O novíssimo Galaxy S23 Ultra é mais lento que o iPhone 13 não-Pro
Este mês, a Samsung anunciou seu novo modelo da sua linha topo de gama, a versão em tela grande do melhor e mais moderno celular que eles tem para oferecer: o Galaxy S23 Ultra.
Mas os primeiros benchmarks mostram que a coreana ainda não consegue atingir o alto grau de performance dos dispositivos da Apple. Inclusive de iPhones lançados em 2021.
Novo Snapdragon 8 Gen 2 overlockado
Não dá para dizer que o processador do novo S23 seja pouca coisa.
Muito pelo contrário, estamos falando do Snapdragon 8 Gen 2, que é o processador mais potente que a Qualcomm fez até hoje. E para dar ainda mais poder, a Samsung fez um “overlocking” da CPU e GPU, para oferecer um desempenho melhor do que outras fabricantes.
Porém nem todo esse esforço parece ter sido suficiente para bater os chips da Apple, que há alguns anos dominam a performance no mundo dos processadores para dispositivos móveis.
Pelo menos é a conclusão que se chega com os resultados obtidos em um dos mais conhecidos benchmarks, o Geekbench 5.
Atrás até mesmo do iPhone 13
Alguns resultados que já estão sendo divulgados mostram que o novo Samsung Galaxy S23 Ultra obtém notas por volta de 1.537 no single-core e 4.927 no multi-core.
São números bastante altos, mas como ficam comparados com outros? Veja os gráficos:
Nos resultados em single-core (que abrange a maioria das tarefas do dia a dia do celular), até mesmo o iPhone 13 mais simples tem melhor desempenho. E isso que estamos comparando um modelo de 2021 conta outro de 2023.
É notório que a Apple tem se distanciado dos concorrentes já há alguns anos em matéria de performance de processadores. Um dia isso mudará e outro aparecerá com chips mais rápidos? Muito provavelmente sim, pois é assim que progride o mercado há décadas.
Mas enquanto isso não acontecer, destacaremos aqui essa grande vantagem da Apple.
Sei que não é o ponto, mas de forma geral qualquer aparelho de 2019 pra cá faz o que um de 2023 faz… Mas pra quem quer (ou precisa) do mais mais, ponto pra Apple.
https://uploads.disquscdn.com/images/e1f3bfb28b412e253f8e4d56ae9c603d9068a0761672fbb57adba27bad858a3b.jpg
Aparentemente, ficou na frente do iPhone 14 Pro [Max] em processamento gráfico, mas em CPU ninguém está alcançando o Apple Silicon.
so pra entender… um benchmark em testes específico dele deu este resultado? entendo… Os reviews de camera, gpu, tela (ah eh… tela é samsung nos dois), design e usabilidade também contam pra gerar resultado final ne… pois e… e por 70% do valor.
PEQUENO detalhe pra quem for usar esta maravilha da Samsung:
Mais de 60GB de armazenamento já virão consumidos de fábrica.
As definições de bloatware foram atualizadas com sucesso.
Eu não sei não viu esses resultados do Geekbench. Vi um vídeo Do Will Marchori do Loop Infinito, e ele disse algo que eu também já desconfio um tempo. Realmente parece que o teste pelo geekbench favorecem os aparelhos da Apple. Esse próprio teste do Galaxy S23 Ultra, ele ficou a frente até do que o iPhone 14 Pro em todos os outros teste, e só perdeu pro iPhone pelo geekbench. Assim como Will falou, não tenho embasamento nenhum pra dizer que é manipulado os teste, mas é bem esquisito ver os aparelhos da Apple tão a frente dos Android somente no Geekbench
@iLex
Que tal um post sobre a diferença gritante entre os dados coletados pela Microsoft e os que a Apple coleta?
Hoje vi um vídeo de um cara mostrando o quanto de sites recebem nossos dados ao iniciar o Windows pela 1ª vez… Com toda certeza tudo que fazemos no PC é registrado e passado para as empresas que compram nossos dados.
Edit: não era pra ter ficado com essa janela tão grande o vídeo… 🤦♂️🤦♂️🤦♂️ Pensei que o Disqus linkava o vídeo na palavra, enfim, vou deixar o comentário aqui e ele não precisa ser aprovado para o público!
O termo é “overclocking”, não “overlocking” como aparece 2 vezes no artigo.
Chegamos num momento da história da tecnologia em que os números se tornaram mais importantes do que a experiência prática.
Esse tipo de comparativo é como dizer que uma BMW de 450cv é mais performática que um Mercedes de 400cv, sendo que 95% você estará andando no trânsito, e os outros 5% no limite que um carro 1.0 consegue atingir.
Ou seja, é irrelevante essa discussão…
Sem falar no Android, que é literalmente puro bloat…
Do que adianta “Overlocar” o HW se você continua rodando um SW de b0st# por cima? Ai não tem milagre que resolva.