iOS 19

As atualizações divididas do iOS 18 estão atrasando o desenvolvimento do iOS 19

Em setembro, comentamos aqui que este ano a Apple decidiu, pela primeira vez, dividir as novidades do sistema em diversas atualizações diferentes (leia: O lançamento do iOS 18 está sendo o mais fragmentado da história).

Não é a primeira vez que ela deixa para lançar alguma funcionalidade após o lançamento, mas desta vez trata-se não de uma função secundária, mas da novidade central do iOS 18: a Apple Intelligence.

O atraso no desenvolvimento da IA da maçã obrigou-a a anunciar tudo de uma vez em junho, sem que as funções estivessem prontas. Com isso, ela precisou liberar as novidades aos poucos, em diversas atualizações que acontecem até março que vem.

O problema disso é que, visto que na prática o iOS 18 ainda está em desenvolvimento, o início para preparar a próxima versão do sistema, o iOS 19, está sendo prejudicado, pelo fato das equipes de desenvolvimento da Apple estarem ocupadas.

Mark Gurman, um dos analistas mais respeitados no mundo Apple, explicou que o desenvolvimento do iOS 19 está mais lento do que o normal.

Isso porque os engenheiros ainda estão focados no iOS 18, algo que raramente acontece, já que a Apple costuma priorizar rapidamente o próximo sistema.

Normalmente, os engenheiros da Apple migram rapidamente para a próxima grande versão do sistema operacional, mas ainda estão focados em implementar melhorias para o iOS 18, incluindo a versão 18.4, prevista para o primeiro semestre de 2025.

Esse desvio de recursos está atrasando o cronograma do iOS 19, que deverá adotar também um lançamento mais fragmentado, frustrando usuários que esperam por grandes novidades já no lançamento inicial.

Entre as principais funcionalidades esperadas no iOS 19 está uma aguardada atualização da Siri, que será impulsionada por modelos avançados de linguagem natural.

Essa mudança promete tornar a assistente mais conversacional e interativa, semelhante ao ChatGPT.

A Apple deve apresentar essa inovação na WWDC 2025, mas a funcionalidade completa só estará disponível na versão 19.4, prevista para o início de 2026.

Esse atraso não se limita à Siri: muitas outras funcionalidades originalmente planejadas para o lançamento do iOS 19 também serão adiadas.

Por que o atraso?

Na opinião deste editor, o atraso se deve ao fato da Apple querer promover sua inteligência artificial sem que esteja pronta. E isso ela fez para que os acionistas não a abandonem por ter entrado tarde nesta revolução.

Para o mercado (e os usuários), seria inadmissível a Apple não ter apresentado nenhuma novidade de IA na última WWDC, em junho. Mas sem uma Apple Intelligence pronta, o que fazer?

A tática foi anunciar a IA, mas dividi-la em atualizações durante vários meses, conforme as equipes de desenvolvimento conseguiam finalizar cada projeto.

Na prática, é como se os novos iOS viessem com um “vale-novidade”, que você retira tempos depois do lançamento.

A longo prazo, isso tem tudo para dar errado…

Botão Voltar ao topo
//