Tudo o que muda no app Safari do iOS 16
O iOS 16 não traz grandes mudanças visuais para o Safari, mas sim alguns novos recursos para aumentar a colaboração, conveniência e segurança para o usuário.
Este artigo abrange todos os novos recursos do Safari no iOS 16 e iPadOS 16.
1. Grupos de Abas Compartilhado
Os grupos de abas foram introduzidos no Safari no iOS 15 do ano passado.
Agora, é possível compartilhar seus grupos de abas com outras pessoas, através de link ou mensagem. Eles podem adicionar abas próprias do navegador, contribuindo para o seu projeto de pesquisa.
Mas como você pode se beneficiar com isso?
Por exemplo, digamos que você esteja planejando férias com outra pessoa. Vocês podem compartilhar um grupo de abas com sites de possíveis acomodações, passeios e informações de viagem. Ambos podem adicionar ao grupo novas abas com mais informações.
Outro exemplo: colegas que estejam realizando um trabalho escolar podem compartilhar um grupo de abas para trocar pesquisas na internet sobre o assunto do estudo.
Assim como os grupos de abas normais, a versão compartilhada também é sincronizada com os diferentes dispositivos da Apple que você possui e que já tenham sido atualizados para o iOS 16.
2. Fixar Aba
Em um grupo de abas, você pode fixar aquelas que imagina que usará mais seguidamente.
3. Páginas Iniciais do grupo de abas
Cada grupo de abas tem sua própria página inicial separada no iOS 16, para que você possa ter diferentes favoritos, sites visitados com frequência e outras opções exclusivas de cada grupo de guias.
O acesso à página inicial pode ser feito indo até a tela de guias e pressionando o botão “+” para abrir uma página vazia.
Se você rolar para baixo, poderá tocar em “Editar” para personalizar a página principal do seu grupo de abas.
4. Sincronização de extensões
Se você baixou uma extensão em outro dispositivo, poderá vê-la nas preferências do Safari em seu iPhone graças à sincronização de extensões, um novo recurso do iOS 16.
Depois de instalada, a extensão será sincronizada entre os dispositivos, então você só precisa ativá-la uma vez.
5. Sincronização de configurações de sites
As configurações dos sites, como zoom de página, visualização automática do Leitor e outros ajustes agora serão sincronizadas entre os dispositivos para que você só precise definir suas preferências uma vez.
Se você não quiser compartilhar configurações de sites entre dispositivos, poderá desativá-lo na seção Safari do aplicativo Ajustes.
6. Edição de senha forte
Há tempos é possível deixar o Safari sugerir uma senha forte ao se criar uma conta em algum site, sincronizando direto no iCloud.
Porém, alguns sites têm requisitos específicos, como um certo número de símbolos ou letras maiúsculas, que as senhas fortes criadas automaticamente nem sempre atendem.
O iOS 16 traz uma opção para editar senhas fortes para que você possa ajustá-las em eventuais requisitos do site.
7. Recortar o fundo de uma imagem
Uma funcionalidade trazido pelo iOS 16 funcionará também em imagens de sites no Safari.
Você poderá recortar o fundo de uma imagem, tocando nela por 2 segundos e arrastando (ou copiando).
Você pode conhecer os detalhes desta função neste outro artigo:
8. Compatibilidade com imagens AVIF
O Safari passa a permitir a visualização nativa do formato de imagem AVIF (AV1 Image File Format).
Ele é um novo formato de imagem supercomprimida que permite uma grande redução do tamanho da imagem sem perda de qualidade em relação ao formato JPG ou WebP.
Este é um formato que promete virar padrão na web nos próximos anos, desbancando o JPG.
Para ver o que mais o novo sistema apresenta de diferente, confira a lista com as novidades do iOS 16.