Chrome passa a permitir ser escolhido como navegador padrão antes do lançamento do iOS 14

Por iLex

Normalmente, funcionalidades exclusivas de novas versões do iOS só podem ser implementadas em aplicativos de terceiros quando a Apple libera o sistema final.

Isso porque os desenvolvedores precisam adaptar seus aplicativos com as novidades e só podem publicar na App Store quando o sistema for efetivamente lançado.

Porém, 2020 parece ser bem diferente do que qualquer outro ano.

A mais nova versão pública do aplicativo Google Chrome passou a permitir a escolha dele como navegador padrão do sistema, antes mesmo do iOS 14 chegar às mãos dos usuários.

Quem está testando a versão beta do iOS 14 já pode escolher o Chrome como navegador padrão do sistema.

Para isso, basta atualizar o aplicativo na App Store, normalmente como se faz com qualquer aplicativo normal. A opção então aparece nos ajustes do aplicativo.

Esta é uma funcionalidade exclusiva do novo sistema e mesmo quem baixar o novo Chrome, não terá acesso à novidade se estiver ainda no iOS 13 ou anterior.

É bem verdade que faltam agora poucas semanas para a versão final do iOS 14 ser liberada para o público, mas é a primeira que um app de terceiros consegue liberar uma função exclusiva para quem já está testando o beta do sistema.

Como isso é possível?


Autorização da Apple

A diferença aqui é que a nova função de navegador e programa de e-mail padrão no sistema não será para qualquer aplicativo. Somente para aqueles que a Apple autorizar, após uma profunda análise de segurança.

Por muitos anos, os usuários pediram que a maçã liberasse a possibilidade de cada um escolher qual programa de e-mail e de internet abrisse automaticamente ao clicar em um link.

Sempre foi o Safari, porque a Apple tinha medo que se outros aplicativos pudessem fazer isso, poderia comprometer a segurança do usuário. Afinal, é o navegador que tem acesso a todos os dados que as pessoas acessam na internet, e apps maliciosos poderiam usar isso para roubar esses dados.

Com o iOS 14, a empresa finalmente irá aceitar que o usuário escolha outros navegadores padrão, porém apenas aqueles autorizados poderão oferecer o recurso.

Espera-se que a Apple autorize outros aplicativos de internet e de e-mail, para que adicionem a função. O app Spark Mail já confirmou que recebeu essa autorização e irá implementar o recurso em breve.

Implementação capenga

Um “porém” do novo recurso é a parte chata do aviso que aparece toda vez que você abre um link pela primeira vez em algum aplicativo.

Isso acontece em todos os apps que usem pela primeira vez o Chrome como navegador. Parece ser mais uma camada de segurança que a Apple adota, para que o usuário tenha certeza que está autorizando um navegador alternativo. Mas atrapalha a experiência de uso.

Além disso, percebemos que ao reiniciar o iPhone, o navegador padrão volta a ser o Safari. Não sabemos se isso tem relação ao fato do iOS ainda estar em fase beta ou se será um comportamento definitivo implementado pela Apple.


Caso o navegador do Google seja desinstalado, o Safari volta a ser automaticamente o navegador padrão.

SOBRE:
Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário
//