iOS

Os 20 novos recursos que foram incluídos no iOS 16.1

Finalmente chegou o grande dia do lançamento do iOS 16.1, quando todos poderão instalar a atualização do sistema mais importante da semana.

Mas o que tem de novo? Vale a pena atualizar? Quais as novidades revolucionárias?

Nós fizemos um apanhado do que mudou, para você conhecer as novidades.

0. Nada de novos Emoji

Já é tradição termos novos Emoji nas versões x.1, porém desta vez foi diferente.

Isso porque este ano eles chegaram mais cedo, no iOS 15.4. O calendário de lançamentos de Emoji mudou com a pandemia, e agora acontece na primeira metade do ano.


1. Live Activities

Um recurso que foi adiado, mas finalmente chegou no iOS 16.1. Teremos resultados em tempo real de partidas esportivas ou informações de aplicativos, diretamente na tela bloqueada.


2. Porcentagem da bateria para todos os modelos

A Apple ouviu a reclamação de milhares de usuários e resolveu colocar a opção de porcentagem de bateria na status bar também para aqueles modelos que tinham ficado de fora no iOS 16.0.


3. Representação visual da carga da bateria

Depois de muitas reclamações, a Apple adotou o preenchimento proporcional do ícone da bateria, que reflete a quantidade de carga que ainda tem nela.


4. Número no ícone da bateria maior

Além de mudar o funcionamento do ícone, o novo sistema deixou maior a letra da porcentagem dentro dele, para facilitar ainda mais a visualização, principalmente em telas menores como os modelos mini.

Porcentagem da bateria no iOS 16.1


5. Indicador de carga na tela bloqueada

No iOS 16.1, quando você coloca o iPhone para carregar, a indicação de carregamento da bateria aparece na parte de cima da hora, não embaixo como sempre foi.


6. Compatibilidade com acessórios Matter

O iOS 16.1 deixa pronta a compatibilidade com o padrão Matter, que já foi oficialmente lançado mas aguarda-se os acessórios compatíveis.


7. Clean Energy Charging (EUA)

Uma funcionalidade recém anunciada pela Apple, mas que para variar só funcionará nos Estados Unidos por enquanto.

O que a Apple chama de “Carregamento com Energia Limpa” é uma maneira de só recarregar o aparelho quando ele identifica que a energia está vindo de uma fonte sustentável. Este recurso necessita de suporte na rede elétrica, o que ainda não existe na maioria dos países.


8. Conta rendeira no Apple Card (EUA)

O que no Brasil nós já conhecemos há tempos com Nubank, PagBank e iti, agora será adotado também pela Apple nos Estados Unidos: uma conta com rendimentos para quem tem o cartão Apple Card. E isso ficará ativo já no iOS 16.1.


9. App Carteira pode ser apagado

Conforme já tínhamos comentado aqui, o aplicativo Carteira (Wallet) poderá ser apagado do sistema no iOS 16.1, para evitar que a Apple seja acusada de monopólio em pagamentos digitais.

O app é o que dá sustentação ao Apple Pay. Portanto, se você apagá-lo, não poderá manter cartões no seu iPhone para pagamentos por aproximação.


10. Compartilhamento de chaves pelo Wallet

O compartilhamento de chaves permite que você compartilhe com segurança a chave do carro, do quarto de hotel e outras chaves no app Carteira (Wallet) usando aplicativos de mensagens, como iMessage e WhatsApp.

Mas no Brasil essas chaves digitais ainda não são muito comuns.


11. Configuração de wallpaper

No iOS 16.1 a Apple deixa mais simples e clara a configuração da tela bloqueada e da tela inicial de apps, separadamente.

Além disso, a criação e gestão de sets de wallpapers poderá ser feita diretamente nos Ajustes.


12. Menu de capturas de tela

O menu quando se faz uma captura de tela mudou, ficando mais compacto no lado superior da tela.


13. Fitness+ sem Apple Watch

Outra função adiada no iOS 16 e que chegou no iOS 16.1: a possibilidade de se inscrever e usar o serviço Fitness+ sem ter obrigatoriamente um Apple Watch.


14. Amigos do Game Center nos Contatos

O aplicativo Contatos mostra agora o perfil do Game Center de seus amigos e você pode tocar para ver quais jogos eles estão jogando e as conquistas que estão realizando.

Há também uma nova opção nos ajustes do Game Center para “Permitir que amigos encontrem você”.

Ajude seus amigos e amigas do Game Center a encontrar você com mais facilidade com base no nome que usam para você no app Contatos. Para fazer isso, o Game Center usará o endereço de e-mail e número de telefone associados ao seu ID Apple.


15. Fototeca Compartilhada do iCloud

Outro recurso que foi adiado e que está sendo liberado no iOS 16.1. Com a Fototeca Compartilhada do iCloud você pode criar álbuns de fotos em que amigos ou familiares poderão ver, editar e contribuir com ele.


16. Opção para desligar avisos de colar de outro app

O iOS 16.1 inclui nos Ajustes a opção de desligar ou sempre autorizar o uso de ítens copiados em outros aplicativos, caso o usuário não queira ser importunado constantemente com o aviso pedindo autorização.


17. Dynamic Island deslocada

Para quem já tem o iPhone 14 Pro, a Dynamic Island descerá junto com a tela quando se ativar o recurso de Alcançabilidade.


18. Baixar conteúdos do app em background

Com o iOS 16.1 os novos aplicativos que você instalar já baixarão qualquer conteúdo extra que tenham antes mesmo de você abrir o app pela primeira vez.

Isso poderá ser desabilitado nos Ajustes.


19. Novas ações nos Atalhos

A atualização do iOS 16.0 adicionou quase 60 novas ações no aplicativo Atalhos, e o iOS 16.1 lança mais algumas.

O primeiro é “Obter foco atual” para o aplicativo Configurações, que retorna o foco ativo no momento. A segunda é “Buscar no app Atalhos” para o aplicativo Atalhos, que abre o Atalhos e realiza uma pesquisa por um texto especificado. E o terceiro é “Abrir lista inteligente“, que abre uma lista inteligente específica em Lembretes.


20. Divisão por categorias dos ícones para Atalhos

Ao escolher um ícone para um atalho personalizado, agora você verá uma lista bem mais organizada e fácil de encontrar o que você quer, dividida em categorias.


Quais dispositivos são compatíveis? Os mesmos do iOS 16.

Botão Voltar ao topo