Apple

Apple finalmente libera a navegação curva-a-curva dos Mapas no Brasil

Desde 2012, a Apple oferece em seus mapas uma navegação curva-a-curva gratuita, que guia por voz o caminho do motorista de um ponto a outro. Porém, por alguma razão bizarra, esta funcionalidade nunca tinha sido liberada no Brasil, apesar da tradução vocal estar toda pronta: bastava usar os mapas em um país compatível que era possível ser guiado em português do Brasil.

Mas esta semana a Apple finalmente implementou em nosso país esta funcionalidade, que agora está disponível para todos os usuários brasileiros.






Na época que a Apple lançou a função, era algo novo. O mercado de GPS era dominado por TomTom e Sygic, empresas que cobravam (e bem) pelos aplicativos. Quando a Apple anunciou que disponibilizaria a navegação gratuita, todos se impressionaram, achando que seria o início do fim para os apps que cobravam por isso.

O tempo foi passando e o Google gostou da ideia. Passou a oferecer a navegação gratuitamente também nos seus mapas, e foi mais rápido em disponibilizar ao redor do mundo. No Brasil, foi um dos primeiros gratuitos, junto com o Waze.

Quanto à Apple, não há motivo conhecido em não disponibilizar a função no Brasil desde o início. Na época, nós cobrimos aqui um brasileiro que conseguiu hackear os códigos de um aparelho com jailbreak e fazer a função funcionar no país, apenas alterando um ajuste. A função sempre esteve lá, apenas não estava ativada, por alguma razão estranha.

YouTube video

E isso aconteceu mesmo antes de termos Siri em português, como já explicamos detalhadamente neste outro artigo de 2013. Isso porque a função usa um outro assistente vocal, o chamado Controle por Voz (VoiceOver), que é capaz de interpretar textos sem precisar enviar nenhum dado aos servidores da Apple.

A navegação por voz do iOS é, portanto, apenas a leitura de textos dos mapas, de uma navegação textual que já estava liberada no Brasil desde o início. Então, não havia motivo lógico conhecido para a função nunca ter existido no Brasil.

Seja como for, agora finalmente temos a função. Porém, onde mais sentia-se falta era no CarPlay no Brasil, que ficou por muitos anos sem uma de suas principais funcionalidades, que é justamente a navegação curva-a-curva. Com o iOS 12 isso foi minimizado, com a liberação de aplicativos de navegação de terceiros para o CarPlay.

Então você pode pensar: chegou tarde demais?
Sim, pode-se dizer que agora, sem dúvida, precisamos muito menos da navegação do Apple Mapas do que seria em 2012. O mercado mudou bastante e os grandes players foram substituídos pelos populares Waze e Google Maps. Inclusive no CarPlay.

Mas para quem é usuário de Apple Watch, a novidade pode ainda fazer diferença. O relógio da maçã ajuda na navegação guiada com toques no pulso desde o primeiro modelo (Series 0), sendo capaz de indicar onde dobrar. É perfeito para seguir um caminho à pé sem precisar tirar o celular do bolso.

Com isso, é mais um item riscado de nossa lista de coisas que a Apple ainda não implementou no Brasil. Qual será o próximo?

Fonte
Dica do Filipe com F de Fonsi
Botão Voltar ao topo