Quando a Apple lançou o iPhone, em janeiro de 2007, ela introduziu no mercado algo que viraria rapidamente tendência no mundo dos celulares: o teclado virtual. Ele era um dos grandes argumentos do novo aparelho, pois poderia de adaptar a cada aplicativo diferente, de acordo com a necessidade.
Teve muita gente mal-humorada que reclamou disso, dizendo que um celular sério não poderia deixar de ter um teclado físico e foi justamente por isso que a Palm resolveu adotar o velho sistema no seu celular Pre como estratégia para bater o iPhone.
Pois segundo uma pesquisa da empresa Strategic Analytics, quem adquiriu o Palm Pre não está muito satisfeito com a ausência de teclado virtual no aparelho. Isso porque é chato ter que abrir o teclado toda vez que precisa escrever alguma coisa, por mais simples que seja.
Uma outra grande vantagem do teclado virtual é a possibilidade de se adaptar a todos os países, o que faz do iPhone o único celular que possui mais de 30 idiomas incorporado no seu sistema. Isso permite que um brasileiro, por exemplo, compre um aparelho na República Tcheca e saia da loja com o ele todo em português. Qual outro celular permite isso?
E o problema da Palm é que o sistema feito para o seu novo celular, o WebOS, não prevê um teclado virtual e teria que ser todo remodelado. Ou seja, é um problema que a curto prazo não há solução.
Segundo o conceituado site Daring Fireball, só reclama da falta de um teclado físico aqueles usuários que já estão acostumados com ele em outros celulares, o que é uma minoria.
[via]