Notícias

Apple confirma que existe uma maneira de desligar o Face ID em caso de assalto

Uma das questões mais colocadas em relação ao novo reconhecimento facial do iPhone X (chamado de Face ID) é a respeito de como fazer para evitar que um ladrão, por exemplo, simplesmente aponte o aparelho para o seu rosto e desbloqueie-o sem senha.

Em um email, um dos altos executivos da Apple, Craig Federighi, explicou que existe uma maneira de evitar isso.

Um desenvolvedor escreveu um email para Craig perguntando algumas coisas sobre o novo Face ID, e o executivo respondeu. Uma das perguntas é relativa à questão no início deste artigo.

– O que impede de um ladrão pegar seu iPhone X, apontar para o seu rosto e sair correndo com o aparelho?
Há duas saídas. Primeiro, se você não olhar diretamente para o telefone, ele não desbloqueia. Segundo, se você apertar os botões de ambos os lados do iPhone quando ele ainda estiver com você, o Face ID é desabilitado temporariamente.

Bem, isso claro só funciona em caso de furtos, porque se for um assalto à mão armada, o melhor que se tem a fazer é não reagir e entregar o celular. Aliás, se o criminoso conseguir desbloquear o aparelho apenas com o rosto do proprietário, ele terá que impedir que a tela bloqueie, senão depois não tem mais como desbloquear. Por isso, não faz muito sentido as pessoas acharem que o Face ID é menos seguro que o Touch ID neste caso, porque o relevante mesmo é a senha do aparelho.

O sistema de proteção também desabilita o Face ID temporariamente quando um outro rosto não registrado não é reconhecido diversas vezes pelo Face ID. Neste caso, é solicitada a senha do aparelho, e foi mais ou menos isso que aconteceu na falha da apresentação durante o evento da Apple, em que Craig foi demonstrar pela primeira vez a função e o iPhone pediu a senha. Segundo eles, a pessoa que preparou os aparelhos no palco acabou não percebendo que o iPhone estava tentando reconhecer o rosto, o que causou o bloqueio.

– O Face ID irá funcionar com óculos de sol?
Com a maioria, mas não todos. Muitos óculos deixam passar luz infravermelha o suficiente para o Face ID identificar os seus olhos, mesmo com lentes aparentemente opacas. É realmente fantástico!

Bom, aqui há um ponto em que apenas os testes com o dispositivo real poderão nos dar uma resposta definitiva. Mas o fato é que o Face ID pode reconhecer os contornos do rosto por causa da câmera infravermelha que existe na parte superior frontal do aparelho. Então, na teoria, mesmo que um óculos seja escuro, a luz é capaz de ultrapassar a lente para visualizar os olhos. Pelas palavras de Craig, no entanto, pode acontecer de alguns modelos nos obrigarem a ter que retirar os óculos para desbloquear o aparelho.

Ainda há muito tempo para o iPhone X ser lançado, e nessas 6 semanas ainda teremos muitas questões a serem feitas sobre esta nova tecnologia. Questões estas que só poderão ser realmente respondidas com o aparelho na mão.

Fonte
MacRumors
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Patrick

    Estou com um pouco de pré conceito em relação ao iPhone X, só o tempo realmente dirá se este realmente é o futuro como a Apple colocou o X.
    Sou grande usuário do TouchID e pra mim o FaceID deveria ser um “plus” na autenticação, deixando o TouchID por debaixo da tela (n consigo enxergar a praticidade de se ter que encarar o celular pra desbloquear, o S8 tem o reconhecimento de íris e um colega meu de trabalho tem, ele usa só pra mostrar os amigos e pronto, no dia a dia é a digital mesmo), mas enfim, isto é um comprador falando, os gravatas da Apple pensam diferente, talvez eles já estejam no iPhone X3 mas a obsolência programada os fizeram deixar algumas novidades já prontas pro X2.

    •  lover

      Não precisa encarar o aparelho, tem hands on que mostram o aparelho em posição normal. Não presida estar na frente mas tem que estar no campi de visão do aparelho, a próprio propaganda na piscina mostra isso.

      • Patrick

        Entendi, realmente o da piscina mostrou isso mesmo, mas enfim, questão pessoal, acho que se tivesse colocado o modo portrait em selfies no 8 seria bacana demais, mas no final das contas, ainda acho o iPhone SE o melhor de todos kkkkkkkk, mas é muito pessoal pq gosto de tela pequena, achei que a Apple lançaria um SE2 este ano, com uma câmera e processador de 7 mas no pequeno corpo do 5S, compraria de olhos fechados kkkkkk, tenho o 5S e estou muito tentado a comprar o SE no fim do ano já que a Apple n atualizou o modelo mesmo e acho que ele deve morrer como o 5C

        •  lover

          Talvez ela atualize silenciosamente, apenas melhorando algumas coisas pontuais. Afinal ele agora è produzido na india. Que è um mercado que a Apple está mirando e lá este è o modelo dela mais barato😉.

