AplicativosApp StoreNotícias

Bradesco Presença chega à App Store como primeiro aplicativo brasileiro de realidade aumentada

Bradesco Presença traz a realidade aumentada ao iPhone

Demorou mais do que o previsto, mas finalmente a Apple aprovou o aplicativo Bradesco Presença, o primeiro caso nacional a utilizar a função de Realidade Aumentada (RA) e que foi mostrado em primeira mão aqui no Blog (leia “Bradesco prepara primeiro aplicativo brasileiro de Realidade Aumentada no iPhone 3GS“).

Desenvolvido pela Maya e criado pela Ínsula Comunicação, o aplicativo mostra visualmente a direção de qualquer agência próxima do Bradesco, Prime e Autoatendimento Dia & Noite. Para quem ainda não é cliente, também é útil, pois ele mostra caixas do Banco24horas e Banco Postal. Ele funciona em qualquer iPhone que tenha GPS integrado (como o modelo 3G), mas para quem tem o 3GS pode ainda visualizar pontos virtuais na tela, que indicam a direção exata no horizonte da localização procurada.

Os pontos de localização foram todos catalogados e fornecidos pela Apontador & Maplink LBS Local.

Mas foi difícil convencer a Apple de liberá-lo e você já vai saber porque.

Depois que recebemos as primeiras informações sobre o novo aplicativo, entramos em contato com a Ínsula, que é uma agência digital da Neogama/BBH e falamos diretamente com Fabiano Coura, diretor digital. Ele nos explicou que o processo de aprovação com a Apple demorou mais do que o previsto, porque ela não conseguiu traduzir algumas mensagens de avisos, pois todo o aplicativo está em português.

Bradesco Presença

Além disso, os técnicos estavam curiosos para ver como o aplicativo funcionava, o que obrigou os desenvolvedores a “criar” uma agência virtual do Bradesco em Cupertino (!!!), para que o mapa pudesse apontar para ela. 😀

Menu do aplicativo Rosa dos ventos

Depois de muito trabalho, finalmente a Apple liberou o aplicativo, que já está disponível para todos os brasileiros que estejam ansiosos para ver como funciona a função de realidade aumentada no aparelho (para quem possui o 3GS).

Visualização 2D de todos os pontos de atendimento Sobre o aplicativo

O Presença está disponível na App Store americana (link) e daqui há pouco já deve aparecer na brasileira também (coisas de Apple). Ele é totalmente gratuito e compatível com iPhone 3G e 3GS (por causa do GPS) com OS 3.1. A função de realidade aumentada apenas funciona no 3GS, devido à bússola integrada.

Há uma página especialmente dedicada ao aplicativo neste endereço. Você também pode saber mais detalhes de como ele funciona lendo nosso artigo anterior. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Thiago

    Ah por isso vc comentou no twitter sobre a rosa dos ventos… hehehe Estou no OS 3.0.1 ainda… tenho q esperar…

  • iTheus

    hsuahushsa. Agora entendi o “Nossa, essa Rosa dos Ventos é muuuuito legal!” 😛

  • André Cardoso

    Putz, testei o app… Muito bom mesmo!! Bradesco ta investindo pesado nisso ae…continue assim! xD
    Muito rápido! Ahhh e outra, nem sabia que tinha tanto caixa eletronico e agencia assim aqui por perto!! hehe

    • Gustavo

      “Ahhh e outra, nem sabia que tinha tanto caixa eletronico e agencia assim aqui por perto!!” eu tbm não!

  • Jonatas Brisotti

    Legal também citar o excelente trabalho de Geocodificação feito pela Apontador & Maplink LBS Local, sem o qual esse aplicativo simplesmente não seria possível.

    • Consertado. 🙂

  • Rafael Maia

    Na hora que tu falou da Rosa dos Ventos no twitter, saí correndo para a appstore.

    • Fabi

      Heheh, fiz a mesma coisa, apesar de já ter ouvido falar dessa rosa dos ventos em um vídeo postado aqui no blog mesmo. Mas mesmo assim achei que poderia ser outro app.
      Muito legal esse app.

  • Pena que não tenho o 3GS, mas babei com as possibilidades.

  • Rafael

    Realmente, a app é fantástica. Mas será que isso é mesmo realidade aumentada? As indicações de distância e a rosa dos ventos são feitas baseadas somente na bússola. O fato da câmera estar aberta não significa nada, é apenas um artifício (muito bem usado).

    Pelo que eu entendo, posso estar errado, para ser categorizado como realidade aumentada a app deveria fazer algum tipo de análise das imagens capturadas, o que não é o caso.

    Alguém concorda?

    • Mario

      Tive essa dúvida também desde que comecei a ver esse tipo de app, em videos no youtube. Mas vi que uma das definições de RA é justamente de mixar items “virtuais” por cima de imagens reais e que os elementos criados tem correlação com o mundo real normalmente apresentadas em “real time”. Então, seguindo essa linha, é realidade aumentada sim na minha opinião.

    • Jonatas

      Não cara, até comerciais de TV em intervalo de futebol usa esse mesmo conceito. A realidade aumentada é a sobreposição de elementos virtuais em uma imagem da realidade.

  • Erwin

    Funciona para o país inteiro? Ou só algumas cidades?
    Obrigado pela notícia, e parabéns pelo Blog.

  • Mamede

    O botao voltar nao funciona no meu iphone alguem esta com esse problema ?

    • orlandson

      Algumas vezes deu isso aqui também. É um pequeno bug.

  • Rá! Agora posso testar!

    Peguei hj o meu novíssimo 3GS Branco, de 32 Gb.

    Meu anterior era preto, mas esse é muito phoda!!!

    Já baixei…, vamos ver! Abraços a todos!

  • Daniel Taiguara

    testei e adorei !

  • Nato

    Mario,

    Concordamos contigo. Dentro do mundo da reliadade aumentada existe diversas classificações.

    Rafael,

    A engine que a Maya vem desenvolvendo já possui reconhecimento de pattern, funcionalidade semelhante ao que temos em site flash.

    Outra possibilidade é utilizar para reconhecimento de face e objetos (www.youtube.com/mayareel/). Abre um mundo de possibilidades para aplicações móveis.

    Qualquer dúvida entrem em contato.

    Obrigado,

    Maya

  • iPc

    iLex, esse aplicativo funciona tb no ipod touch 3g? E pra funcionar nao é preciso ter só a bussola (acho que ele tem tb mas nao sei)?

    • Jonatas

      Não funciona, é somente para iPhones

  • Frederico

    iLex,

    Só uma dúvida, o app precisa de acesso a internet quando estiver na rua ou ele já tem o endereço das agencias previamente cadastrados no aparelho?

  • HB

    Será que tem alguma forma de fazer ele e o Wikitude rodarem no 3.0.1?

    • orlandson

      E porque não atualizar?

      • HB

        Pra não perder o desbloqueio.

  • Masduk

    Simplesmente Fantastico !!! Agora e so esperar um software que forneça informações de pontos de interesse como em um GPS.

  • Mamede

    Ao usar o aplicativo os botoes voltar e todos que ficam no alto da tela nao funcionam so acontece comigo ?

  • Gostaria de saber,se pelo iphone da para fazer pagamentos e transferencias????