2013ARQUIVO

Método permite trocar o logo da operadora no iPhone e iPad 3G, sem jailbreak

ATUALIZAÇÃO: este método não funciona mais a partir do iOS 7.
Anúncios

Nos anos iniciais do iPhone, era muito comum usuários realizarem a alteração no sistema (chamada de jailbreak) para conseguirem personalizar o logo da operadora que aparece no aparelho. Depois, métodos alternativos foram descobertos, mas logo desabilitados pela Apple, impossibilitando por um bom tempo que a personalização fosse possível.

Mas agora, um desenvolvedor descobriu uma maneira de fazer isso, sem a necessidade de ter jailbreak.

A mudança é possível graças a um programa especial chamado CarrierEditor, por enquanto disponível apenas para Mac OS X (não Windows). Com ele, é fácil colocar outra imagem onde aparece o nome da operadora (no caso do Brasil, Vivo, Claro, TIM ou Oi). Você pode colocar a imagem que quiser (desde que reduzida), mas o próprio programa traz algumas imagens para serem usadas, como a do Pac-Man, logo da Apple ou nuvem do iCloud.

Veja o passo-a-passo para você mesmo customizar o logo da operadora:

Anúncios

Passo 1: Faça um backup completo do seu aparelho antes de fazer qualquer coisa. Aprenda como fazer em nosso outro tutorial. Se algo der errado, basta você restaurar seu aparelho com o backup anterior. Antes de começar, tenha consciência de que algo sempre pode não sair como o previsto.

Passo 2: Instale o programa no seu Mac a partir deste link. Abra-o e clique no botão “Let’s Get Started“.

Passo 3: Ele então pede qual versão dos ajustes da operadora. Para isso, vá no seu iPhone ou iPad 3G em Ajustes > Geral > Sobre e procure o ítem Operadora. Lá tem um número, que você colocará no campo solicitado. Sugerimos que você coloque um ponto decimal caso seja um número inteiro (13.0 caso apareça apenas 13).

Anúncios

Passo 4: Escolha o seu dispositivo (iPhone ou iPad) e a sua operadora. Uma lista mostrará todas as compatíveis, inclusive do Brasil).

Passo 5: Hora de arrastar as imagens para os quadradinhos correspondentes. Como no iOS 6 não há mais barra de estado com fundo cinza, a imagem pode ser branca em ambos os casos.

Passo 6: O programa irá criar um arquivo .ipcc, que contém os ajustes da operadora.

Você então deve abrir o programa iTunes, conectar seu iPhone no computador e clicar no botão Restaurar iPhone com a tecla Shift pressionada (se feito no Windows) ou a tecla Option pressionada (no caso do Mac OS). Uma janela aparecerá para você procurar pelo arquivo .ipcc gerado. Se esta janela não abrir, cancele o procedimento, ou seu aparelho será restaurado.

Seu iTunes não reconhece arquivos ipcc? Então você precisa ativar o modo Carrier-testing.

No Windows

Vá no menu Iniciar (Start) do Windows e no campo de busca, digite CMD. Ele abrirá um terminal, onde você digitará o comando abaixo.

"%ProgramFiles%\iTunes\iTunes.exe" /setPrefInt carrier-testing 1

Reinicie o iTunes e tente de novo. ;)

No Mac

Abra o aplicativo Terminal e digite o seguinte comando:

defaults write com.apple.iTunes carrier-testing -bool YES

Reinicie o iTunes e tente de novo. ;)

Pronto. Agora basta desligar e ligar novamente o aparelho para o novo logotipo personalizado aparecer. No iPad 3G, o logo só aparecerá se você tiver usando um chip nele, com a função Celular ligada. Quando desligada (ou sem o chip), o logotipo não aparecerá. No iPod touch não tem como personalizar o logotipo com este processo.

Não tem Mac? Sem problema, o BDI lhe ajuda

Se você não tem Mac e não pode baixar o programa, mas gostaria de mudar o logotipo da sua operadora, disponibilizamos aqui os arquivos prontos para você baixar e instalar no seu iPhone. :)

Eis dois tipos diferentes: um com o logotipo da Apple e outro com a imagem do Pac-man. Baixe aquele relativo à sua operadora e siga o passo 6 descrito acima.

Logotipo Apple – iPhone

❯ TIM ❯ VIVO ❯ Claro ❯ Oi ❯ Oi (onde era Brasil Telecom)

Imagem de Pac-Man – iPhone

❯ TIM ❯ VIVO ❯ Claro ❯ Oi ❯ Oi (onde era Brasil Telecom)

Este procedimento não altera nada mais no sistema e nem afeta a garantia do iPhone (a não ser que os técnicos achem que houve jailbreak, mas aí basta restaurar o sistema antes de mandar para o reparo). O único problema é que ele cria uma versão com número maior que a original da operadora, para poder ser instalado (do contrário, o aparelho não identificará a mudança). Isto significa que se sua operadora no futuro atualizar os ajustes (para reparar algum erro ou adicionar alguma função) com uma versão de número inferior ao que você usou, o sistema não identificará a nova versão e não atualizará automaticamente, e você terá que fazer isso manualmente. Mas nós avisaremos no futuro se isto acontecer.

Como sempre, só faça o procedimento se você se sentir completamente seguro em alterar seu sistema.

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo