Notícias

Apple adquire startup para melhorar ainda mais as fotos do iPhone

Depois que Steve Jobs se foi, a fórmula da Apple para continuar crescendo e inovando é a de comprar tecnologias criadas por empresas menores, que se destacam por apresentarem algo diferente. Foi assim com a Siri, com o Touch ID, Face ID e tantas outras novidades.

De fato, o número de empresas adquiridas aumentou muito nos últimos anos.

Agora, segundo a rede de notícias Bloomberg, a maçã recentemente fez mais uma aquisição: a de uma startup britânica que estuda a melhoria de captação de imagens através da inteligência artificial.





A empresa Spectral Edge se especializou em melhorar imagens captadas de câmeras de segurança, de trânsito e também de smartphones. Eles criaram uma tecnologia que, com a ajuda de imagens em infravermelho e Inteligência Artificial (AI), elevam a qualidade da foto para um outro patamar.

A Apple não confirmou oficialmente a aquisição, mas se ela for real, pode ser que no iPhone de 2021 já tenhamos a novidade implementada nos aparelhos, melhorando ainda mais algo que virou destaque no iPhone 11: a qualidade das fotos.

A tecnologia pode tornar mais incríveis, por exemplo, as fotos feitas com baixíssima luminosidade, além de aumentar digitalmente a resolução da imagem, tornando-a mais nítida e possível de ampliar.

E o interessante é que ela pode ser aplicada diretamente no processador do aparelho, não apenas por software.

A tecnologia Spectral Edge (SE) RGB + IR Fusion possibilita câmeras de vigilância com alta resolução e imagens com cores precisas, mesmo em condições de iluminação muito baixa ou mista. Ele foi projetado para incorporar nos SoCs (System on Chips) que alimentam as câmeras de vigilância.

O SE Fusion consegue isso, não injetando cores ‘falsas’ em imagens de infravermelho (IR) em escala de cinza com pouca luz, mas equilibrando inteligentemente a RGB visível (vermelho – verde – azul) e a luz infravermelha invisível para fornecer imagens precisas e coloridas de alta resolução com mais confiabilidade do que quaisquer outras tecnologias atualmente disponíveis no mercado de vigilância. É a única tecnologia no mercado hoje que pode projetar a fusão de luz RGB e IR sem introduzir pixelização, artefatos ou ruído adicional – tudo em tempo real até 60fps a 4K. Ele não adiciona cores artificiais, mas simplesmente otimiza a iluminação presente, mesmo em níveis de luz bem abaixo de 1 lux (condições de pouca luz).

O atual sistema de câmeras do iPhone 11 já é capaz de fazer fotos e vídeos incríveis para um celular. Mas isso deve evoluir anda mais nos próximos anos.

Fonte
Bloomberg
Botão Voltar ao topo