Notícias

Apple confirma que existe uma maneira de desligar o Face ID em caso de assalto

Uma das questões mais colocadas em relação ao novo reconhecimento facial do iPhone X (chamado de Face ID) é a respeito de como fazer para evitar que um ladrão, por exemplo, simplesmente aponte o aparelho para o seu rosto e desbloqueie-o sem senha.

Em um email, um dos altos executivos da Apple, Craig Federighi, explicou que existe uma maneira de evitar isso.

Um desenvolvedor escreveu um email para Craig perguntando algumas coisas sobre o novo Face ID, e o executivo respondeu. Uma das perguntas é relativa à questão no início deste artigo.

– O que impede de um ladrão pegar seu iPhone X, apontar para o seu rosto e sair correndo com o aparelho?
Há duas saídas. Primeiro, se você não olhar diretamente para o telefone, ele não desbloqueia. Segundo, se você apertar os botões de ambos os lados do iPhone quando ele ainda estiver com você, o Face ID é desabilitado temporariamente.

Bem, isso claro só funciona em caso de furtos, porque se for um assalto à mão armada, o melhor que se tem a fazer é não reagir e entregar o celular. Aliás, se o criminoso conseguir desbloquear o aparelho apenas com o rosto do proprietário, ele terá que impedir que a tela bloqueie, senão depois não tem mais como desbloquear. Por isso, não faz muito sentido as pessoas acharem que o Face ID é menos seguro que o Touch ID neste caso, porque o relevante mesmo é a senha do aparelho.

O sistema de proteção também desabilita o Face ID temporariamente quando um outro rosto não registrado não é reconhecido diversas vezes pelo Face ID. Neste caso, é solicitada a senha do aparelho, e foi mais ou menos isso que aconteceu na falha da apresentação durante o evento da Apple, em que Craig foi demonstrar pela primeira vez a função e o iPhone pediu a senha. Segundo eles, a pessoa que preparou os aparelhos no palco acabou não percebendo que o iPhone estava tentando reconhecer o rosto, o que causou o bloqueio.

YouTube video

– O Face ID irá funcionar com óculos de sol?
Com a maioria, mas não todos. Muitos óculos deixam passar luz infravermelha o suficiente para o Face ID identificar os seus olhos, mesmo com lentes aparentemente opacas. É realmente fantástico!

Bom, aqui há um ponto em que apenas os testes com o dispositivo real poderão nos dar uma resposta definitiva. Mas o fato é que o Face ID pode reconhecer os contornos do rosto por causa da câmera infravermelha que existe na parte superior frontal do aparelho. Então, na teoria, mesmo que um óculos seja escuro, a luz é capaz de ultrapassar a lente para visualizar os olhos. Pelas palavras de Craig, no entanto, pode acontecer de alguns modelos nos obrigarem a ter que retirar os óculos para desbloquear o aparelho.

Ainda há muito tempo para o iPhone X ser lançado, e nessas 6 semanas ainda teremos muitas questões a serem feitas sobre esta nova tecnologia. Questões estas que só poderão ser realmente respondidas com o aparelho na mão.

Fonte
MacRumors
Botão Voltar ao topo