2009ARQUIVO

Bradesco Presença chega à App Store como primeiro aplicativo brasileiro de realidade aumentada

Bradesco Presença traz a realidade aumentada ao iPhone

Demorou mais do que o previsto, mas finalmente a Apple aprovou o aplicativo Bradesco Presença, o primeiro caso nacional a utilizar a função de Realidade Aumentada (RA) e que foi mostrado em primeira mão aqui no Blog (leia “Bradesco prepara primeiro aplicativo brasileiro de Realidade Aumentada no iPhone 3GS“).

Desenvolvido pela Maya e criado pela Ínsula Comunicação, o aplicativo mostra visualmente a direção de qualquer agência próxima do Bradesco, Prime e Autoatendimento Dia & Noite. Para quem ainda não é cliente, também é útil, pois ele mostra caixas do Banco24horas e Banco Postal. Ele funciona em qualquer iPhone que tenha GPS integrado (como o modelo 3G), mas para quem tem o 3GS pode ainda visualizar pontos virtuais na tela, que indicam a direção exata no horizonte da localização procurada.

Os pontos de localização foram todos catalogados e fornecidos pela Apontador & Maplink LBS Local.

Mas foi difícil convencer a Apple de liberá-lo e você já vai saber porque.

Depois que recebemos as primeiras informações sobre o novo aplicativo, entramos em contato com a Ínsula, que é uma agência digital da Neogama/BBH e falamos diretamente com Fabiano Coura, diretor digital. Ele nos explicou que o processo de aprovação com a Apple demorou mais do que o previsto, porque ela não conseguiu traduzir algumas mensagens de avisos, pois todo o aplicativo está em português.

Bradesco Presença

Além disso, os técnicos estavam curiosos para ver como o aplicativo funcionava, o que obrigou os desenvolvedores a “criar” uma agência virtual do Bradesco em Cupertino (!!!), para que o mapa pudesse apontar para ela. :D

Menu do aplicativo Rosa dos ventos

Depois de muito trabalho, finalmente a Apple liberou o aplicativo, que já está disponível para todos os brasileiros que estejam ansiosos para ver como funciona a função de realidade aumentada no aparelho (para quem possui o 3GS).

Visualização 2D de todos os pontos de atendimento Sobre o aplicativo

O Presença está disponível na App Store americana (link) e daqui há pouco já deve aparecer na brasileira também (coisas de Apple). Ele é totalmente gratuito e compatível com iPhone 3G e 3GS (por causa do GPS) com OS 3.1. A função de realidade aumentada apenas funciona no 3GS, devido à bússola integrada.

Há uma página especialmente dedicada ao aplicativo neste endereço. Você também pode saber mais detalhes de como ele funciona lendo nosso artigo anterior. :)

Botão Voltar ao topo