BDIHistória

O BDI está completando 15 anos de história

No dia 12 de fevereiro de 2008, entrava no ar o endereço blogdoiphone.com, com o objetivo de fazer algo que quase nenhum site em português fazia na época: dar dicas de como operar um iPhone.

A razão de não ter muitos sites sobre o assunto era óbvia: na época não era possível comprar o iPhone no Brasil.

No início de 2008, os únicos países que o vendiam eram os Estados Unidos, França, Reino Unido e Alemanha, e ainda por cima o aparelho vinha bloqueado com as operadoras locais.

Trazer um desses para o Brasil e fazê-lo funcionar era uma façanha.

E era aí que muitos procuravam ajuda e não encontravam em sites de notícias tradicionais.

Nascia então o Blog do iPhone.

O começo

Na época, era bastante comum a proliferação de fóruns de ajuda, onde usuários se reuniam para trocar experiências e revelar maneiras de desbloquear os aparelhos comprados em outro país.

Mas nem sempre fóruns de internet são eficientes como fonte de informação. Muita gente desvia do assunto, ou publica dicas que no fim não funcionam. Não havia o compromisso em só publicar informações testadas e comprovadas, para poupar o tempo do leitor.

Então, parecia lógico a criação de um site voltado para reunir todas as informações e manter o leitor informado de todas as novidades que apareciam no mundo iPhone, em um só lugar.

Foi então que, naquele 12 de fevereiro, entrava discretamente no ar um blog com oito artigos, com o objetivo de ajudar a todos que queriam ter um iPhone.

O primeiro layout do Blog do iPhone.

Nos primeiros meses houve um crescimento discreto, que começou a se acirrar em junho, após o lançamento do iPhone 3G.

O BDI foi o primeiro site brasileiro a fazer um unboxing em português de um iPhone, no mesmo dia do lançamento mundial.

Os mais antigos lembrarão da bandeira brasileira presente em todos esses vídeos, além do tradicional estilete amarelo. 🤗

Na época, cresciam os boatos de que o iPhone finalmente seria lançado no Brasil, e no dia 5 de setembro o BDI anunciava em primeira mão de que já havia uma data para isso: dia 26 daquele mês.

A partir daí o Blog do iPhone foi reconhecido como uma referência nacional sobre iPhone. E o número de visitas explodiu.

Na época, o site nem era adaptado para a tela do iPhone.

Momentos marcantes

O BDI fez história. Fomos o primeiro site brasileiro a fazer a transcrição ao vivo de eventos da Apple, em português, algo tão popular hoje em dia. Hoje, até sites que cobrem outros assuntos param tudo para transmitir os lançamentos da maçã.

E durante esses 15 anos, vários momentos marcaram a nossa trajetória, com grande participação de nossos leitores fiéis.

Como não esquecer da aposta que fizemos, duvidando que a Apple lançaria um iPhone com o esdrúxulo nome de “4S”? 😂

Mas compensamos à altura: pagamos a aposta sorteando dois iPhones 4S para nossos leitores, para mostrarmos que nos importamos demais com a informação que publicamos aqui.

E como não esquecer da grande participação do Brasil inteiro (e outros países também) para testar o FaceTime quando o iPhone 4 foi lançado aqui?

Na época, quem comprava o aparelho no lançamento geralmente não conhecia ninguém mais que também tivesse o iPhone 4 para testar o FaceTime. Então nos disponibilizamos  para que todos pudessem testar o recurso. Foi emocionante!

YouTube video

Livros, revista digital, encontro com leitores e tantas outras iniciativas que fizeram diferença na blogosfera brasileira. Vários colaboradores passaram pela nossa equipe e contribuíram para transformar o BDI em uma grande referência para muitos.

Nos orgulhamos muito do trabalho feito nesses anos. 🙂

Nossa missão continua a mesma

Muita coisa mudou deste então. Com o surgimento da redes sociais e o consumo cada vez mais rápido de informação, não é mais tão comum pessoas terem apenas um site como tela inicial do navegador.

As fontes de informação hoje são diversas e dinâmicas, e as pessoas se acostumaram a não ficar mais de 10 segundos no mesmo lugar para obter a informação que precisam.

Na era do streaming e do conteúdo on demand, cada um busca apenas o que precisa, na hora que precisa, sem precisar se aprofundar realmente no conhecimento.

Mas nós continuamos com a mesma missão: filtrar informação de qualidade para trazer o melhor para o nosso leitor.

Agora que aparentemente estamos entrando na era dos textos criados por inteligência artificial, iremos manter nossa humanidade e continuar apresentando algo que nenhum computador ainda é capaz de fazer: trazer o que realmente importa para o leitor, sempre com pitadas de humor e um pouco de pimenta, como sempre foi característica do BDI.

Que possamos, daqui 15 anos, contar mais uma leva de histórias e momentos marcantes, passados com vocês.

Obrigado a todos que sempre nos acompanham, e viva o Blog do iPhone! 🎉🥳🍾📱

Botão Voltar ao topo