Engenheiro consegue colocar uma entrada USB extra no iPhone (e ficou horrível)
Uma das questões que a Apple terá que enfrentar no futuro é a obrigatoriedade de implementar uma conexão USB-C no iPhone, imposta pela União Europeia.
Essa não será uma mudança simples, pois o conector Lightning está completando 10 anos e os atuais usuários ainda possuem cabos e acessórios adaptados para este conector. Todos terão que fazer a migração de tudo quando resolverem trocar para um aparelho novo.
Talvez pensando nisso, um engenheiro resolveu imaginar como seria um iPhone com duas entradas USB diferentes, uma Lightning e outra USB-C. Ao mesmo tempo.
E ele não apenas imaginou, mas botou a mão na massa e colocou efetivamente um segundo conector em um aparelho de verdade.
E o negócio funcionou.
Não é a primeira vez que alguém faz algo do tipo. Em 2021 outro engenheiro já tinha conseguido trocar o Lightning por um USB-C funcional.
Mas duas entradas ao mesmo tempo, é a primeira vez.
E ainda por cima, fez isso em um iPhone 12 mini!
É de se impressionar como foi possível a façanha de arranjar espaço interno dentro do aparelho para colocar um conector extra mantendo a porta Lightning.
Ele documentou todo o processo em vídeo:
Tudo funcionando
Ele realmente conseguiu que ambas as portas funcionassem.
É possível tanto carregar o iPhone quanto conectar com o iTunes, usando qualquer uma das portas.
Com isso, é mais fácil fazer a transição para a nova tecnologia mantendo todos os antigos acessórios que já possui.
Seria talvez a solução ideal para usuários antigos, caso a Apple oferecesse duas entradas diferentes nos próximos iPhones, não é mesmo?
Mas não conte com isso.
Não é o estilo da Apple
A maçã é conhecida por fazer transições bruscas quando quer mudar algum padrão.
O caso mais recente foi quando resolveu adotar o USB-C nos MacBooks, eliminando de supetão o padrão USB-A dos portáteis.
Mas o histórico é longo.
No primeiro iMac, a entrada para disquetes foi eliminada, em uma época que todos usavam essa mídia para tudo.
Esse mesmo iMac trouxe uma nova porta, um tal de “USB”, que ninguém conhecia e que obrigava a comprar cabos novos para essa nova tecnologia.
Então, é difícil de imaginar que a Apple adotaria a sugestão do engenheiro e colocasse duas opções de conexão no iPhone.
Quando é para implementar uma nova tecnologia, ela faz definitivamente, sem manter amarras com o passado.
É ruim para o usuário, mas é assim que a tecnologia avança mais rápido.