Dicas

Como ativar o recurso Alcançabilidade no iPhone X

Quando a Apple adotou telas maiores a partir do iPhone 6, um de seus principais argumentos contra celulares grandes ia abaixo: o fato de ser bastante difícil alcançar os cantos superiores quando você está usando apenas uma mão. Para resolver isso, ela implementou uma função chamada Alcançabilidade, que com dois toques no Touch ID (sem apertar) faz com que a tela do sistema seja puxada para baixo, permitindo que o polegar alcance o topo.

Mas como fazer isso no iPhone X, que não possui o Touch ID?

É isso que mostraremos neste artigo.


Por alguma razão bastante estranha, a Alcançabilidade não está ativa por padrão quando você tira pela primeira vez o iPhone X da caixa. Você deve ativar manualmente a opção nos Ajustes. Siga o passo a passo:

Passo 1: Abra os Ajustes do sistema.

Passo 2: Toque no menu ‘Geral‘.

Passo 3: Toque na opção ‘Acessibilidade‘.

Passo 4: Procure o item ‘Alcançabilidade‘ entre as opções e a ative.

Pronto, a função está ativada no seu iPhone X.


Como usar a Alcançabilidade

No iPhone X tudo funciona por gestos. Para trazer o topo da tela mais próximo do seu dedo polegar, você precisa passar o dedo na borda inferior da tela, conforme a ilustração a seguir:

Nas primeiras vezes não é algo fácil e é bem provável que você faça várias tentativas sem conseguir. Mas depois que você pega o jeito, a coisa toda acontece naturalmente.

Confira estas e outras dicas de iPhone X em nossa seção especial.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rodrigogbs

    Dica: O movimento deve ser realizado sobre um dos ícones da barra inferior, se puxar a tela entre eles o iPhone não reconhece o movimento.

    • Augusto Medaglia de Oliveira

      Nada a ver. Pode ser usado em qualquer tela, mesmo sem os ícones

      • Rodrigogbs

        Eu me refiro a tela inicial dos ícones, teste e verá…

  • Vinicius Nunes
  • Gustavo

    Sinceramente no Touch ID é muito mais rápido e fácil , Bela 💣 Pra não dizer M …..

    • Douglas Knewitz

      Eu discordo de alguns gestos do iPhone X, como por exemplo, puxar a central de controle, poderia ser no canto inferior ou na porção média da tela, ficaria melhor, a mesma coisa pras notificações, ter que subir o dedo até os chifres do iPhone X não foi uma boa escolha. Mas achei que o alcançabilidade realmente está mais pratico apenas fazendo o swipe up. Espero que ela corrija ou coloque mais opções (nos ajustes) pros demais gestos. Mas agora não tem mais volta, seremos órfãos do Touch ID, mais dia, menos dia ….( e sabemos que a concorrência tbm vai seguir o padrão Apple, seja agora ou daqui 5 anos). 😛

      • Gustavo

        Discordo a concorrência já está na mira do Touch ID em toda a tela , como estávamos esperando e Apple não conseguiu implementar . Eu gosto da Apple mas achei esse face id uma bela 💣, espero que a concorrência consiga implementar o Touch ID por baixo da tela e calar a boca da Apple que acha que tudo que faz é o melhor, essa época já passou hoje não é mais , vide obsolescência programada de seus produtos ( não estou dizendo que nos outros não tenha) mas a Apple não é mais a mesma a tempo , eu particularmente além de ter detestado esse face id achei o iPhone x horroroso o Samsung s8 é muito mais bonito sem dúvida . Enquanto tiver Touch ID no iPhone eu vou levando ….😃👍🏻

        • CarlosGio

          Estou usando o iPhone X há quase dois meses. Não sinto falta nenhuma do botão e acho o FaceId muito mais prático. No primeiro dia a gente já acostuma, antes de comprar o celular achava que seria estranho mas hoje, usando o celular, o botão home é simplesmente desnecessário.

