Como muitos de nós sabemos, a tecnologia Flash, tão comum na internet, não é compatível nativamente com o iPhone OS. Para contornar o problema, a Adobe já anunciou que irá implementar na próxima versão do seu programa a capacidade de exportar arquivos Flash em binário para publicação na App Store (leia “Adobe CS5 permitirá exportação de arquivos Flash em aplicativos nativos para iPhone OS“), o que promete ser uma nova revolução na história da loja online da Apple.
O Flash Pro CS5 ainda não está disponível para o grande público, mas alguns desenvolvedores já possuem acesso à uma versão de pré-lançamento. É o caso da InRuntime, que acaba de disponibilizar o jogo Alchemist, totalmente feito em Flash e portado para o iPhone.
O jogo é bom para termos uma ideia das capacidades que o Flash pode trazer à plataforma, possibilitando a criação de aplicativos sem a necessidade de saber a linguagem de programação específica para o iPhone OS (Objective-C). Ele está de graça por tempo limitado (link iTunes), mas precisa ser baixado por uma conta estrangeira, pois não há jogos na versão brasileira da loja.