Se quisesse, Apple poderia adotar o USB-C somente no iPhone 17
Europa define o prazo final para a obrigatoriedade do USB-C em novos celulares
Quando o Parlamento Europeu aprovou a norma que obriga a todos os fabricantes de celulares (e demais acessórios) a implementar o padrão USB-C em seus dispositivos até 2024, chegou-se a se pensar que a data limite seria a da aprovação: 4 de outubro.
Porém, nesta quinta-feira (8) o mesmo parlamento divulgou a data final definitiva em que todos os fabricantes tem para realizar a mudança: 28 de dezembro de 2024.
O que isso significa? Significa que se a Apple quiser, poderá esperar até 2025 (ou seja, o iPhone 17) para abandonar o Lightning e implementar o novo padrão exigido pela Europa.
Isso porque a lei exige o padrão USB-C somente para novos aparelhos lançados após o prazo final. Considerando que a Apple costuma lançar novos iPhones entre setembro e outubro, ela poderia (se quisesse) lançar o iPhone 17 em setembro de 2024 ainda com o conector Lightning.
A maçã já poderia fazer isso na data anterior, porém o calendário ficaria apertado demais. Geralmente o lançamento acontece em setembro, mas se algum problema acontecesse naquele ano que pudesse atrasar o lançamento, ela poderia perder o prazo e ficar com um gigantesco estoque de aparelhos irregulares sem poder vender na Europa.
Recentemente, em 2020, aconteceu um atraso similar e o iPhone 12 só pode ser lançado em outubro, por causa da pandemia.
Mas mesmo com essa brecha no prazo, a Apple não vai esperar tanto.
Em uma recente entrevista em um evento do Wall Street Journal, o vice-presidente de marketing mundial da Apple, Greg Joswiak, revelou que a empresa pretende não demorar e adotar o padrão USB-C no iPhone o quanto antes, possivelmente já em 2023.
➽ Novo padrão USB4 versão 2.0 seria mais um motivo para o iPhone adotar a entrada USB-C
Portanto, nossa sugestão é que você pare já de comprar qualquer acessório que ainda venha com o padrão Lightning. Porque ele está com os dias contados.