5 dicas de iOS que só funcionam no iPhone XR, XS e X
O design dos iPhones após o modelo X marcaram uma mudança importante no uso do iPhone, introduzindo novos conceitos e gestos que fizeram com que os usuários precisassem reaprender algumas coisas.
Listamos neste artigo 5 exemplos de funcionalidades do iPhone geração X que não são tão óbvias para todos os usuários.
1. Usar Animoji como stickers
Os Animoji são, como o próprio nome bem sugere, emojis animados que usam o reconhecimento facial do usuário. Mas o que poucos sabem é que eles podem ser enviados também como imagem estática, em forma de stickers do iMessage.
Para isso, basta segurar por um segundo o Animoji e arrastar a imagem sobre a mensagem.
2. Toque para despertar a tela
O iOS feito para os novos iPhones possui uma exclusividade não presente ainda em outros modelos. É o fato da tela despertar simplesmente ao tocá-la.
Com isso, se você quiser simplesmente visualizar as horas quando o iPhone estiver apoiado na mesa, basta tocar na tela.
3. Multitarefa rápida
No iPhone X, para ter acesso à tela com todos os aplicativos “abertos” em segundo plano, você precisa arrastar a parte inferior da tela para cima e segurar por 1 segundo, até aparecer as janelinhas dos apps. Porém, através de alguns gestos alternativos você pode acelerar este processo.
Um deles é você fazer um L invertido na parte inferior da tela, para não precisar ficar esperando o tal do 1 segundo.
O outro é você realizar um gesto diagonal partindo do canto inferior esquerdo da tela.
4. Fechar aplicativos
Para fechar aplicativos em segundo plano, o processo é um pouco diferente do que nos iPhones anteriores, porque ao tentar arrastar a janelinha do app para cima, ele simplesmente volta para a tela de Início, pois no X é este o comando que substitui o botão Home.
Para efetivamente fechar um aplicativo aberto em segundo plano, abra a tela de multitarefa (como mostrado na dica 3), toque e segure a janela durante 1 segundo, até aparecer uma bolinha vermelha nelas. Aí é só tocar na bolinha para fechar os apps. Você pode também, a partir deste momento, arrastar as janelas para cima, que elas agora fecharão o app.
5. Revalidar o Face ID
Por vezes, o Face ID não reconhece o seu rosto, ou porque ele está muito perto da tela, ou porque você está tapando parte dele, e aí o símbolo de cadeado dá uma tremidinha e fica sem fazer nada. O natural é você então desligar a tela com o botão lateral e religá-la, para tentar novamente a autenticação.
Porém, há um gesto prático para revalidar a autenticação sem precisar desligar a tela. Basta inclinar rapidamente o aparelho para trás, que o scanner de rosto é reativado e uma nova tentativa é feita.
Leia também outros artigos que fizemos com dicas específicas para o iPhone X:
- Como ativar o recurso Alcançabilidade no iPhone X
- Como forçar o reinício de um iPhone X
- Como colocar um botão Início virtual no iPhone X
- Como desligar o Face ID em caso de assalto
-
As 10 primeiras coisas que você deve experimentar no iPhone X