Apple WatchTutoriais

Como ativar os avisos de ritmo cardíaco irregular no Apple Watch

Junto com o recurso de ECG, uma outra função foi liberada recentemente pela Apple no Brasil: os avisos de ritmo cardíaco irregular no Apple Watch. Eles servem para verificar a existência de um possível ritmo irregular que possa constituir um sinal de fibrilação atrial (FibA).

Veja neste tutorial como ativar a função no seu Apple Watch.

Avisos de ritmo cardíaco irregular

O Apple Watch sempre trouxe avisos de alto ou baixo ritmo cardíaco. Ou seja, se você está em repouso e de repente seu coração acelera, o relógio emite um alerta para você saber que algo não está bem. A diferença agora é que, além desses avisos, ele também alertará quando identificar irregularidades no ritmo como um todo.

O relógio lê de períodos em períodos o batimento cardíaco para verificar a existência de um possível ritmo irregular que possa constituir um sinal de fibrilação atrial (FibA). Normalmente, esta leitura ocorre quando o usuário não está em movimento, para garantir resultados mais fiáveis. O número de leituras diárias e o tempo decorrido entre as leituras irá variar conforme o grau de atividade.

A FibA é um tipo de ritmo cardíaco irregular e ocorre quando o coração bate num padrão irregular. É uma forma comum de ritmo cardíaco irregular em que os batimentos das cavidades superiores e inferiores do coração estão dessincronizados.

As irregularidades no ritmo cardíaco tornam-se mais comuns à medida que as pessoas envelhecem. Algumas pessoas com FibA não têm quaisquer sintomas. Já outras têm sintomas que podem incluir batimento cardíaco acelerado, palpitações, fadiga ou falta de ar. Ela pode ser temporária ou crônica.

Como ativar os avisos de ritmo cardíaco irregular no Apple Watch

Esses avisos não ficam ativos no Apple Watch por padrão e é o usuário que devem ativar-los manualmente. Para isso, abra o aplicativo Watch no iPhone e acesse o menu Coração.

Avisos de ritmo cardíaco irregular no Apple Watch

Quais os modelos de relógio compatíveis

Diferentemente do ECG, os avisos de ritmo cardíaco irregular no Apple Watch podem ser ativados em quase todas as gerações do relógio da maçã, do Series 1 em diante. Apenas o modelo original (o primeiro lançado em 2015) é que ficou de fora.

O que precisa para ativar os avisos de ritmo cardíaco irregular

Para conseguir ativar os avisos de ritmo cardíaco irregular no Apple Watch, é necessário:

  • Ter o iOS 13.6 (ou posterior) instalado no iPhone
  • Ter o watchOS 6.3.8 (ou posterior) instalado no Watch
  • Ter o Apple Watch comprado em um dos países em que o ECG foi liberado (leia mais aqui)

O que fazer quando receber um aviso de ritmo cardíaco irregular

O aviso isso significa que o Apple Watch identificou um ritmo cardíaco irregular que indica FibA, confirmada através de várias leituras.

Se você não tiver sido diagnosticado antes com FibA, procure um médico.

Informações importantes

  • O Apple Watch não detecta ataques cardíacos. Se você sentir pressão, aperto ou dor no peito ou qualquer outro sintoma que indique um ataque cardíaco, ligue imediatamente para os serviços de emergência.
  • O Apple Watch não faz leituras constantes para identificar FibA. Isso significa que o Apple Watch não detecta todas as instâncias de FibA, e pessoas com essa condição podem não receber uma notificação.
  • Se não estiver se sentindo bem, converse com um médico, mesmo que não tenha recebido uma notificação. Sintomas como batimentos cardíacos rápidos, intensos ou irregulares, tonturas e desmaios podem indicar um problema grave de saúde.
  • Não altere a medicação sem conversar com um médico.
  • Em alguns casos, a notificação pode indicar a presença de uma arritmia diferente da FibA.
Fonte
Apple
Botão Voltar ao topo