No Brasil, os bancos são mesmo os primeiros a aproveitar as características especiais do iPhone 3GS. Ontem foi aprovada na App Store a atualização do aplicativo Itaú Personnalité, trazendo duas boas novidades: função de Realidade Aumentada e mapa integrado ao aplicativo.
A Realidade Aumentada (RA) é uma técnica que adiciona elementos virtuais sobre imagens reais. No caso do aplicativo do Itaú, a câmera do aparelho capta a paisagem real em volta enquanto indicadores gráficos mostram em tempo real a direção e distância das agências, caixas eletrônicos e dispensers de cheques.
Para usar a RA no localizador de agências, basta fazer uma busca por proximidade e posicionar o iPhone na horizontal para que os resultados sejam mostrados na tela. Você pode ainda ajustar o alcance da busca, de 100m a 3km, e escolher um filtro para o tipo de estabelecimento quer na procura.
Escolhido o ponto desejado, o aplicativo dá informações relativas ao endereço, telefones, horários de abertura e fechamento, além de permitir traçar uma rota de onde você está até ele.
O Personnalité agora utiliza da API do OS 3.0 que permite a integração dos mapas dentro do aplicativo, sem precisar sair dele.
O aplicativo em geral é compatível com todos os iPhones e iPods touch, porém algumas funções ficam limitadas segundo o aparelho. No iPhone de primeira geração e nos iPods não há chip de GPS e por isso a localização é feita por triangulação do Wi-Fi, o que nem sempre dá muita precisão. A realidade aumentada usa a bússola integrada e por isso só funciona com o iPhone 3GS. As outras funções de sempre, como acesso à conta, indicadores de mercado e cadastro de telefones continuam compatíveis com todos os modelos.
O aplicativo foi desenvolvido pela FingerTips e pode ser baixado gratuitamente na App Store (link). Necessita do iPhone OS 3.1.
Agora é esperar para saber quando os clientes de contas “normais” poderão ter as mesmas funções no Itaú Mobile…