Opinião

Não, o Siri ainda não fala português no iPhone

Antes de mais nada, é importante frisar que sempre consideramos o site Gizmodo Brasil um dos mais respeitáveis do país e nunca tivemos qualquer problemas com os seus redatores, muito pelo contrário. Mas justamente por essa sua importância entre a comunidade tech que achamos interessante comentar uma notícia dada por eles que, na nossa opinião, é equivocada.

A função Siri ainda não fala português. Nem nos Estados Unidos.

O Siri funciona assim: você fala para o aparelho, ele reconhece e interpreta o que você disse, envia para os servidores da Apple (pela internet), que processam a frase e devolvem para o aparelho em forma de resposta. Isto é o que a Apple chama de Siri.

No Brasil, a função funciona (leia “Veja como a função Siri funciona atualmente no país“), mas ainda não em português (eu disse ainda), apenas em meia dúzia de línguas. Esta interpretação do que a pessoa fala é o ponto central da função.

Com o iOS 6, a Apple introduziu seus novos Mapas que, apesar de tanta reclamação, funciona muito melhor nos Estados Unidos que no Brasil (mas isso nós já sabíamos que iria acontecer). Uma das funções bem legais que existe lá é a navegação curva-a-curva, com a indicação vocal do que fazer na estrada (vire para a direita, contorne a rotatória, etc). Não se sabe porque, mas esta função de navegação ainda não está disponível no Brasil.

Confira o vídeo que o Gizmodo Brasil fez, em uma viagem para os Estados Unidos:

Eu mesmo tive a oportunidade de testar a mesma função quando fui cobrir o lançamento do iPhone 5, e quase caí para trás quando ouvi o aparelho falar em português. Mas ao analisar melhor, vi que não era o que parecia.

De fato, ela não tem muito a ver com a função Siri, pois não envia nenhum dado aos servidores da Apple.

O único contato que há entre os servidores dos mapas é para obter o cálculo do trajeto, com a lista de instruções do início até o final. Só.

Na navegação dos Mapas da Apple, o aparelho apenas lê as instruções indicativas do trajeto, através da função VoiceOver, existente no iPhone desde o iOS 3. Estas indicações são armazenadas no aparelho ao traçar a rota e já existiam nos Mapas do Google. A diferença é que agora o sistema as lê para você, como um texto comum.

Portanto, há uma diferença entre Siri e VoiceOver, que é importante levar em consideração, e ouvir as indicações vocais da navegação dos mapas não quer dizer que isso é uma prova de que o Siri está sendo já traduzido para o português.

Claro, pode ser que quando o Siri seja adaptado à nossa língua, a Apple adote a mesma voz e estrutura do atual VoiceOver, fornecido pela Nuance. Por que não? Até mesmo brasileiros já fizeram isso. Mas por enquanto, ainda não temos nada no sistema que indique que a Apple esteja já trabalhando na língua portuguesa. Infelizmente ainda não. Só a pista do manual, que é superficial.

Portanto, equivoco esclarecido. É importante que não haja confusão de como funciona o assistente vocal, para não criar expectativas falsas nos usuários.

Todos erram, nós também já erramos muito. Nada de brigas ou rixas, muito pelo contrário, nosso abraço ao Pedro Burgos e equipe. Confiram o artigo completo do Gizmodo neste link, além de outras matérias interessantes lá. 😉

Dica do mvcmendes

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Oswaldo

    Muito bom o esclarecimento. Quando li a noticia no Gizmodo, fiquei pensando: Mas isso não é o Siri, e sim o Maps.

    Gostei!

    Obrigado pelo esclarecimento

    • Luiz

      Eu li essa noticia no Gizmodo e vim logo correndo pra cá pra ver se tinham pulblicada algo sobre

      • Danilo Sato

        Eu sabia que tinha gato nessa tuba!

    • SYN G.

      Foi exatamente o que pensei quando li a matéria.. como você disse, não é a Siri, e sim o Maps.

    • Fleups

      fato, essa é a voz q tem no TOMTOM a milianos já…

  • George

    Belo esclarecimento!!!

  • Kelly Maris

    Hummm esta explicado então! ; )

  • Lucas pedroso

    Humildade sempre!!