        • Jorge Armijo

          Vale muito a pena. Desempenho é bem superior ao 5S, com os 2Gb RAM ele trabalha tranquilamente. Considerando que é o 6S compacto.
          Peguei o meu, usado de 64Gb, por 1300.

    • Guilherme Paviani

      Iris que nao reconhece iris porra nenhuma. Coloca uma selfie dele na frente do cel pra ver o que acontece 😂😂😂😂😂

      • Hugo Alves Filho

        amigo, nao confunda o reconhecimento facial do, que é do sistema android, com o sensor de iris que tem no s8, ele realmente só desbloqueia com a iris, ele tem uma segunda camera frontal apenas para esse sensor, e um sensor infravermelho para o reconhecimento. O desbloqueio pelo rosto do sistema android, nao é seguro realmente, pois é feito pela camera frontal. Mas o sensor de iris, eu ja pude testar, é muito seguro, e muito agil tambem, funciona no escuro, com oculos de sol, oculos de grau… enfim

        • Estranho, porque até onde vi o sensor de Iris funcionar ele faz uma “selfie” dos seus olhos, e segundo um teste que fizeram (não lembro onde vi), pegaram uma foto em alta definição da rede social da pessoa, retocaram os olhos, imprimiram em alta definição e o desbloqueio ocorreu pela foto dos olhos.

  • Fernanda S.

    Ok, tem como desligar, mas eu faria um seguro contra furto…quero ver alguém ter o sangue frio de pensar em desabilitar o Face ID numa hora dessas, fora que esse mundo tá muito loko pra arriscar a vida por um iPhone…

    •  lover

      Difícil pra nós que moramos no Brasil, prq lá fora as coisas são menos violentas. Eu queria ter um  Watch mas o que adianta se eu vou ter medo de sair cm ele😔.

      • Patrick

        Não comprei o Watch por isso, iria pegar um Series 1 só pra ver como é tudo o mais, mas depois que me lembro que moro em BH desisto na hora kkkkk

        •  lover

          Fico triste prq agora ele até anda mais acessível se comparar com o preço da edição 0.

      • Leonardo Negrisoli

        Sou de SP e usava meu Apple Watch no onibus e metro sem medo de ser feliz.

  •  lover

    Uma coisa que eu achei legal è que pode desabilitar essa central de início onde tem o cadeado, tem a opção de abrir direto na home. muitas coisas vai ser exclarecida na semana do lançamento do iPhoneX. Sabe eu até tô começando a achar ele agradável.

  • Deckard

    Quando lançaram o Touch ID, falaram em clonar digitais, amputar dedo, mimimi, agora mesma coisa…
    Com o tempo os xaropes sossegam.

  • Carlos Frederico

    Na realidade não faz a menor diferença.
    Vejam só: qual a diferença entre o ladrão obrigar você a colocar o dedo e olhar para o celular para que o mesmo seja devidamente desbloqueado? Vamos piorar? O ladrão aponta uma arma e te pede a senha de desbloqueio.

    Acho que não tem muito o que discutir nesse ponto. Infelizmente temos de estar alerta quando andamos por locais menos seguros 🙁

    • Verdade

    • Bruno

      Concordo, é muito mimimi. Além disto, questionam os “óculos escuros”, e sobre as luvas no TouchID?? Em todo o mundo desenvolvido (maior público da Apple), em 4 meses do ano é inverno e você deve estar com luvas!

    • Philippe Brunner Pazinatto

      Aqui um exemplo vivo disso! Fui assaltado e o bandido me fez colocar a senha do 6s plus na frente dele para ver qual era e foi embora! DICA! NÃO DEIXEM O EMAIL DE RECUPERAÇÃO DE SENHA DO ICLOUD LOGADO NO SEU APARELHO. Por que através dele os bandidos desabilitam seu icloud e um abraço!

  • Andrsonsp

    Quero só ver, como vai ser com os apps de banco 🤔…

  • Christian Tavares

    Isso não faz diferença. É o mesmo que o ladrão lhe pedir o telefone e a senha. Você vai dar. O que tem que fazer é ativar as Restrições > Contas e bloquear as contas para ele não ter acesso aos seus dados e não desabilitar o Find My iPhone. E para isso, basta colocar uma senha diferente nas Restrições que a de bloqueio do aparelho, simples assim. O cara até consegue mexer no aparelho, mas fica com acesso restrito a muita coisa importante.

    • Lucas Ramos

      E o mais importante.
      Chegar em casa, entrar em iCloud.com, bloquear o aparelho e se for o caso, limpar remotamente.

  • Daniel Escaroupa Panobianco

    Kra… com ctz o ladrão que pode te forçar a desbloquear pelo face Id pode tb te forçar a falar a senha. Isso tanto faz.

    Esses casos de assaltos com armas, e etc não vai mudar em nada.
    O que mais acontece mesmo é a pessoa esquecer o Iphone em uma praça de alimentação de um shopping ou deixar cair na rua ao sair do carro. Então a pessoa que encontra-lo pode ser sacana de não devolver e ela não terá acesso a sua senha.

    O que a Apple precisa mudar no quesito segurança seria de manter a localização do Iphone mesmo ele estando desligado ou melhor, permitir que a pessoa dona do aparelho possa utiliza-lo por meio de nuvem e usa-lo mesmo para chamar a polícia, e manda-la na localidade do aparelho sei lá….

    Precisam pensar em algo que faça com que alguém não queira roubar o Iphone de maneira alguma. Isso sim seria um diferencial.

  • Só penso uma coisa,algumas vezes já cliquei sem querer em um app pago na App Store e por estar com o dedo em cima do botão home acabei altenticando a compra sem a real intenção,agora com o face id isso será ainda mais fácil de acontecer uma vez que já vou estar olhando para a tela do iPhone.(só a minha opnião)

    • Caramba, bem lembrado.

      • Samuel Rabelo

        Penso que se o FaceID estiver habilitado para compras deve ter alguma ferramenta para evitar esse tipo de acidente.
        Tipo, se caso apertar sem querer e ele autenticar a face deve solicitar uma segunda autenticação facial para confirmação, caso não exista é só desabilitar o FaceID para compras.

        • Más se todo questionamento a opção for desligar ele pra determinada função vai chegar uma hora que ele vai estar ali de enfeite Uai hahahaha,espero mesmo que venha algo bolado para evitar esse tipo de coisa .

          • Samuel Rabelo

            Sim concordo, pensei isso também, mas se pegar esse raciocínio serve também para o TouchID.

            Se o TouchID pode realizar uma compra sem querer por passar o dedo em cima, a solução é desligá-lo e não usar se justamente ele está ali para adicionar essa função a mais?

            O FaceID entra nessa questão do mesmo modo.

            • Porém é mais difícil de acontecer pois nem sempre ficamos com o dedo em cima ou próximo ao home,já pra tela ficamos olhando pra ela todo o tempo ao manusear o iphone,este é o ponto fraga.

        •  lover

          Não, è só o pedido de Face ID. Quando vc clica ele pede o Face ID.

    • BS

      Mas normalmente, em apps pagos, pede confirmação depois da autenticação pelo touch id não?

      • Não não,o Touch ID já é a confirmação depois de selecionado o app,se você clicar lá e estiver com o dedo sob o home já oficializa automático,eu mesmo já pedi reembolso três vezes por este fato ,agora imagina com um sistema que a gente só olha pra tela hahahaha aumentam-se as chances.

  • Fabio Ricardo Bulgaron

    No caso de roubo, continua mais eficiente bloquear o iPhone remotamente mesmo. Não vejo tanta diferença entre o Touch e o Face ID.

  • Lucas Matheus da Costa

    Um lado bom? Tenho um amigo que tinha medo de ser assaltado e o ladrão cortar o dedo dele pra usar o TouchID. Acho que é mais difícil cortar a cabeça… 😂

  • Samuel Rabelo

    Rapaz pensei a mesma coisa, foi um alarde heheh, do mesmo jeito que agora.
    Falaram que os ladroes iriam arrancar o dedo da vítima, que a namorada iria desbloquear de madrugada, que não seria tão sensível etc etc.
    Aaooo tá parecendo conversa de madame que só assiste novela.
    E se isso, e se aquilo, e se heheh.

  • BS

    Na prática nada disso importa já que, normalmente, o ladrão vai querer é desligar o aparelho o quanto antes pra evitar ser rastreado….

  • Samuel Rabelo

    Corrija-me se eu estiver errado.

    Não foi dito em uma matéria passada aqui que o Screenshot da tela do iPhone X seria feito apertando os botões laterais?
    E agora nessa disseram que se fizer esse mesmo comando desabilita do FaceID temporariamente.

    •  lover

      Tem diferença ente segurar os dois por um período (pra desabilitar o Face ID) e apenas clicar nos dois pra tirar screenshot.

