Curiosidades

Em entrevista, Tim Cook comenta sobre o headset AR/VR da Apple como se ele já existisse

O tal headset da Apple está sendo cogitado há tempos e muitos apostam que ele deva ser lançado em breve. E Tim Cook acaba de dar um reforço importante nos rumores.

Em uma longa entrevista dada à revista GQ, o CEO da Apple comenta sobre “óculos” de Realidade Virtual/Aumentada.

Se você pensar sobre a tecnologia de realidade aumentada, a ideia de poder sobrepor o mundo físico com elementos do mundo digital poderia melhorar significativamente a comunicação e conexão entre as pessoas. Seria muito mais fácil colaborar em projetos se pudéssemos sentar juntos, fazer um brainstorming e puxar algo digitalmente, para que ambos possam visualizá-lo e trabalhar juntos. É emocionante pensar que há um ambiente que pode ser ainda melhor do que o mundo real, ao sobrepor o mundo virtual sobre ele. Isso pode acelerar a criatividade e ajudar a realizar tarefas de maneiras diferentes e mais eficientes.

Mesmo sem admitir que a Apple estaria trabalhando efetivamente em algo assim, ele se demonstrou muito animado com a tecnologia e suas múltiplas aplicações no dia a dia.

O entrevistador então perguntou sobre Cook ter dito em 2015 que não acreditava na onda de “óculos inteligentes“, como o Google estava fazendo na época com o Glass. “Ninguém gosta de usar óculos“, ele comentou na época.

Porém, agora ele parece admitir que mudou de ideia.

Minha forma de pensar sempre evolui. Steve me ensinou bem: nunca se casar com suas convicções de ontem. Se apresentado a algo novo que diz que você estava errado, sempre admita e siga em frente em vez de continuar a se apegar e dizer por que você está certo.

O entrevistador então diz que, de fato, as soluções do Google e da Meta nesta área não impactaram tanto os usuários neste meio tempo, afirmando que há muita gente cética sobre o que a Apple teria para apresentar para que essa tecnologia realmente fizesse diferença na vida dos consumidores.

E é nesse momento que Cook fala como se a Apple realmente tivesse criado um produto neste sentido:

Basicamente tudo o que já fizemos teve muitos céticos envolvidos. Se você faz algo que está no limite, sempre haverá céticos. […] Podemos fazer uma contribuição significativa, de alguma forma, algo que outras pessoas não estão fazendo? Podemos possuir a tecnologia principal*? Não estou interessado em juntar peças do que já existe de outras pessoas. Porque queremos controlar a tecnologia principal. Porque sabemos que é assim que você inova.

A “tecnologia principal” (primary technology) ao qual Cook se refere é aquela que está no coração de um produto ou serviço, ou seja, a tecnologia que é essencial para o seu funcionamento. Por exemplo, a tecnologia de reconhecimento de voz é a tecnologia principal dos assistentes virtuais como Siri e Alexa. Controlar a tecnologia principal pode ser fundamental para a inovação e o sucesso de um produto ou serviço.

A íntegra da entrevista (em inglês) pode ser lida diretamente no site da GQ.

Botão Voltar ao topo