  • Mr. Ruffles

    Hummmmmmmm…..

  • Vinicius

    Bom artigo. Que seja interpretado como um crítica construtiva.

  • Junior Max

    Muito bom iLex, mais isso que o Gizmodo mostrou não é indício que a Siri vai para português? Até porque perguntar da Siri se ela fala português não é algo lógico, já que a Apple não lançou oficialmente em português. Assim como o manual que traz a Siri em português dá indícios que ela vai falar português, assim como o mapas curva-a-curva. Não seria isso?

  • Francis

    Ótimo esclarecimento, porque a vontade é tanta que a gente tende a acreditar em qualquer novo rumor.!

  • Vitor

    Moro aqui na Argentina e a navegação curva a curva funciona direitinho, pena que no Brasil ainda nao.

  • Eder

    Foi exatamente o que eu pensei quando li no Gizmodo. De qualquer forma, que não demore a sair esse 6.1 para conferirmos se haverá mesmo essa novidade, como apontou o manual pt-br, e se os sérios problemas com o wi-fi serão resolvidos.

  • Rodrigo

    Gizmodo é uma piada jornalística em todas as línguas

  • Wellington Alves

    Acho que ainda vai demorar muito pra entender português. Tiro por base a dificuldade que ainda épara o dragon Dicatation transcrever nossas palavras.
    O português é muito complexo, cheio de tempos verbais, fora os diferentes sutaques ao longo do país!

    • Thiago

      O que seria da iComunidade sem um rumor contagiante?

  • Fabr

    Falando em SIRI, com o IOS 6 ele – o assistente- ficou muito mais inteligente e consegue realizar muito mais tarefas. Antes era mais para brincar, agora dá para usá-lo rotineiramente, inclusive para traçar rotas. A propósito, não sei o porquê, mas as vezes, quando eu peço para que ele trace uma rota para casa, ele manda para um endereço COMPLETAMENTE diferente do que está no meu cadastro. Isso já aconteceu com alguém?

  • Nando

    A matéria deles deixa extremamente claro o que está sendo noticiado. A “Siri” é o nome da voz e não a função…
    Lógico que eles fizeram de um jeito mais chamativo só pra atrair atenção, mas convenhamos que fazer um post rebatendo não é mto diferente…
    No fundo é aquela história do “você é responsável pelo que fala, não pelo que entendem”.
    Btw, continuarei lendo os 2 blogs e torcendo pelo recurso totalmente traduzido 🙂

    • A “Siri” é o nome da voz e não a função…

      O nome da voz é “Raquel”. Até o texto lá assume isso.
      #fail

      Eu já estava esperando ataques de gente que frequenta lá, que não entende o que é uma crítica construtiva, pelo bem da boa informação. 😉

      • Marcelo Machado

        Eu leio os 2 blogs e realmente achei estranho a matéria dizendo que quem lê o passo a passo do mapas é o assistente vocal Siri.
        Sua explicação foi perfeita, de alguém que conhece a fundo o sistema, coisa que quem escreveu a matéria lá não conhece e acabou se iludindo. E iludindo todos que leem o que foi escrito.
        Por isso seu post é importante para desiludir e colocar a realidade do fato de o iPhone falar em português o passo a passo no mapas.

        Se vc seleciona o texto no iPhone/iPad surge a opção do sistema falar o que esta escrito(Voice Over) e não quer dizer que o Siri prendeu português então.

      • Pedro Burgos

        Oi, iLex, tudo bem? Obrigado pelo tom da crítica. Acho que o post de vocês aqui esclarece algumas coisas e se aprofunda em detalhes técnicos que eu deixei de fora – não por falta de conhecimento, te juro =) – mas acho que há um desentendimento sobre o que escrevemos lá, ou talvez não tenha deixado tão claro. No texto deixamos claro que não há a opção de Siri em português nem lá nos EUA e, sim, entender a língua é tão (mais, na verdade), que simplesmente falá-la.

