AplicativosiOS

Com o iOS 12, CarPlay ganha suporte a aplicativos de navegação GPS

O CarPlay sempre foi bastante limitado pelo que ele se propôs no início. Ele permite conectar o iPhone ao carro, mas peca ao não deixar usar o tipo de aplicativo mais necessário em um automóvel: o navegador GPS. A Apple sempre limitou que apps de terceiros implementassem a solução, por medo que isso pudesse ser um ponto de distração para o motorista. Ao mesmo tempo, o seu aplicativo nativo Mapas não possui no Brasil o modo de navegação, fazendo com que os proprietários de um CarPlay em nosso país possam apenas fazer ligações, responder mensagens e ouvir música, o que está bem aquém do que um usuário de iPhone espera.

Mas o futuro iOS 12 irá FINALMENTE (sim, com letra maiúscula) suprir este defeito, permitindo que outros aplicativos como Waze e Google Maps possam ser usados na tela do painel integrados ao CarPlay.


Mas mesmo instalando o beta agora, você ainda não poderá usar a navegação no CarPlay. Isso porque somente com uma nova versão do Waze ou de outro aplicativo de navegação, feita especialmente para o novo sistema, é que a nova funcionalidade ganhará vida. E os aplicativos só poderão ser atualizados para o iOS 12 quando ele for efetivamente lançado, coisa que deve acontecer apenas em setembro. Portanto, não espere instalar ou ver instalado já o navegador em um CarPlay, pois ainda teremos que esperar para isso.

A Apple meio que segue uma tendência óbvia do mercado em liberar navegadores GPS em sistemas automotivos. No ano passado, o Android Auto passou a aceitar o Waze, e desde algumas semanas o Ford SYNC também anunciou compatibilidade com a função. Portanto, ou a Apple cedia ou acabaria perdendo muito em competitividade. E já ouvi histórias de gente que preferiu trocar para um Android só para poder usar o Waze direto no painel do carro.

Apesar do enorme atraso, a notícia é ótima principalmente para quem já usa o CarPlay em seus carros. Afinal, não consigo pensar em uma utilidade maior para uma tela multitoque no painel de um automóvel do que usar para navegação GPS.

Botão Voltar ao topo