Dicas de iPhone e iPad

Como colocar um botão Início virtual no iPhone X

AssistiveTouch ganha diversas funções novas

Uma característica marcante do novo iPhone X é a ausência, pela primeira vez, de um botão frontal no aparelho. Muitos achavam que a Apple colocaria um botão virtual no novo dispositivo, mas ela optou por adotar gestos para fechar aplicativos e trocar de telas (na multitarefa).

Porém, sem fazer nenhum alarde, a Apple irá colocar sim um botão Home virtual não só no iPhone X, mas em qualquer modelo capaz de receber o iOS 11.1.

Um AssistiveTouch mais poderoso

No longínquo iOS 5, a maçã introduziu no sistema um recurso de acessibilidade que permite simular virtualmente os botões físicos do aparelho, caso eles estejam estragados ou, simplesmente, para poupá-los de desgaste. Chamada de AssistiveTouch, a função coloca um botão virtual na tela do iPhone ou do iPad, que abre um menu de atalhos para diversas funcionalidades.

Mas o iOS 11.1 (sistema feito especialmente para o novo iPhone X, mas que os outros dispositivos também irão receber) traz algumas mudanças no AssistiveTouch, que permite inclusive que ele funcione como botão Início virtual, sem abrir menu nenhum.

Nas novas configurações do AssistiveTouch, é possível determinar a ação executada ao tocar uma, duas vezes, de forma mais longa ou usando o 3D Touch. Com isso, a “burocracia” do menu é pulada, caso você deseje. Assim, você pode determinar que o botão virtual funcione como um botão de Início (Home), que poderá fechar aplicativos no iPhone X e até mostrar a multitarefa, tocando duas vezes.

A função pode ser facilmente ativada em Ajustes > Geral > Acessibilidade > AssistiveTouch. A configuração do botão só pode ser feita a partir do iOS 11.1.

Botão Voltar ao topo