Notícias

Testamos o carregador que carrega rápido o iPhone, com conexão USB-C Power Delivery

Muitos leitores ainda nos perguntam como funciona o carregamento rápido no iPhone.

Quais modelos apresentam a função? Preciso de um carregador especial? Em quanto tempo carrega a bateria?

Nós já fizemos aqui um artigo sobre como funciona o carregamento rápido dos novos iPhones (modelos a partir do 8).

Para a carga rápida, é necessário um carregador de parede que forneça mais energia, de forma rápida, e é isso que o padrão USB-PD (power delivery) faz. Mas muitos sempre reclamaram que é preciso comprar carregadores à parte, e os da marca Apple costumam ser bem caros.

Por isso, testamos um carregador alternativo mais econômico que o da maçã e capaz de fornecer a carga rápida que os novos iPhones precisam.





O Sugar PD é um carregador de parede que possui duas saídas USB. Uma delas é do tipo C, que fornece alta potência compatível com o carregamento rápido dos novos iPhones.

A norma USB-PD (USB Power Delivery) existe desde 2012, mas demorou alguns anos para ser adotada pelo mercado. Ele concorre com o padrão Quick Charge da Qualcomm, comum em alguns dispositivos Android. Esse carregador apresenta os dois padrões paralelamente.

Os iPhones 11 Pro e Pro Max foram os primeiros celulares da Apple a trazer originalmente na caixa um carregador rápido PD de 18W. Todos os outros modelos (inclusive o 11 sem ser Pro) oferecem apenas o carregador de 5W, que é extremamente lento.

Em nossos testes, o carregador Sugar PD supriu esta deficiência. Usando um cabo do Tipo-C/Lightning, conseguimos recarregar um iPhone XR com a mesma velocidade do carregador original que vem na caixa dos novos iPhones 11 Pro.

Com isso, é possível completar 50% da carga do aparelho em um espaço de 30 minutos.

Vale notar que a carga PD nos iPhones só funciona usando um cabo USB-C/Lightning. A saída USB normal (A) que também é oferecida no Sugar carrega o iPhone de forma normal.





Usando o mesmo carregador, conseguimos também recarregar um notebook Dell Inspiron, que permite alimentação pela porta USB-C, assim como nos MacBooks, e substituiu sem problemas o carregador original. Claro que, como a potência é menor (36W contra os 65W do carregador original), o tempo de carregamento do laptop é um pouco maior. Mas já ajuda bastante quando você precisa de um reforço na bateria e o cabo não está por perto.

O design da tomada é inteligente: através de um encaixe, ele é compatível tanto com o padrão brasileiro/europeu quanto com os de pinos chatos dos Estados Unidos, o que o torna ideal para viagens internacionais.

Para se ter uma ideia da economia, o carregador PD da Apple, modelo de 30W, custa R$ 349,00, enquanto o Sugar PD de 36W custa um pouco mais da metade. E ainda oferece uma segunda porta USB para carregar outro dispositivo ao mesmo tempo.


Este acessório se mostrou um excelente carregador de suporte, quando você precisa ter mais de uma fonte de energia em lugares diferentes (casa e trabalho, por exemplo). E para quem tem iPhone compatível com o carregamento rápido, mas recebeu na caixa o plug de 5W, este Sugar melhora bastante a velocidade de recarga.

Você pode encontrá-lo na melhor loja de acessórios da internet, a BDI Store. 😉

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar