iOS

Ative o recurso para evitar o desgaste da bateria do seu iPhone

Aprenda neste tutorial como funciona o carregamento otimizado da bateria do iPhone e como ativá-la


O assunto bateria do iPhone foi algo que sempre estressou um pouco os usuários.

Primeiro porque ela costuma acabar rápido quando usamos demais o aparelho. Segundo porque, depois de alguns anos, ela vai perdendo ainda mais a sua capacidade de retenção de energia, por causa da idade.

A Apple está tentando diminuir este efeito do tempo, encontrando maneiras de estressar menos a bateria física ao recarregar o aparelho. E por isso ela incluiu um recurso de carregamento otimizado da bateria diretamente no sistema do iPhone, para preservar a vida útil dela.



Carregamento otimizado da bateria do iPhone

Nos ajustes de bateria do iOS, é possível encontrar a opção de Carregamento Otimizado da Bateria, que fica ativa por padrão e que controla quando a carga chega à capacidade máxima.

A função parte do princípio que, quando o iPhone carrega 100% a bateria, cargas constantes em cima disso acabam danificando com o tempo o aparelho.

O carregamento otimizado aprende qual é a sua rotina de carregamento, para programar o tempo certo que você irá precisar dele.

Por exemplo, para quem deixa carregando durante a noite. O carregamento irá acontecer até completar 80%. Aí então o sistema determinará mais ou menos a que horas você costuma acordar, e aí completará de 80% a 100% nas duas últimas horas antes de você levantar.

Seria ótimo você ler também:
👉 Mitos e verdades sobre a bateria do iPhone



Uma notificação aparecerá informando você da estimativa de horário que a carga chegará em 100%.

carregamento otimizado da bateria do iPhone
Imagem: Apple

Caso você queira que ele carregue totalmente antes disso, basta tocar e segurar a notificação, e então tocar em Carregar Agora.

Se o carregamento otimizado não ativar

Se você ativou o carregamento otimizado da bateria nos Ajustes do iPhone, mas mesmo assim ele não faz o processo quando você deixa carregando, é porque o recurso precisa de alguns requisitos para funcionar.

Ele foi desenvolvido para ser ativado apenas nos locais em que você tem por hábito passar muito tempo, como a sua casa ou seu local de trabalho. Isso significa que você precisa deixar ativado os seguintes ajustes de localização:

  • Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização > Serviços de Localização.
  • Ajustes > Privacidade> Serviços de Localização > Serviços do Sistema > Personalização do Sistema.
  • Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização > Serviços do Sistema > Locais Importantes.

O recurso não é ativado quando os hábitos de uso são mais variados, como durante uma viagem, por exemplo, ou quando você estiver na casa de outra pessoa.

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar