O fenômeno de vendas do iPhone 3GS continua forte no mundo inteiro e a Apple deve anunciar na próxima segunda-feira (19) novos recordes para o quarto trimestre fiscal. Analistas da Piper Jaffray estimam que as vendas neste período podem ser próximas a 7,5 milhões de unidades. O número é incrível, se lembrarmos que o iPhone Classic precisou de um ano inteiro para vender menos que isso (5,6 milhões).
Mas o problema continua sendo a incapacidade da Apple em reabastecer os estoques. A operadora italiana 3 (Tre) anunciou esta semana que vendeu 20 mil unidades por mês, mas poderia ter vendido mais que o dobro disso se tivesse um abastecimento adequado. Ela ganhou há poucos meses o direito de também vender o aparelho no país.
E o assustador é que a Apple continua aumentando sua produção, como mostra o gráfico abaixo. Mesmo assim, ela não dá conta da demanda.
Mas os analistas vêem com otimismo estes números. Enquando que a curto prazo isso mostra-se um problema, a longo prazo pode ser muito benéfico para o iPhone, que deverá continuar com a demanda forte no futuro.
O iPhone é o smartphone mais popular da AT&T e o fenômeno se repete em outras operadoras internacionais, como a O2 UK e a Rogers.
No Brasil, os estoques parecem estar pouco a pouco se normalizando, sendo mais fácil encontrar o aparelho nas lojas das operadoras do que na época do lançamento.