AplicativosiOS

A partir de setembro, CarPlay terá suporte a aplicativos de navegação GPS

O CarPlay sempre foi bastante limitado pelo que ele se propôs no início. Ele permite conectar o iPhone ao carro, mas peca ao não deixar usar o tipo de aplicativo mais necessário em um automóvel: o navegador GPS. A Apple sempre limitou que apps de terceiros implementassem a solução, por medo que isso pudesse ser um ponto de distração para o motorista. Ao mesmo tempo, o seu aplicativo nativo Mapas não possui no Brasil o modo de navegação, fazendo com que os proprietários de um CarPlay em nosso país possam apenas fazer ligações, responder mensagens e ouvir música, o que está bem aquém do que um usuário de iPhone espera.

Mas o futuro iOS 12 irá FINALMENTE (sim, com letra maiúscula) suprir este defeito, permitindo que outros aplicativos como Waze e Google Maps possam ser usados na tela do painel integrados ao CarPlay.


Mas mesmo instalando o beta agora, você ainda não poderá usar a navegação no CarPlay. Isso porque somente com uma nova versão do Waze ou de outro aplicativo de navegação, feita especialmente para o novo sistema, é que a nova funcionalidade ganhará vida. E os aplicativos só poderão ser atualizados para o iOS 12 quando ele for efetivamente lançado, coisa que deve acontecer apenas em setembro. Portanto, não espere instalar ou ver instalado já o navegador em um CarPlay, pois ainda teremos que esperar para isso.

A Apple meio que segue uma tendência óbvia do mercado em liberar navegadores GPS em sistemas automotivos. No ano passado, o Android Auto passou a aceitar o Waze, e desde algumas semanas o Ford SYNC também anunciou compatibilidade com a função. Portanto, ou a Apple cedia ou acabaria perdendo muito em competitividade. E já ouvi histórias de gente que preferiu trocar para um Android só para poder usar o Waze direto no painel do carro.

Apesar do enorme atraso, a notícia é ótima principalmente para quem já usa o CarPlay em seus carros. Afinal, não consigo pensar em uma utilidade maior para uma tela multitoque no painel de um automóvel do que usar para navegação GPS.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Felipe Arruda

    Eu tive que comprar um celular Android só pra deixar no carro pra poder usá-lo com Android Auto, porque o CarPlay não fazia sentido sem GPS, o pior de tudo, que nem o próprio Maps
    da Apple funciona, tornando carplay praticamente inútil. Pra mim, foi a melhor novidade e não vejo a hora de poder usá-lo enfim de verdade, até instalei o beta pra isso. Mas infelizmente só após setembro mesmo pelo visto.

    • flaviomurad

      Doce ilusão! Se nem o Mapas já liberado nos EUA funciona aqui, Waze e Google Maps JAMAIS.

      • Dhuanny Almeida

        Pq jamais funcionaria aqui o Maps e o Waze?

    • Diego Carravetta

      Pois é Felipe, também instalei o Beta, mas não vi os ícones do Waze o Google Maps!
      Mas olhando as configurações do Maps, agora tem o botão “Mostrar no CarPlay”, mas ainda não testei!

      • Giancarlo Castegliani

        onde? tem o botão?

  • Cesar Luis Hoppe

    Já uso o Waze com iPhone 7+ no CarPlay. Fiz Jaibreak e uso o app Carbridge. Funciona muito bem.

  • flaviomurad

    DOCE ILUSÃO. O Mapas foi liberado nos EUA e não veio pro Brasil. Vocês acham que vai liberar Waze e Google Maps ? 🙄

    • O Waze já trouxe seus mapas para o Brasil, no Android Auto e no Ford SYNC.
      Não entendo porque seria “doce ilusão” acreditar que eles estariam só esperando a liberação da Apple para implementar também no iOS.

      Não entendi o sentido do seu comentário.

      • KB

        Também não entendi. Desculpa a ignorância, mas não tenho Carplay. Mas o Waze no Carplay não é uma interface que puxa do iPhone? É instalado algo no dispositivo de mídia do carro?

        • flaviomurad

          KB, o Carplay brasileiro não permite nenhum aplicativo de mapas / GPS, nem mesmo o Mapas da própria Apple!