        O que quis dizer com “Siri fala português” é que tudo indica que esta será a voz da Siri, e este vídeo é uma prova importante – ela por ora “fala”, mas não ouve. Acho que não dá pra dizer que é simplesmente uma amostra do Voiceover. Se você ativar o voiceover hoje para ler um endereço no mapas, por exemplo, vai ser bem diferente da maneira com que é mostrado no vídeo e que você experimentou – a conexão direta com a Siri, com o voiceover desligado, também diz alguma coisa, não? Não havia leitura de mapas pré-Siri no iOS 6, e em todos os lugares onde há o Siri, quem faz a voz da navegação curva-a-curva é o assistente (na Inglaterra, por exemplo, é uma voz masculina: http://www.youtube.com/watch?v=uZIDL9Bd_1M), e não a voz de acessibilidade.

        Então, dadas as evidências e a diferença do que é o sistema de voiceOver, concluímos que esta será a voz da Siri – a mesma de hoje, a velha Raquel. Estamos tentando confirmar esta informação, mas acho que é uma maneira de ligar os pontos que faz sentido, não?

        Abraço!

        • Jacson

          Entendi perfeitamente o que tu escreveu Pedro.

        • Eu acredito também que a voz muito provavelmente será esta, sim, pois para a Apple será mais fácil. Mas é que já teve site replicando a matéria do Giz, afirmando que o Siri já fala português.
          Que bom que você entendeu o tom do artigo. A intenção foi a de colaborar mesmo. 🙂

          • Fred

            Globo ponto com, eheheheh

  • TiãoGavião

    Boa iLex!
    “Cada coisa na sua coisa” 😉

  • Carine Vidal

    Caraca iLex! Muito boa a explicação! Parabéns!

  • krikaoli

    Nesses anos só vi o blog errando uma vez, no nome do novo iPhone da época, no resto sempre acerta heheheheh

    Gizmodo é refúgio de haters, fanboys da samsung, etc, mas é um excelente blog também!

    Vamos torcer juntos pela Siri em Pt Brasil! Hoje vou mandar o meu quarto email ao TIM Cook. Alguém já se deu ao trabalho de reclamar com a Apple ou só fica de mi mi mi aqui no BDI?!

    • Lucas Cavalcante

      Eu já mandei email pro Tim Cook já
      mas foi pra reclamar do vidro do meu ipad 2, que eu estava jogando um jogo no acelerômetro e o vidro pocou na minha frente, num lugar que eu nem estava tocando, não parou de funcionar, o ipad na época tinha uns 2 meses no máximo, e nunca tinha caído no chão, levei na assistência técnica, na mesma loja em que eu comprei o bixinho, e eles falaram que era motivo de queda, não tinha marca de queda nenhuma, depois com um tempo meu irmão sentou no ipad quebrando mais ainda a tela, depois eu deixei o ipad cair da altura do meu joelho, quando eu fui segurá-lo pela Smart Cover dobrada (assim: /_\) e caiu.
      hoje o ipad tá todo amassado(e com um buraco perto ca camera frontal) por conta dessa queda.
      E já mandei emails pro tio Cook falando do bug da grade na câmera, não sei se já foi removido com o ios6(ainda não testei) mas é que quando voce coloca na camera frontal, o ipad não te dá opção de grade, mas na camera traseira tem e se voce ativar e depois mudar de camera continua com a grade

      • Levi

        O bug da grade tbem tem nos itouchs

      • krkaoli

        Poxa Lucas, pelo menos você fez a sua parte. Qualquer coisa juizado comum, lamento muito pelo seu caso. Existe uma outra maneira, é o http://www.apple.com/feedback parabéns de qq forma amigo.

  • JOAO ROBERTO MARTINS

    Eita sirizinho arretado 😀 tá lokinho pra parar numa panela made in Brazil só pode!!

  • iRon

    Eu gosto muito do Gizmodo.

  • Daniel Alencar

    Muito legal bom esse mapa, pelo menos la fora. Olha só o movimento da “câmera” seguindo a localização… E nem precisa de conexão só o gps! Incrível. Ta. Tem navegadores gps q fazem o mesmo. Mas nao estou desclassificando-os!

  • Ernandes

    Caracas!!! Os gráficos do Mapas no modo curva-a-curva é muito show!!! Te cuida, Google. Entenderam o porquê da tela de 4″? O espaço a mais foi só para caber aquela plaquinha da direção, sem afetar o restante do mapa. 🙂

    Artigo esclarecedor. Valew!