          • Augusto Medaglia de Oliveira

            Exatamente! Tenho o meu iPhone X há 40 dias. Sensacional. O botão não faz falta nenhuma. O face ID falha menos que o touch ID. Deslizar o dedo de baixo pra cima é MUITO melhor que apertar o botão. Dia desses usei um iPhone 7 e automaticamente tentei Deslizar o dedo 😆. O único ponto negativo é a central de controle, que ficou pior. Poderia ser acionada puxando do meio da tela pra baixo ou de baixo pra cima a partir de um dos cantos. Parabéns ao Blog do iPhone por essa matéria!

            • Cristiano Matos

              Sem contar que agora parece que estou usando uma aparelho sem nenhuma senha. É muito prático, todo aplicativo que eu entro ele reconhece minha face e já coloca a senha sem eu nem precisar pedir. Valeu cada centavo (e bota centavo nisso kkkkk).

        • Ercio Santos

          Adivinhei….. você não tem um x…..

      • Daniel Alves de Andrade

        Eu estou usando o iPhone X desde o começo de dezembro e tinha antes um 7 Plus. Me acostumei muito rápido e não acho o botão com TouchID melhor q FaceID… sobre o tamanho da tela concordo q existe uma diferença bem perceptível entre o Plus e o X… o Plus tem mais largura e para quem gosta de usar o aparelho na horizontal para navegar na Internet da uma boa diferença. O q percebi é q no x eu acabo usando o aparelho mais na vertical e só deito ele pra ver vídeo. Mas pra mim é uma evolução muito grande em usabilidade. Eu realmente me surpreendi com o X, na minha opinião foi o maior salto de geração e uso iPhone desde o 3GS.

    • Alexandre Pinho

      Usuário de um i7 Plus, parti pro X e, sinceramente, não curti. Primeiro, por conta do tamanho, me senti regredindo pra um antigo iphone 6 q eu tive. Segundo, detestei a maioria dos movimentos: tudo era mais prático no anterior. Fora que o faceID não é tão rápido quanto o touch ID. Achei meio tosco tirarem o home, e vc ainda precisar deslizar o dedo na tela pra desbloquear: precisa do dedo do mesmo jeito. Amo a Apple mas, dessa vez, ela quis inovar e apresentou uma solução meia boca. Bom, mas essa é apenas a minha opinião, cada um com a sua. E a minha experiência não foi legal…. Passei a gostar ainda mais do 7 Plus.

      • Gustavo

        Eu acho a mesma coisa . Fizeram uma solução meia boca apenas por que não conseguiram implementar o Touch ID por baixo da tela …. 😭 Eu também tenho Um 7 plus e não pretendo mudar tão cedo ….

      • Igor Alves

        Você tem que deslizar o dedo porque, caso contrário, o Face ID iria te autenticar e você não teria chance de ler as noticações. 😉

        Eliminar o botão Home foi perfeito porque ele acabava tomando muito espaço. A diferença de tempo entre Touch ID e Face ID é muito pequena, quando eu pego o telefone eu já deslizo pra cima e estou autenticado, normalmente eu nem lembro que o Face ID está me autenticando, então acho essa discussão de tempo irrelevante.

        Quanto ao tamanho do telefone, se você prefere ter na mão um telefone maior, você pode comprar uma case grandalhona! 😀

        Ok, eu sou suspeito pra falar, eu amei todas as decisões que a Apple tomou no iPhone X! 😀 Algumas bem arriscadas, como o notch, mas eu não lembro de nenhuma que não tenha gostado.

        • Alexandre Pinho

          Igor, sobre o tamanho, eu me refiro a tela, não a dimensão do celular. A do X é estreita, e ainda tem o notch, que rouba ainda mais um pedaço. Não se compara mesmo! Falo com propriedade, pois tenho os dois.
          Sou super a favor das mudanças, mas quando elas vêm para melhorar, facilitar, diminuir o trabalho….e, ao meu ver, nenhum desses novos gestos apresentou nada disso.
          Enfim, é questão de gosto pessoal mesmo.

  • Fabrício

    Apesar de didática, a foto mostrando o uso das duas mãos para conseguir acessar o recurso ficou meio sem propósito, não?
    Ele não é utilizado justamente para alcançar partes altas na tela com apenas uma mão?

    • Marcio

      Pensei a mesma coisa.