      • Dhuanny Almeida

        todos meus comentarios aqui vão ser apagados? e por qual motivo?

      • flaviomurad

        Meu querido iLex, se nem o péssimo do Mapas, depois de anos liberado nos EUA e outros países, não tem nem rumor de que funcionaria aqui, vc acha mesmo que a Apple liberaria o excelente Waze ou o Google Maps, seus concorrentes? Até parece que vocês não conhecem a Apple! Nem aplicativo nativo como o News ela liberou no Brasil!! Doce ilusão!

        • Anderson Diniz

          O que eles querem dizer, é que esses navegadores (Waze e Google Maps) já tem navegação no Brasil, e não teria motivos para não funcionar no Brasil, o que diferencia do Mapas da Apple, que não tem navegação no Brasil. Sendo assim, os apps de navegação de terceiro que funcionam no Brasil, vai sim funcionar no CarPlay do iOS 12.

  • Eduardo K

    Melhor notícia! Quando uso o Waze com iPhone conectado no usb do carro
    (pra não drenar a bateria), a tela do carro com o CarPlay fica
    praticamente inutilizada, mostrando apenas a tela inicial, já que não
    possui o Waze para espelhar. Aguardo ansiosamente habilitarem algum tipo de
    conexão sem fio.

  • Anderson Diniz

    Será que vai dar deixar o Waze rodando e ouvir musicas do Spotify ao mesmo tempo?

  • Digoloureiro

    Essas telas em carros mais populares que não tem tantos recursos do próprio automóvel é sem sentido algum pra mim, eu prefiro pagar a menos por não tê-la e comprar um suporte pra colocar meu celular nele e assim usar tudo sem restrições. Qualquer rádio dos automóveis originais hoje vem com ótimos Bluetooth e ao conectar você usa seu celular tranquilamente. Eu acho que será algo estranho essas coisas daqui uns anos nos carros atuais, como disse antes, os carros que tem funções do auto nessa central blz, mas digo carros com funções MEEEESMO, kkkkk até justifica, mas para ficar acessando música e vendo GPS, eu acho que o próprio celular em um suporte é muito mais pratico, as telas de celulares são de ótimos tamanhos.

    • Gildo A Callegon Junior

      Digo, eu pensava como você, até colocar um rádio compatível com CarPlay no meu carro. Moro e rodo muito em SP e esbanjar um celular caro como o iphone preso no vidro/painel sempre me gerou insegurança (embora graças ao bom Deus, eu nunca tive problemas).

      Com o CarPlay, hoje o celular viaja dentro do console central do carro, ou embaixo do painel (em local não visível), ou seja, de forma muito mais discreta.

      Vale dizer que com o CarPlay a tela do celular fica desligada e o cabo acaba carregando de forma mais rápida/eficiente o aparelho. Quando tinha um iPhone Plus, usando o GPS o cabo não dava conta de carregar o aparelho (ou carregava muuuuuuito lentamente).

      Sem falar que, alem do GPS, o CarPlay integra outras funções que uso cada dia mais sem desviar o olho para o celular enquanto dirijo, principalmente ao que se refere a mensagens. Por enquanto minha experiência está sendo bem satisfatória.

      • Digoloureiro

        Alguns pontos que vc menciona até acho legal, mas sinceramente hoje em um carro que não seja blindado, os assaltantes antes de avaliar qual modelo do seu celular ja anunciam o assalto e pedem o aparelho. Mas estou com um iPhone 8 plus e a bateria aguenta tranuilo o dia td e eu trabalho visitando clientes o dia td então uso o iPhone o dia td pra várias funções. Acho que td tem prós e contras e não vejo tantos prós para o investimento de um aparelho que vai ser apenas uma tela um pouco maior, mas cheia de restrições e pode ser levada em um roubo do carro por exemplo. Sei lá…

  • Deiny Ramos

    Será que rola antes de setembro pra beta-testers?

  • Felipe ARM

    Eu fui um dos que também migrou de um Iphone7 para um Samsung S8, única e exclusivamente, para usar o gps no carro. Até hoje passo raiva com o S8. Não me adaptei. Vou esperar até setembro para voltar pro ios.