Retrospectiva

[Retrospectiva BDI 2023] Um ano de altos e baixos para a Apple

O ano de 2023 foi marcado por uma mistura de anúncios audaciosos e desafios significativos para a Apple.

Enquanto a empresa continuou a se destacar como um ícone na indústria de tecnologia, enfrentando e superando fronteiras com lançamentos de produtos muito esperados e estratégias de mercado renovadas, também se viu navegando por águas turbulentas de desafios legais, regulatórios e técnicos.

Esta retrospectiva visa explorar os eventos chave que moldaram o ano da Apple, desvendando como esses acontecimentos não apenas influenciaram a trajetória da empresa em 2023, mas também como podem definir suas perspectivas para o futuro.

Lançamentos Iniciais

O ano começou com a Apple introduzindo novidades na sua linha de Macs.

O Mac mini M2, juntamente com as versões atualizadas dos MacBooks Pro M2, chegaram ao mercado, oferecendo avanços significativos em desempenho e eficiência.

Porém, para amargura de quem comprou este modelo, a Apple o deixou ultrapassado nove meses depois, ao lançar o MacBook Pro M3 em outubro. Muitos lembraram do fatídico iPad 3, que durou só 7 meses nas prateleiras antes de ser substituído pelo iPad 4 com Lightning.

Além disso, a empresa trouxe de volta o amado HomePod, desta vez com melhorias sutis que demonstraram o comprometimento da Apple em refinar continuamente seus produtos.

Em março também tivemos o lançamento do Apple Music Classical, um serviço que há anos pairava entre os rumores, além da introdução de uma nova cor amarela para o iPhone 14.

Nos Estados Unidos, a Apple se aprofundou ainda mais no mundo financeiro e lançou uma conta poupança, parecida com algumas que tínhamos aqui no Brasil, em alguns bancos digitais.

A Apple também desenvolveu uma maneira de enviar atualizações de software para iPhones que ainda estão nas caixas, armazenados em prateleiras de lojas ou em paletes ao lado de caminhões de entrega. Isso significa que os dispositivos podem receber as versões mais recentes do software antes mesmo de chegarem às mãos dos consumidores.

WWDC e Anúncios Tecnológicos

A Worldwide Developers Conference (WWDC) de 2023 foi palco de anúncios empolgantes, sendo o mais notável a apresentação do Apple Vision Pro.

Este headset VR marcou a entrada da Apple no mundo da realidade virtual, prometendo revolucionar o setor com sua tecnologia avançada.

Além disso, a WWDC também foi o local onde o iOS 17 foi apresentado, trazendo uma série de novas funcionalidades e melhorias, despertando grande interesse entre desenvolvedores e usuários.

Evolução do iPhone

Setembro viu o lançamento do aguardado iPhone 15, que se destacou principalmente pela substituição do conector Lightning pelo USB-C, uma mudança significativa (e muito esperada) no design do produto.

Foi o primeiro iPhone com carcaça de Titânio e uma lente periscópica na câmera do modelo Pro Max.

No entanto, o lançamento foi ofuscado por problemas de superaquecimento, especialmente nos modelos Pro e Pro Max, que a Apple rapidamente resolveu com uma atualização de software.

O iPhone 15 também se destacou pelo uso de chassi de titânio, elevando o padrão em termos de design e durabilidade.

Problemas que a Apple enfrentou

Em 2023, a Apple enfrentou uma série de desafios e fatos desagradáveis, que variaram desde problemas técnicos com seus produtos até questões legais e regulatórias. Aqui está uma lista desses eventos:

1. Problemas com o Apple Watch: A empresa teve que suspender a venda dos modelos Apple Watch 9 e Ultra 2 nos Estados Unidos devido a uma ação judicial sobre a violação de patentes relacionadas aos sensores de oxigênio no sangue.

2. SuperAquecimento do iPhone 15: Usuários do iPhone 15 Pro e Pro Max relataram problemas de superaquecimento após o lançamento. A Apple teve que lançar rapidamente uma atualização do iOS 17 para corrigir o problema.

3. Desafios Legais e Regulatórios na Europa: A Apple enfrentou desafios legais na Europa, especialmente com a introdução da Digital Markets Act pela União Europeia, que exige que a empresa abra sua App Store para concorrentes.

4. Problemas na França: Os órgãos regulatórios franceses chegaram a banir a venda do iPhone 12, por ter detectado um nível de radiação maior do que o regulamentado. O fato quase fez com que outros países da Europa também investigassem o problema, mas a Apple conseguiu resolver isso com uma atualização de software.

5. Processo Tributário de 14 Bilhões de Euros na Irlanda: O caso tributário de 14 bilhões de euros envolvendo a Apple e a Irlanda, que havia sido previamente decidido a favor da Apple, enfrentou uma possível revisão na União Europeia.

6. Resultados Financeiros Mistos: A Apple relatou uma queda na receita anual em comparação com o ano fiscal anterior, marcando a primeira vez desde 2019 que a empresa viu uma queda nos resultados anuais.

7. Greves Atrapalharam o Catálogo da Apple TV+: Em 2023, a Apple TV+ enfrentou desafios significativos devido às greves organizadas pelo Writers Guild of America (WGA). Essas greves tiveram um impacto direto na produção de diversas séries populares da plataforma de streaming, refletindo tensões mais amplas na indústria do entretenimento sobre condições de trabalho e compensações para escritores.

Apple no Brasil

Este ano a Apple olhou com um pouco mais de carinho para o Brasil.

O maior destaque sem dúvida foi a tentativa de lançar o novo iPhone junto com o resto do mundo. Pela primeira vez, a Apple fez um lançamento de iPhone apenas uma semana depois do lançamento mundial.

O problema é que, apesar da intenção ser boa, essa data foi apenas simbólica, pois na prática quem comprou o aparelho na pré-venda só recebeu duas semanas depois.

Mas consideramos isso como uma tentativa válida, com a esperança que em 2024 o nosso país seja incluído no mesmo dia que os principais países do mundo (e desta vez com entrega correta). 😉

Em relação à funcionalidades que os brasileiros não têm acesso, ganhamos a Proteção Avançada de Dados e a Segurança de Comunicação para Crianças. Também ficamos sabendo que estão sendo feitos testes com o Tap to Pay, o recurso que transforma o iPhone em uma maquininha de cartão por aproximação.

Também outro recurso chegou em nosso território, que é o de permitir a transferência de eSIM de um iPhone a outro, além de permitir transformar um SIM físico em eSIM diretamente no aparelho. Isso até poderia indicar que a Apple pode ter planos de lançar no futuro aparelhos aqui sem a bandeja do SIM físico, como já acontece nos EUA.

O ano de 2023 foi marcado por uma jornada repleta de nuances para a Apple, uma mistura de desafios imprevistos e avanços estratégicos significativos.

Os lançamentos de produtos como o Vision Pro e o iPhone 15 com USB-C foram os destaques do ano. Ao mesmo tempo, os desafios enfrentados, seja nas greves do Apple TV+ ou nas questões legais e técnicas, refletiram a complexidade crescente do ambiente de negócios em que a Apple opera.

Agora, é ver o que 2024 nos aguarda e o que a Apple terá para nos mostrar. Será que o Vision Pro irá realmente revolucionar o mercado, ou será apenas fogo de palha? E os futuros iPhones, trarão algo realmente novo ou apenas mais uma evolução do que já conhecemos?

As respostas você encontrará no artigo de retrospectiva 2024, que publicaremos daqui um ano. 😉

Botão Voltar ao topo