    • Henderson da Silva

      Pensei a mesma coisa (x2)

  • César Laboissiere

    Usava o 7Plus..Sei que é questão de costume, uso o X há 10 dias, mas o tamanho da tela ainda me incomoda, porque de largura o Plus era maior, e alguns gestos para abrir os atalhos, ainda me complicam..Espero que eu acostume..e não adianta nada ter uma tela mais cumprida, sendo que na hora de tirar foto, ela fica num quadrado minusculo!

    • Gustavo

      Outra coisa que achei uma 💣

    • RAPAZ, to sofrendo a mesma coisa. To no mesmo cenário que você.. estou usando o X por 3 dias e to “odiando”. Mas me diga uma coisa, tu se acostumou já e tá amando? hahahahaha To quase trocando por um 8 Plus kkkk

      • César Laboissiere

        Me incomoda o tamanho da tela por que sempre tive o plus e ta me incomodando esse lance das fotos noturnas! E quando abre o app da câmera, a foto não abre no tamanho da tela e fica naquela telinha..To ate buscando um app que faça fotos utilizando mais espaço da tela!

  • Rafael AUgusto

    galera sei que é um assunto off topic, mas nao vi mais falar das possibilidades de uso do apple watch 3 como celular tambem, essa era uma possibilidade e agora ngm fala mais!! morreu o assunto?

    • É porque aqui no Brasil não vão habilitar essa funcionalidade… pelo menos não por enquanto…

  • Fabiano M. Aguilar

    eu acho pessimo no faceID é quando celular ta na mesa e vc quer ver alguma coisa e nao consegue desbloquear. tem que inclinar cabeça pra frente pra desbloquear. Na pratica o faceID só é bom ou melhor que tochID e pra fazer compras, logar em aplicativos. Mas tem certas coisas que sao pessimas.

    sobre o assunto do topic, eu ativei o alcancabilidade mas nada faz ele funciona. que troço boqueta…

  • Junior

    Eu sempre fui usuário da linha Plus, estava com o i8 Plus e acabei migrando para o X, eu particularmente me decepcionei bastante nos primeiros dias, sentia falta de tela, do touch id, do tamanho e tudo mais, porém ao avaliar a possibilidade de voltar para o i8 Plus vi que não queria me desfazer do X. Acho que tudo é uma questão de adaptação. Hoje em dia todos os celulares do mercado seguem o mesmo padrão de tecnologia, então ao usar algo “não comum” gera esse desconforto. Hoje em dia estou adaptado e consigo vê-lo como um bom celular, mas concordo de que alguns gestos ainda poderiam ser aprimorados.

  • Valerio de Vito

    outro dia estava numa loja da vivo trocando meu chip e aproveitei pra conhecer o iPhone X, mexi um pouco nele, tirei umas belissimas fotos com o fundo desfocado, rsrsrs e em certo momento tentei abrir a Central de Controle puxando a tela de baixo pra cima, porem nao funcionou, ai perguntei pra funcionaria q estava demonstrando e ela tb nao sabia, como faz?

    • Eduardo Braga

      Puxando do canto direito

      • Valerio de Vito

        vlw

  • Post graciosamente útil. Até o momento que eu o li, nem acreditava mais na existência do recurso de alcançabilidade.

    Após a leitura eu resolvi imediatamente ativar esse “feature” e nas minhas primeiras tentativas não obtive sucesso algum. Quando eu estava prestes a desistir e postar um comentário aqui sobre isso, eu consegui ativar o bagulho.

    Na minha percepção essa foto da Apple não orienta bem como ter êxito nesse movimento de dedo, pois o raio para acioná-lo fica bem mais abaixo da faixa da barra que o mostrado na imagem. Quando você raciocina o movimento se torna muito fácil.

    O espaço onde o dedo deve iniciar o deslize tem que ser no mínimo abaixo dos 55% de altura do desenho da barra do dock. Espero ter ajudado a quem teve a mesma dificuldade.

  • joan aquino

    Tem que ser bemmm na ponta de baixo pra funcionar e se fizer muita pressão ativa o touch 3d. Que coisa pouco pratica…

  • Flavio A. Paulino

    Mas é obvio que não vem ativado por default. O iPhone X tem praticamente as mesmas medidas do iPhone 8, então, porque seria necessário este recurso ativo como no iPhone 8 Plus? Think different! =D