Notícias

Novo padrão USB4 versão 2.0 seria mais um motivo para o iPhone adotar a entrada USB-C

O USB Promoter Group divulgou esta semana as especificações para o padrão USB4 versão 2.0.

O que ele traz de novo? Ele será capaz de transmitir dados a 80 Gbps através de portas USB-C. Isso é o dobro do que fazem hoje as velozes portas Thunderbolt 4 dos mais modernos Macs e iPads.

Isso poderia ser uma razão a mais para a Apple adotar de vez o conector USB-C no iPhone e evitar problemas com legislações no mundo todo.

Maior velocidade

Os atuais Macs e iPad Pros usam Thunderbolt 4 em suas portas USB-C graças às famílias de chips M1 e M2.

Uma atualização implica em maior transmissão de dados ou até mesmo poder usar telas de maior resolução, já que o USB4 versão 2.0 se prepara para as especificações mais modernas das portas DisplayPort.

Para entender o quanto isso deixa o atual Lightning defasado, os iPhones hoje ainda usam velocidades USB 2.0 (480Mbps/60MBps) para transmissão de dados por cabo.

Caso adotasse no iPhone esse novo padrão, isso aceleraria a velocidade para backups locais e transferência de dados, além de permitir conectar o aparelho à monitores mais modernos.

A pergunta que fica é: as pessoas ainda usam o cabo para transferir dados?

Nos últimos anos a Apple tornou o iPhone cada vez menos dependente de um computador, chegando ao ponto de haver usuários que simplesmente não possuem um PC.

Então, é possível que um ganho de velocidade tão grande não mudasse tanto assim a vida da maioria dos usuários.

Ao mesmo tempo, a porta Lightning parece estar com seus dias contados. Órgãos regulatórios em várias partes do mundo (inclusive no Brasil) já querem padronizar os conectores dos celulares ao USB-C, o que impedirá que se venda iPhones com portas proprietárias.

Em 2022 o Lightning completou 10 anos de existência, depois de ser apresentado no iPhone 5. Desde então, ele não evoluiu muito.

Parece que está chegando mesmo a hora deste padrão mudar ou evoluir. E o USB4/2 pode dar um empurrãozinho nessa mudança.

Isso se os iPhones dos próximos anos não eliminarem de vez qualquer conector…

Botão Voltar ao topo