Comparativos

Ainda vale a pena comprar um Apple Watch Series 3?

Vale a pena comprar um Apple Watch Series 3 em pleno 2020? Veja neste artigo os argumentos que você deve pesar quando fizer esta pergunta


O Apple Watch é um acessório que oferece diversos recursos bem bacanas, tanto para a saúde quanto para tarefas úteis do dia a dia. 

Visualizar mensagens sem precisar tirar o celular do bolso, registrar atividades físicas ou até mesmo ser alertado quando acontece uma arritmia no coração são funcionalidades que, depois que você se acostuma, não consegue mais ficar sem.

O problema é que no Brasil ele é um equipamento bem caro. A nossa moeda, que perdeu bastante o seu valor frente ao dólar nos últimos anos, os impostos altos de importação e, claro, o fato da Apple não cobrar barato pelos seus produtos, são fatores que tornam o smartwatch da maçã quase um luxo em nosso país.

Dentro dessa realidade, muitas vezes a solução é comprar um equipamento usado, ou então apelar para um modelo mais antigo. E é por isso que a Apple mesmo oferece ainda o Series 3 para vender, mesmo os novos trazendo diversas novidades.

Aí muitos ficam com a pergunta: será que ainda vale a pena comprar um Apple Watch Series 3 hoje, em pleno 2020? O que é que se perde? É possível fazer muitas coisas com ele ou a defasagem é muito grande?

Neste artigo, vamos procurar responder essas perguntas e mostrar se ainda vale ou não optar pelo modelo mais antigo do relógio.



Conhecendo o Series 3

Antes de tudo, você precisa conhecer tudo o que oferece o Series 3 para saber se ele ainda vale a pena ou não para você. Sim, porque não adianta ninguém lhe falar se vale ou não, pois é uma decisão que você deve tomar, baseado nas suas próprias necessidades. O que é bom para você pode não ser bom para outra pessoa, com necessidades diferentes.

Nós já falamos bastante disso em nosso artigo em que ajudamos você a escolher qual Apple Watch comprar:

Se aprofunde mais no assunto:
👉 [GUIA] Qual modelo de Apple Watch comprar?

Como o objetivo deste nosso artigo é comparar o Series 3 com os modelos mais modernos, talvez fique mais fácil falar das coisas que ele não tem em relação aos que foram lançados depois.

A primeira coisa que se percebe é o tamanho útil da tela. O modelo de terceira geração tem a mesma tela do de primeira geração, com bordas pretas mais espessas. Os que vieram depois esta borda ficou mais fina.

Telas Apple Watch diferenças

O que essa diferença muda realmente no uso? Se você não liga para bordas, quase nada. Ficará privado de alguns mostradores diferentes que aproveitam melhor os cantos da tela, mas fora isso, tudo funciona da mesma maneira.

Outra coisa que o Series 3 não tem é o sensor cardíaco elétrico, que é o que permite a leitura de eletrocardiograma (EGC) pelo relógio. Então apenas a leitura cardíaca normal dos batimentos é que é possível fazer. Ainda assim o Watch consegue identificar ritmo cardíaco irregular, emitindo aviso quando isso acontece.



Modelos antigos envelhecem primeiro

No momento em que este artigo está sendo escrito, as diferenças entre o Serie 3 e o Series 5 não são tão radicais.

Porém, é importante entender que, com o passar do tempo, as consequências da “idade” aparecem primeiro no modelo mais antigo.

Por exemplo, o processador do Series 3 não é 64 bits e quando a Apple decidir que o watchOS não será mais compatível com apps de 32 bits, ele naturalmente ficará de fora.

E isso pode acontecer já no watchOS 8, por exemplo (apesar de nenhuma evidencia ainda apontar para isso).


Mas afinal, o Apple Watch Series 3 vale a pena?

Essa pergunta depende muito da época em que você estiver lendo esse artigo. Em 2020, o que podemos dizer é que, se você conhece todos os recursos que não terá no relógio de 3ª geração e mesmo assim achar que pode viver sem eles, o Series 3 é a sua escolha mais lógica.

Principalmente para quem nunca teve um Apple Watch e quer saber se um smartwatch é útil ou não para o seu dia a dia. O preço consideravelmente menor é uma porta de entrada para este tipo de acessório e nada impede que, no futuro, você troque por um mais moderno, depois de se dar conta que ele realmente precisa dele.

Já para aqueles que são usuários antigos e possuem modelos anteriores (Series 1 ou 2), aí então o ideal seria investir em um modelo mais moderno, pois não sentirá tantas diferenças no Series 3. Já comentamos sobre isso no review que fizemos em 2017.

vale a pena comprar um Apple Watch Series 3?



Pontos positivos:

  • Preço menos caro
  • Pode ser atualizado para o watchOS 7
  • Faz a maioria das coisas que os modelos mais modernos fazem
  • As pulseiras dos novos servem também no Series 3

Pontos negativos:

  • Tela útil menor
  • Não tem ECG, detecção de queda e tela sempre ativa
  • Já se passaram 3 anos desde que foi originalmente lançado

Apple Watch Series 5

Botão Apple Store
Botão FastShop


Apple Watch Series 3

Botão Apple Store
Botão FastShop

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar