iOS

As 13 principais novidades que virão no iOS 16.1

A versão final do iOS 16 foi lançada, então a Apple já começou a colocar no forno a próxima atualização do sistema.

Mas o que tem de novo? Vale a pena atualizar? Será que virão novidades revolucionárias?

Felizmente já é possível saber o que virá, sem criar falsas expectativas. O Blog do iPhone já está testando a versão beta do futuro sistema e conta para você o que esperar nesta próxima atualização.


Nada de novos Emoji

Já é tradição termos novos Emoji nas versões x.1, porém este ano será diferente.

Isso porque este ano eles chegaram mais cedo, no iOS 15.4. O calendário de lançamentos de Emoji mudou com a pandemia, e agora acontece na primeira metade do ano.


Live Activities

Um recurso que foi adiado e que provavelmente chegará com o iOS 16.1. No beta, os desenvolvedores já têm acesso à API, que tinha sido desativada nos betas anteriores.


Porcentagem da bateria para todo mundo

A Apple parece ter ouvido a reclamação de milhares de usuários e resolveu colocar a opção de porcentagem de bateria na status bar também para aqueles modelos que tinham ficado de fora.


Representação visual da carga da bateria

Depois de muitas reclamações, a Apple adotará o preenchimento proporcional do ícone da bateria, que refletirá a quantidade de carga que ainda tem nela.


Número no ícone da bateria maior

Além de mudar o funcionamento do ícone, o novo sistema deixará maior a letra da porcentagem dentro dele, para facilitar ainda mais a visualização, principalmente em telas menores como os modelos mini.


Indicador de carga na tela bloqueada

No iOS 16.1, quando você colocar o iPhone para carregar, a indicação de carregamento da bateria aparece na parte de cima da hora, não embaixo como sempre foi.

Provavelmente isso é devido ao efeito de profundidade da tela de bloqueio, deixando a informação mais clara em wallpapers que usam o recurso.


Compatibilidade com acessórios Matter

É possível que o iOS 16.1 já deixe pronta a compatibilidade com o padrão Matter, que ainda não foi lançado oficialmente. Já terá um espaço para ele nos Ajustes do sistema.


Clean Energy Charging

Uma funcionalidade recém anunciada pela Apple, mas que para variar só funcionará nos Estados Unidos por enquanto.

O que a Apple chama de “Carregamento com Energia Limpa” é uma maneira de só recarregar o aparelho quando ele identifica que a energia está vindo de uma fonte sustentável.


App Carteira pode ser apagado

Conforme já tínhamos comentado aqui, o aplicativo Carteira (Wallet) poderá ser apagado do sistema no iOS 16.1, para evitar que a Apple seja acusada de monopólio em pagamentos digitais.

O app é o que dá sustentação ao Apple Pay. Portanto, se você apagá-lo, não poderá manter cartões no seu iPhone para pagamentos por aproximação.


Configuração de wallpaper

No iOS 16.1 a Apple deixa mais simples e clara a configuração da tela bloqueada e da tela inicial de apps, separadamente.


Menu de capturas de tela

O menu quando se faz uma captura de tela mudou, ficando mais compacto no lado superior da tela.


Fitness+ sem Apple Watch

Outra função adiada no iOS 16 e que chegou no iOS 16.1: a possibilidade de se inscrever e usar o serviço Fitness+ sem ter obrigatoriamente um Apple Watch.


Amigos do Game Center nos Contatos

O aplicativo Contatos mostrará o perfil do Game Center de seus amigos e você pode tocar para ver quais jogos eles estão jogando e as conquistas que estão realizando.

Há também uma nova opção nos ajustes do Game Center para “Permitir que amigos encontrem você”.

Ajude seus amigos e amigas do Game Center a encontrar você com mais facilidade com base no nome que usam para você no app Contatos. Para fazer isso, o Game Center usará o endereço de e-mail e número de telefone associados ao seu ID Apple.


Fototeca Compartilhada do iCloud

Outro recurso que foi adiado e que provavelmente seja liberado no iOS 16.1. Com a Fototeca Compartilhada do iCloud, você poderá criar álbuns de fotos em que amigos ou familiares poderão ver, editar e contribuir com ele.


Ainda não há uma data oficial para o lançamento desta versão. Acreditava-se inicialmente que seria em outubro, junto com o lançamento dos novos iPads, mas já há rumores que dizem que isso pode acontecer só em novembro.

Até lá, vamos ver se aparecem outras novidades.


Google News

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo