Dicas de iPhone e iPad

Bateria do iPhone descarregando rápido demais? Veja o que fazer

Se você acha que a bateria do seu iPhone está descarregando bem mais rápido do que o normal, veja aqui as possíveis causas e como resolver.

Tem muita gente reclamando nas redes sociais sobre o excessivo consumo da bateria do iPhone depois da última atualização do iOS.

Ao mesmo tempo, vários de nossos leitores dizem que não notaram nada além do normal no consumo do novo sistema.

Quem estará certo?

Um dos calcanhares de Aquiles da Apple sempre foi a bateria do iPhone, que por mais que melhore, nunca será suficiente para fazermos tudo o que queremos antes de reconectá-lo na tomada.

Sim, muitos de nós gostariam de ter autonomia de 5 ou 7 dias, como era com os celulares de antigamente.

Mas os tempos são outros: os smartphones modernos, com suas telas de alta definição e centenas de aplicativos, se tornaram grandes consumidores de energia.

Porém, há casos em que a bateria descarrega bem mais rápido do que o normal e é preciso estar atento para entender a causa que está fazendo isso acontecer.

Por este motivo, mostraremos a seguir algum motivos que podem estar fazendo a bateria do seu iPhone descarregar rápido demais, e o que fazer para melhorar esta performance.

Se sua bateria está acabando mais rápido que o normal, veja se algum dos motivos a seguir pode ser a causa do problema.


1. Após atualizar o iOS

Bem, você acabou de atualizar para o novo iOS e percebeu que nos últimos dois dias a bateria gastou bem mais rápido do que o normal.

Aí você pensa: é essa atualização que está acabando com a bateria, certo?

Hummm… Talvez não seja nenhum bug ou irregularidade. O problema pode ser outro.

Um dos motivos da bateria estar durando menos do que o habitual pode ser você estar usando mais o seu iPhone. Afinal, você fez questão de passar horas testando todas as novidades, não é mesmo? 🤗

Parece bobagem, mas muitas vezes a gente nem percebe quando usa mais o celular, e em algumas circunstâncias isso pode estar acontecendo.

Nos dois ou três primeiros dias após a atualização, é bem normal a bateria durar menos do que de costume, justamente porque você, sem perceber, usou mais o aparelho.

Além disso, o próprio sistema trabalha mais nos primeiros dias, indexando os arquivos no Spotlight (motor de buscas), fotos da biblioteca, notas e dados de aplicativos.

Dezenas de aplicativos atualizam ao mesmo tempo adaptados ao novo sistema e se o download automático está ativado, ele faz tudo isso em segundo plano.

Tudo isso consome mais energia nos primeiros dias.

Então, se você acabou de atualizar para um novo iOS, aguarde um período de 5 dias para começar a avaliar se a bateria realmente está com algum problema ou se é algo pontual e temporário.


2. Problemas em algum aplicativo

Um outro motivo possível é você estar usando algum aplicativo que seja responsável por um grande consumo irregular de bateria.

Para descobrir isso, abra os Ajustes › Bateria e veja uma lista dos aplicativos que mais consumiram energia nas últimas horas ou dias.

Se tiver algum que esteja exageradamente consumindo energia, pode ser ele o problema.

O ideal é que você tente saber se existe alguma atualização dele para o novo sistema que funcione de forma mais otimizada.

A regra geral é sempre manter todos os aplicativos atualizados para a última versão, a fim de que eles não apresentem problemas com o sistema.

Siga a leitura para conferir outros 4 motivos que podem estar causando o descarregamento anormal do seu iPhone e como melhorar isso.

3. Cobertura ruim de celular

Muita gente esquece deste detalhe, mas se você estiver em uma região com uma cobertura ruim de celular, o iPhone vai ficar a todo momento tentando procurar a rede e isso acaba com a sua bateria rapidamente.

É muito comum isso acontecer em viagens para o interior, praia ou em estradas onde há poucas antenas de operadoras.

A solução é você desligar a conexão celular quando estiver nessas regiões sem cobertura. Ou, se for um local em que o problema seja apenas com a rede 4G, configure para captar somente o 3G em Ajustes > Celular > Voz e Dados.


4. Altas temperaturas

A bateria do iPhone não se comporta muito bem em temperaturas adversas. Isto significa que caso o aparelho esteja em um ambiente em que a temperatura esteja em menos de 0º ou mais de 35ºC, a bateria vai ser consumida de forma irregular.

No Brasil, é raro termos temperaturas muito baixas (apesar que nos últimos tempos não dá para duvidar mais de nada).

Porém, temperaturas acima de 35º em algumas regiões podem ocorrer com mais frequência. Nesse caso, a bateria consome mais rapidamente.

Nunca deixe o aparelho fechado dentro de um carro, ou em uma bolsa no sol da praia. Altas temperaturas, além de ativar o sistema de segurança que bloqueia o uso do aparelho, também danifica a vida útil da bateria de forma permanente. Já falamos sobre isso aqui.

5. Problemas na atualização do sistema

Não é regra, mas quando a gente atualiza um sistema operacional em cima de outro existente (em vez de restaurar do zero), algumas coisas podem não dar certo durante este processo.

É raro, mas pode acontecer.

Arquivos internos podem sofrer pequenas corrupções que acabam afetando o desempenho do sistema. Isso infelizmente não é raro no mundo tecnológico, inclusive em computadores.

Portanto, se você está vivenciando problemas de desempenho ou bateria que é consumida muito rápido, o ideal é você instalar novamente o iOS. Em 90% dos casos isto é o suficiente para que a bateria volte ao normal.

Para fazer uma restauração completa do sistema, é preciso conectar o aparelho no computador. Antes disso, faça um backup do iPhone para se certificar que não irá perder nada importante.

Se você decidir não recuperar o backup após a restauração, é ainda melhor, pois ele muitas vezes traz os arquivos corrompidos antigos que também podem influenciar no desempenho geral. Nós ensinamos aqui no blog como fazer o que chamamos de Instalação Limpa do iPhone.

É uma solução mais radical, mas é a que mais funciona. Se ela mesmo assim não resolver seu problema, então a causa pode ser mais séria.


6. Problema na bateria física

Uma possibilidade a ser considerada é que seja um problema na bateria física.

Todo e qualquer smartphone possui baterias que se desgastam com o tempo, e isso é inevitável com a tecnologia atual.

Nós explicamos isso em detalhes em nosso artigo sobre as verdades sobre a bateria do iPhone. Vale a pena dar uma lida para saber como lidar com sua bateria.

Portanto, se seu aparelho já tem alguns bons anos “de vida”, é possível que a autonomia da bateria não seja mais a mesma.

Mas como saber? É bem fácil, na verdade. Felizmente o iOS possui uma maneira de diagnosticar problemas na bateria física.

Para saber se seu aparelho está sofrendo problema na bateria, abra os Ajustes e vá no menu Bateria. No topo da tela, caso o hardware esteja com problema, um aviso aparecerá solicitando que você procure uma assistência autorizada.

Bateria do iPhone descarregando rápido

Neste caso, não resta outra alternativa a não ser trocar a sua bateria.

Otimize suas configurações

Os procedimentos comentados neste artigo são para averiguar se há algum problema excepcional que esteja provocando um consumo anormal da bateria.

Mas você também pode otimizar o seu uso cotidiano, tomando algumas atitudes para reduzir o seu consumo de bateria, com dicas para desligar ou reduzir o uso de algumas funções nativas.

Nós fizemos um belo artigo aqui no BDI sobre isso mostrando as atitudes que você pode tomar para gastar menos a bateria no seu dia a dia:

Você tem alguma outra sugestão? Então compartilhe conosco aqui nos comentários. 😉👍

Botão Voltar ao topo