boygeniusreport.com/2009/05/30/but-every-phone-can-sync-with-itunes/

  • João Alberto

    Se a Apple reclamar acho que um caso de trust como aconteceu com microsoft

  • DanielZS

    Pessoal,

    Acho que ficarmos discutindo o posicionamento das empresas é inútil. Temos que focar no usuário. Eu, por exemplo, nunca compraria um gadget sabendo que ele sincroniza de uma forma palhativa, que de hora pra outra pode parar de funcionar. Os usuários do Palm (toc-toc-toc)só têm a perder com isso. Acredito que se a Palm realmente pensasse nos seus usuários, deveria lançar um aplicativo próprio, ou render-se ao Windows Media Player (Windows) e similar para Mac. Se permanecer esse jogo de gato-e-rato quem perde é somente os usuários, inclusive os usuários de iPhone, que não têm nada a ver com a história e têm que ficar fazendo atualizações inúteis no iTunes!

  • TiagoSouza

    P-E-R-F-E-C-T!!!

    Essa briga vai ser OTEMA de assistir!… =D

    e desde quando o Pre ta vendendo pouco? Ele foi o melhor lançamento da Sprint de todos os tempos (em unidades vendidas) e nos últimos dois meses já vende mais do que todos os celulares da Palm JUNTOS!
    comparado com o iPhone que está a dois anos no mercado, vá lá, mas acho que a Palm e a Sprint não estejam decepcionadas com as vendas não (nem os analistas, que já disseram que o lançamento foi um sucesso)..
    But hey, esse é o Blog do iPhone.. =P

  • http://blogs.barrons.com/techtraderdaily/2009/07/21/report-more-palm-pre-returns-apples-strong-iphone-debut/

    “Sprint has considered lowering its “Simply Everything” plan to $79 in order to stoke interest in the Pre.”

    É, realmente a Spring tá bem contente. 😛
    E os analistas devem ser os mesmos que disseram que a Apple teria queda nas vendas nesse trimestre.
    Tá.

  • Fabi

    Acho que isso só conta ponto para Apple. Isso só evidencia o sucesso da empresa.

  • filipi

    hahaha, comentei sobre isso no post anterior pela 3 horas da manhã, e vc as 7 ja posto, pelo jeito ja sabia

  • acho falta de vergonha na cara da Palm sabendo que a Apple atualizou o iTunes acho que principalmente por causa disso…

  • filipi

    no meu ponto de vista acho que é porque cerca de 80% de quem tem o pre tem o iphone e ela esta fazendo isso para conter somente o itunes para os dois e não um para o iphone e outro para o pre, mesmo assim ainda continuo odiando a palm, essa sem vergonha que viu que a apple fez isso justamente pro pre não sincronizar com o itunes.

  • filipi

    a apple deveria fazer algo tipo assim, qualque pre que sincronize com o itunes deveria tornase um pesso de papel, como ela disse no começo com o iphone, ‘quem tentar desbloquear o iphone, ira ter um misero pesso de papel chique, totalmente bloqueado’, bloqueace o pre totalmente, queria ver quem se atrevece sincronizar o pre com o itunes.

  • filipi

    @Johnny Mallenge , o itunes é da apple por isso que tem uma maça la em cima, e ja vem instalado nos macs, e iiso quer diser que ele é só dos produtos da apple como ipod, e iphone, por isso que eles tem uma chave, para somente ipod’s e iphone’s sincronizar, e a palm esta usando essa chave ilegalmente, ja que outro produto a não ser da apple, tem que lhe pedir permição para sincronizar, e nem isso a palm fez, tanto que a apple fez o itunes 0.2.1, justamente para o palm não sincronizar, mais a palm com uma tremenda cara de pal, esta ussando essa chave ilegalmente de novo, esse palm se ela não tem criatividade de fazer produtos para ela, como ela imitou o multi-touch, do iphone, então que feche,ninguem mais deveria comprar coisa da palm e devolver todos os pre’s para ela ver o que é bom, e ter a criatividade dela e não ultilizar a da apple

  • TiagoSouza

    iLex

    Hey, se você for procurar informações a respeito do Palm Pre no MacRumors certamente vai encontrar opiniões que concordem com essa do post..tudo depende de suas fontes.. =P

    Why so serious? 😉

  • Frederico

    Esse é o tipo de discussão que não leva a nada.

    Por que ninguém sabe ao certo onde a Palm quer chegar e o porque da Apple ainda não ter acionado a justiça.

    Melhor esperar para ver o que acontece.

  • filipi

    ilex decupa é que eu queria q todos vicem e não só vc