  • iRon

    Ops, foi só uma parte do meu comentário.
    O BDI, fez uma colocação cuidadosa e com respeito. Comunidade unida, comunidade fortalecida.

  • Fernando Foks

    Se me lembro eu tomei o susto primeiro..rsrsrsr

  • Costa

    Aqui em Portugal o sistema curva a curva funciona e com voz em português, fizeram muito bem a actualização da vossa noticia, porque estava errada. Muito bom site, adoro a o vosso rigor.

    • luiz

      Quem lê as instruções do “turn by Turn” não é o Voice Over. É o motor de voz fornecido pela Nuance. No caso do português brasileiro é Raquel, Portugal Joana, Estados Unidos Samantha, Espanha mônica, mèxico Paula e por aí vai.

  • copeta

    Isso é só em país com navegação curve-a-curva e ela vai fazer o VoiceOver de acordo com a lingua do aparelho (ou será que é com o idioma do texto) então se um Pinguin perguntar direções e o VoiceOver falar pinguinês ela vai falar na dita lígua. Simples. Cláro que o blog não iria colocar uma notícia sem antes pesquisa-la 🙂

    • copeta

      curva-a-curva

  • Vini

    Bom ponto de visão, não tinha pensado nisso.

  • Odisseu

    Essa voz aí da Raquel é a mesma do aplicativo de navegação da TomTom. A Apple não comprou recentemente essa empresa? Nada mais natural usar o recurso que estava pronto.

  • Paulo Marcos

    mais um Equívoco por parte do uol de postar e não conferir a veracidade.

  • Steff

    ouch

  • Bernardo

    Assim que vi no Gizmodo ja tinha sacado que era isso.. o Siri não fala português mas o voiceover do iPhone sim pq é a linguagem que o cara usa no cel..

    Admiro o Gizmodo acredita numa coisa dessas..

    ;(

  • Regis

    Já usei o gps em Londres, semana passada, funcionou bem pra caramba.

  • Andrade

    Eu acho que o TechTudo, da Globo.com, tira as notícias sobre o iPhone daqui do BDI:

    http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/10/siri-do-iphone-5-brasileiro-vai-falar-portugues-sugere-manual-do-usuario.html

    hahahaha, coincidentemente, um dia depois do BDI postar sobre isso, a globo noticiou!! É o Blog do iPhone mostrando que tem grande repercussão nacional!! =D

  • digoloureiro

    Se é uma parceria com o Tom Tom é a voz do curva a curva só isso! Com o enorme tanto de brasileiros que visitam os EUA hoje, seria normal que no Mapas tivesse a voz em portugues.

  • Willian Sousa

    Vixi, pior q ele falou q é Siri falando em português, mas erros acontecem. Boa matéria!

  • Camila

    Fiz a mesma pergunta para o meu 4S e a resposta foi: I speak Cantonese, English, French, German, Italian, Japanese, Korean, Mandarin and Spanish… so far.

    Gostei do “so far”! hahaha Torcendo!

  • Danilo Matos

    Galera, é impressionante o quão estúpidos e tapados é a galera do site Techtudo… Eles estão divulgando o vídeo do Gismodo como sendo o Siri!!! Kkkk… http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/10/siri-do-iphone-5-brasileiro-vai-falar-portugues-sugere-manual-do-usuario.html

  • Daniel
  • Patrick L.A.

    A voz da Siri nao tem akela intermitência q o voiceover tem também desconfiei mas enfim o gizmodo deveria ter analisado isso

  • Juliano

    O tal do evento no dia 17…
    Não tinha que ter aparecido algum convite já?

    • TiãoGaviáo

      Ahhh pois é!!
      Como tudo anda meio doido em Cupertino, não aposto em mais nada.. 🙁

      • Juliano

        Mais uma pegadinha do TIO Cook, então?

    • Eu não sei quem espalhou esse boato do dia 17. Mas que muita gente caiu, isso caiu.

      • Juliano

        Mas não ter esse evento não descarta o “NOSSO” Siri esse ano né?
        Quando as outras línguas foram incorporadas apareceram num Beta antes?

        Não foi o próprio All Things D? jurava ter visto um post aqui…

  • Paulo Cotta

    Eu gosto do Giz, estou sempre antenado com as novidades do site, mas vez ou outra eu me irrito com os comentários das pessoas que visitam o blog.
    São raros os comentários parciais e construtivos e isso muitas vezes nos desmotiva.

  • Lucas Pacheco

    Não é puxa-saquismo não iLex, mas parabéns! Ha tempos que não vejo posts inteligentes e com boa informação como os seus… Eu não consigo mais acreditar em nenhuma noticia antes de passar por aqui e ver o que você escreveu. Parabéns ao Blog!

  • Pedro

    Quando a SIRI fica disponível em uma nova língua, fica apenas no dispositivo mais recente (no caso o iPhone 5) ou em todos os aparelhos que possuem SIRI? Pergunto para saber se vou poder usar no meu iphone 4S quando a SIRI aprender português.

    • Lucas Pacheco

      Sim… Vai poder usar em todos dispositivos que tem SIRI 🙂

  • Ricardo

    Adoro o GIZ, e não deixo de ver o BDI varias vezes ao dia. Estive a uma semana em NY e fiz uma viagem até Washington , totalmente guiado pelo GPS do MAPs. Uma maravilha. Deixa agente na porta….e em português… Aqui na minha cidade ( Campina Grande-PB ) os mapas nem corres tem …

  • Bernardo Cunha

    Excelente matéria! Só discordo quando você diz que a pista do manual do iPhone 5 é “superficial”. Ao meu ver isso é um indício fortíssimo que o iPhone 5 será lançado no Brasil com a Siri já em português.
    Eles jamais colocariam “Você pode perguntar para o Siri ‘Quando é o próximo jogo do Flamengo'” se isso não fosse possível de ser feito, em breve. Não só os textos da fala da Siri em português no manual, mas as frases contendo elementos brasileiros (Flamengo, Palmeiras, Recife) indicam que será assim quando o novo iPhone chegar por aqui. Não acha?

    • Eu acho, Bernardo, inclusive pode render um belo processo para a Apple se o manual sair e as pessoas nao puderem fazer isso. Mas mesmo assim, não é uma prova contundente, pois ainda pode ser um erro da Apple, alguém que resolveu traduzir tudo.
      E visto que o Manual ainda não foi liberado para o público, pode ser que a versão final saia diferente.

  • Overlord

    Nem comentei nada na outra notícia porque percebi o “caroço” debaixo do angu.

    Acredito que a questão do manual seja só uma melhor adequação do mesmo aos leitores.
    Se compararmos os textos do 4S com o do iPhone 5, veremos que a Apple sempre tenta melhorar a compreensão das coisas.

    Por sinal, é bem interessante comparar a redação dos textos nos vários manuais da Apple.
    Peguem o do iPhone 4S e este temporário do iPhone 5 e façam um teste. 🙂

  • Ítalo Raniere

    Ilex, não consigo fazer o mapas falar o trajeto, já configurei e não estou conseguindo, o que esta acontecendo?

    • Eduardo

      Se você estiver no Brasil não conseguirá mesmo!!!

  • Xande

    Regaça mesmo iLex… e com total razão ainda..
    Ja li muitas materias la com titulos sensacionalistas….
    Cortaram umas coisas la no site , perdem leitores cada dia mais e ainda colocam esse tipo de matéria.
    Eles nao aprendem mesmo……
    Tinham q “sobrar” ( pra nao falar tomar………….) uma vez ou outra…..

  • André Lyrio

    Eu percebi isso lá. Muito legal!

  • marcos aurelio coringa

    seria excelente o siri coresponder em portugues a appler sai perdendo em muito na falta deste recurso por favor apple realize nosso sonho o brasil perde em muito valel //////

  • Bruno Araujo

    Se existe esta especulação de que o Siri pode vir no iOS 6.1 em Pt-BR, será que esta nova versão virá com alguma novidade a mais? Tipo exclusivo para i5? Se a próxima atualização a função Siri vier em Pt-BR eu aposento o meu i4 e compro o i5! O curioso é que a apple não disponibilizou a versão Beta do iOS 6.1 para os desenvolvedores tornando um ar de “mistério” e cheio rumores.