Tutoriais

Como ver a Saúde da Bateria do seu iPhone

Existe um recurso no iOS capaz de mostrar a que ponto está a saúde da bateria física do iPhone, e este tutorial mostra como acessar essa informação.


Após toda a polêmica da descoberta de que o iOS baixa a performance do iPhone quando a bateria está desgastada, a Apple prometeu incluir no sistema uma opção para o usuário escolher quando quer (ou não) que a performance seja prejudicada, além de uma análise mais transparente do estado da bateria.

Esta novidade foi incluída no iOS 11.3 e está presente até hoje no iPhone.

Veja neste artigo como ela funciona.

Saúde da Bateria do iPhone

Os ajustes da bateria ganharam um menu a mais, chamado Saúde da Bateria.

Painel de Saúde da Bateria do iPhone nos Ajustes

Neste menu, é possível ver a capacidade máxima atual da sua bateria e, se ela estiver abaixo de 80%, o sistema passa a diminuir o desempenho do processador para preservar o aparelho ligado.

A Apple chama isso de Gerenciamento de Desempenho. Neste caso, aparecerá a opção (bem discreta) para o usuário desligar o gerenciamento, caso queira que a performance continue original.

Saúde da Bateria do iPhone

Porém, é importante notar algumas coisas:

  • O gerenciamento de desempenho fica inicialmente desativado por padrão; ele será ativado apenas se o dispositivo sofrer um desligamento inesperado.
  • Se você desligar manualmente o gerenciamento de desempenho e o aparelho vier a se desligar novamente de forma inesperada, a funcionalidade é reativada automaticamente, até você desligá-la manualmente.
  • A capacidade máxima da bateria avalia a capacidade da bateria do dispositivo em relação a quando ela era nova. As baterias iniciarão em 100% quando forem ativadas pela primeira vez e terão sua capacidade diminuída conforme ela envelhecer quimicamente, o que pode resultar em menos horas de uso entre as cargas.

É muito bom saber que a diminuição da performance não estará ativada por padrão e só será acionada quando houver um desligamento inesperado antes da bateria chegar aos 0%.

Aplicativos de terceiros

Sempre fomos bem desconfiados aqui sobre a eficácia de aplicativos que dizem conseguir analisar o estado da bateria do iPhone.

A Apple não dá muita liberdade para aplicativos da App Store analisarem informações do hardware, então é bem difícil algum deles afirmar que é capaz de dizer o estado da sua bateria física.

Nós já falamos aqui de um programa de computador que analisa a bateria através do cabo do iPhone e muitos de vocês puderam assim descobrir como estava a sua. Fizemos a comparação da avaliação feita pelo iOS e pelo programa, em um iPhone. E o resultado foi bastante próximo:

Saúde da Bateria

Já outros aplicativos da App Store acabaram mostrando resultados bem diferentes daqueles da Apple.

Um dos mais populares, o Battery Life, se mostrou ineficiente em analisar o estado físico da bateria, apresentando uma porcentagem muito diferente da real.

Portanto, repetimos o que já dissemos aqui algumas vezes: não confie em aplicativos da App Store que alegam analisar o estado físico de sua bateria. Eles não conseguem fazer o que prometem e só servem para lhe despejar banners publicitários.

Botão Voltar ao topo