  • Lu Lu

    E se você for um agente da Cia ou um assaltante e tiver de máscara ou com o rosto todo coberto,como vai desbloquear o aparelho ?

    • Samuel Rabelo

      Kkk tô impressionado com a criatividade do pessoal aqui.

      Se caso não desbloquear, existe um movimento que você faz com a mão de puxar a máscara de baixo para cima e ela se separa da cabeça da pessoa, expondo a face para desbloqueio. É bem eficiente, se chama iMove.

  • FelipeA

    E pra quem é vesgo? Kkk

    •  lover

      Mas ele já vai estar configurado de acordo com as características de cada pessoa. O fato dos olhos terem que estar aberto foi apenas uma solução pra não desbloquear cm alguém dormindo.

  • Marcelo

    Qual diferença entre um face ID, touch ID d, “senha id” ou qualquer outro modo de bloqueio se o ladrão apontar a arma pra vc e falar.. Desbloqueia!

    E no caso de ser um furto o ladrão tem que ser muito burro pra furtar o aparelho e “mostrar” pro dono.. Pq pelo que deu a entender o dono tem que olhar, não adianta só reconhecer o rosto

  • Ed De Oliveira Filho

    O face id funcinará bem se eu usar óculos?

  • André

    Vou esperar um Face ID 2x mais rápido na próxima versão, se é que terá. Enquanto isso… vou me contentando com meu i7+.

  • Mazz

    Como tudo na apple, desde Jobs até o infinito, a primeira geração de tudo novo agente deixa passar… comentando os casos mais novos: ipod 1, Iphone 1, iPad 1, apple tv 1, MobileMe (com ctza) e por ai vai….

    • Jef

      Discordo usando como referência o TouchID:
      Eu comprei o iPhone 5S logo no lançamento no Brasil, ou seja, no lançamento da primeira versão desta função, e não me arrependi nenhum pouco, era eficiente. Claro que com as novas versões ela melhorou, assim como ocorre com qualquer produto/função, mas isso não quer dizer que ela deveria ter sido “ignorada”…

      Pra mim, a Apple sempre foi uma inspiração no que se refere a “primeira versão” de produtos/serviços, claro que teve um caso ou outro em que o resultado não foi o que se esperava (como o Mapas, por exemplo), mas em sua grande maioria os produtos sempre foram inovadores e eficientes em suas propostas, nisso eu me refiro a iPhone, TouchID, Apple Watch, Apple Music.

  • KB

    Acho promissora esta implementação de reconhecimento facial da Apple. Acredito que se vingar, a versão 2.0 ano que vem estará bem sólida. Vale observar e ver como evolui.

  • Anderson Lopes

    Dava pra colocar o Touch ID na testa do X tambem!😹

  • Danilo Matos

    A Apple realmente não sabe como são os assaltos aqui no BR hehe
    Já vai rolar um “OLHA PRA PORRA DO CELULAR” de cara kkkkk

  • Leonardo Negrisoli

    como já disseram em outro comentário, só o tempo dirá se o FaceID foi um bom substituto para o TouchID.
    O faço algumas coisas sem estar com o cel diretamente na minha frente e não me parece tão pratico quando meu polegar…
    Se eu dia todos forem assim, talvez eu sinta falta do TouchID… vou deixar pra ler isso em 5 anos igual faço com meus comentários aqui no BDI lá do começo ahah

  • Daliton da Silva

    O fato é que assim como o iPhone original e o iPad original o iPhone X é um “protótipo” que a apple lança no mercado para ver “no que da”. Não tem como negar que o touch id é mais prática, rápido, estável, etc… O Faceid no iPhone X é um teste em grande em escala para a nova tecnologia. Muito provavelmente teremos a volta do touch Id nos próximos modelos.. Quem comprar o X pagará mais caro por um protótipo, assim como quem comprou os iPhones e iPads originais

  • acid boy

    Como programador e tester eu vejo serios problemas de segurança no face ID em tese ele é menos seguro que o touch id, por que é todo baseado no software do IOS enquando o touch id tinha um hardware dedicado a autenticação, se não for fácil enganar o sensor, talvez seja facil remover o módulo de camera, obrigar o iphone a pedir a senha e utilizar um software de força bruta para quebrar a senha, na minha opinião isso é quase uma façha de segurança, o touch id deveria ser mantido para autenticação em duas etapas, de repente o touch id serviria para compras de apps e operações dentro do sistema enquanto o face ID apenas para desbloquear o aparelho.

  • Henry Sousa

    Por que não tem uma sequencia de piscadas e gestos faciais que cada um faz para realmente desbloquear? Apenas olhar parece ser simples de ser burlado. Apenas parece, não temos o aparelho em mãos para testar ainda.